Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Carros caseiros » Supercapacitores em vez de bateria em um carro

Supercapacitor ou ionistor - isso é algo entre uma bateria e um capacitor normal. Tem muitas vantagens que uma bateria recarregável não tem. Portanto, apresentarei a vocês um protótipo totalmente funcional de bateria para um carro usando ionistores. Com ele, você não pode apenas ligar o motor algumas vezes, mas também operar o carro totalmente por tempo ilimitado.

Vai precisar

Isso é suficiente para o primeiro protótipo.

Primeiro teste com partida do motor

Comprei 6 supercapacitores e uma placa de proteção de equilíbrio, são vendidos individualmente para cada um ionistor, e às vezes há uma régua inteira para seis peças.

Junte tudo.

Supercapacitores em vez de bateria em um carro

A placa de proteção evita sobrecarga de supercapacitores com tensões acima de 2,7V, sendo quase obrigatória sua utilização caso os elementos estejam conectados em série.

Em seguida, soldei os terminais e instalei essa bateria no carro. Mas primeiro ele deve ser carregado com uma pequena corrente de 5-7 A até a tensão operacional. Isso levou de 10 a 15 minutos.

Após a conexão, o carro deu partida sem dificuldades desnecessárias, o motor funcionou de forma estável e a tensão na rede de bordo foi mantida no nível adequado.

Durante este experimento, foram reveladas as seguintes vantagens e minutos: uma bateria feita de ionistores descarregado rapidamente quando a ignição foi desligada, ou seja, após cerca de 5-6 horas a tensão caiu para 10 V. Isso foi um sinal de menos, mas o ponto positivo foi que mesmo com essa tensão o carro ainda deu partida, pois por ionistor Qualquer voltagem está funcionando, ao contrário de uma bateria.

Como resultado, não foi mais possível ligar o motor após um dia. E decidi corrigir essa deficiência no próximo projeto.

Esquema

Aqui está um diagrama do segundo protótipo de bateria.

Deixe-me fazer já uma reserva: não tem painel solar nem segunda bateria. Também utiliza uma linha de supercapacitores com placa balanceada. Também foi adicionado um controlador de carga de bateria, um par de interruptores, um voltímetro e uma pequena bateria de 7,5Ah.

O funcionamento do aparelho é o seguinte: antes de ligar o carro, abra o capô e pressione o botão superior conforme diagrama. Através de um poderoso resistor de 50 Watts com resistência de 1 Ohm, ionistor começa a carregar a partir da bateria. Você não pode carregar diretamente sem esse resistor, pois isso equivaleria a um curto-circuito na bateria.

Tudo leva 15 minutos. Para mim isso não é crítico. Depois disso, você pode ligar o carro e dirigir. Um diodo Schottky também está conectado em paralelo ao resistor. Serve para carregar a bateria após a partida do motor.

E a bateria é carregada através do controlador de carregamento.

É necessário para que você não precise clicar no botão liga / desliga todas as vezes, mas ligue-o uma vez e pronto: fique na loja e saia por algumas horas.E se o ionistor começar a extrair corrente da bateria e descarregá-la abaixo de 11,4 V, o controlador de carregamento irá desligá-lo imediatamente. Isso protegerá a bateria de ser completamente descarregada, o que poderia destruí-la antes do previsto.

A chave na parte inferior do diagrama é usada para conectar o voltímetro aos ionistores ou à bateria.

Uma cópia totalmente funcional de uma bateria de supercapacitor

Montei todo o circuito em uma caixa plástica. Temporariamente, é natural apenas pedalar e tentar algo novo.

Vista superior do dispositivo.

Controlador de segurança.

Poderoso resistor limitador de corrente.

O voltímetro digital é visível através do plástico.

Instalamos no carro em vez da bateria padrão.

Ligue a ignição e tente ligar o motor.

O motor deu partida rapidamente, sem problemas.

Os ionistores e a bateria estão carregados, conforme evidenciado pelas leituras do voltímetro.

Conclusão

Agora com mais detalhes sobre as vantagens e desvantagens: Prós:
  • Ao contrário de uma bateria, os supercapacitores lidam de forma mais confiável com o pico de corrente de partida. A partida é mais confiável.
  • A baixa tensão está funcionando bastante.
  • É leve, então você pode transportar facilmente a caixa inteira para casa, apenas para garantir.
  • Para começar, você pode carregá-lo até mesmo com baterias e seguir seu caminho sem se preocupar.
Desvantagens:
  • Grande autodescarga. Claro que você pode se locomover, mas se precisar acender as luzes ou piscas de emergência por um curto período de tempo, não há energia suficiente para nada, com o motor desligado, claro.

Bem, foi isso que me veio à mente. Agora sobre o custo. Sobre Super capacitores Ali Express Eles não são tão caros. E se você contar 6 deles e proteção balanceada, será mais barato que uma bateria de chumbo-ácido.

Isso é tudo para mim. Espero que meu experimento tenha sido informativo e interessante para você.Boa sorte a todos!

Assista o vídeo

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
4 menos um =
Comentários (22)
  1. Neruk
    #1 Neruk Convidados 17 de abril de 2019 18h02
    14
    Instale o sistema junto com uma bateria padrão e você ficará feliz. Sistemas semelhantes estão disponíveis comercialmente e são chamados de sistemas de partida 100%; eles apresentam melhor desempenho no inverno. Mas eles são caros e não estão disponíveis para todos. E cinco para o produto caseiro. Resta apenas trazê-lo à mente.
  2. E.R.
    #2 E.R. Convidados 17 de abril de 2019 18h44
    1
    Bom, tire tudo, coloque uma bateria de 12v 1,2 a/h aí, tudo vai funcionar para você de qualquer maneira...... "especialista" caramba.....
    1. Convidado Yuri
      #3 Convidado Yuri Convidados 19 de abril de 2019 13h05
      5
      Exatamente ionistores forneça uma corrente grande suficiente para girar o motor de partida. Mas com uma bateria de 1,2Ah você não dará partida no motor de partida.
  3. Alexey187509
    #4 Alexey187509 Convidados 17 de abril de 2019 19:28
    5
    Saia do sistema de partida padrão com bateria de 55ah. E torne o sistema com ionistores sem bateria pequena portátil com capacidade de conexão rápida à bateria do carro.(O isqueiro não funciona - você precisa de conectores para corrente forte) Você pode carregá-lo em casa na fonte de alimentação - 20 a 30 minutos antes de começar. Saiu - conectado - começou. Construa imediatamente um bloco nele
  4. Glebe
    #5 Glebe Convidados 17 de abril de 2019 23h32
    2
    Somente quando usado em conjunto com uma bateria padrão e a descarga acidental não é perigosa
  5. Percorso veterano
    #6 Percorso veterano Convidados 18 de abril de 2019 03:48
    1
    Não vejo sentido neste sistema. Há 2 a 3 semanas, o banco de uma bateria de 3 anos morreu, o carro parou de dar partida após uma hora de inatividade. Fui até uma das bases com baterias, retirei e entreguei a minha para eles e instalei um novo Cazaque bateria com a mesma capacidade por 1.400 rublos. Pelo que vejo do autor, SÓ uma bateria de 7,5 Ah do autor é mais cara que a nova que comprei + no compartimento do motor vai morrer de calor - frio durante a temporada. Outra desvantagem desse sistema que vejo é que não há reserva de energia neste sistema. Ligado por meia hora - uma hora de luz ou um rádio ligado esquecido por 1-2 horas irá deixá-lo fora em algumas horas
  6. Convidado Andrei
    #7 Convidado Andrei Convidados 18 de abril de 2019 08:10
    2
    Para ser sincero, direi a vocês que a ideia do capacitor é bastante promissora e requer modificações nas instalações de unidades adicionais que serão ligadas uma após a outra. E, em geral, o mundo das baterias substituirá os motores a gasolina no futuro. O principal é que os capacitores sejam comutados por meio de um relé automático.
  7. Convidado Nikolai
    #8 Convidado Nikolai Convidados 18 de abril de 2019 08:33
    2
    Bom trabalho. Alguém deveria ter verificado o funcionamento dos supercapacitores em vez da bateria. Um resultado negativo é o mesmo resultado.
  8. uíste
    #9 uíste Convidados 18 de abril de 2019 08:38
    3
    A eletrônica falha quando há um forte rebaixamento.
  9. A
    #10 A Convidados 18 de abril de 2019 11h07
    2
    É apenas em teoria que tudo funciona bem até certo ponto.
    Se o relé regulador do gerador falhar por algum motivo e houver alta tensão na rede de bordo, então seu ionistoresAs baterias são subdimensionadas e depois delas todos os componentes eletrônicos, então você economizará dinheiro))
    E a bateria padrão, neste caso, irá ferver e cheirar mal, mas não permitirá que a tensão aumente muito.
  10. Ivan
    #11 Ivan Convidados 18 de abril de 2019 14h28
    4
    Digite em um mecanismo de busca a patente do dispositivo modelo de utilidade 94522 para partida de locomotivas a diesel; os carros não são acionados lá usando ionistores, e trabalho com locomotivas a diesel desde 2001

4 invenções úteis para sua oficina DIY

Jogos e brinquedos | Página 3 | Faça Você Mesmo

Circuito de partida e parada suave para cargas CC

Almofada de ar em 3 minutos | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar