Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Oficina » Aquecimento autônomo baseado em elemento de aquecimento elétrico

A vida moderna e confortável está de alguma forma ligada ao aquecimento. Esta é uma das comunicações mais importantes que é considerada na fase de criação de um projeto de desenvolvimento. Os sistemas centrais de aquecimento e energia geralmente funcionam com gás. Mas o que fazer se não houver linhas de gaseificação por perto, mas for necessário calor? Neste caso, o aquecimento autónomo é a sua opção.

Existem muitas variedades disso e são muito discutidas na Internet. Normalmente, surgem disputas em torno da rentabilidade de um determinado esquema, porque a principal tarefa de todos os sistemas de aquecimento autónomos caseiros é não levar os seus proprietários à falência. E agora veremos uma dessas montagens econômicas.

Princípio de funcionamento

A bateria é embalada da maneira usual em quatro bolsas. No ponto inferior do início do radiador, em vez de uma válvula de corte, é montado um elemento de aquecimento elétrico. No ponto superior oposto há uma válvula Mayevsky para liberar o excesso de pressão de ar. De acordo com o plano do autor, o radiador é abastecido com água destilada por gravidade. O sistema é controlado por dois termostatos - água e ar.

Materiais
  • Radiador;
  • Três acessórios padrão: dois fechados com bujões, um vazio;
  • Guindaste Mayevsky;
  • Elemento de aquecimento (elemento de aquecimento);
  • Dois termostatos – água e ar;
  • Canalização fulente ou reboque;
  • Cabo de alimentação de três núcleos para aterramento com plugue.
Ferramentas:
  • Gás ou outra chave ajustável grande;
  • Chave de boca para torneira Mayevsky;
  • Chave de fenda, alicate, faca de pintura. Montagem do sistema de aquecimento

Primeiro passo - prepare o radiador e instale o elemento de aquecimento

Embalamos as camisas do radiador da maneira usual, envolvendo fita de vedação ou estopa com selante de silicone, e parafusamos através de juntas de borracha. Nós os apertamos com uma chave ajustável ou a gás. O elemento de aquecimento deve corresponder à rosca interna do radiador. Passamos pela junta de paronita, envolvendo os fios com fita adesiva. Em sua montagem, o autor utilizou um elemento de aquecimento com potência de apenas 0,8 kW para um radiador de ferro fundido com 10 seções. O cálculo pode ser feito através da seguinte fórmula, e selecionado conforme tabela fornecida (foto).

Passo dois - preencha a bateria

Prepare o refrigerante (água destilada). Uma seção de baterias de ferro fundido contém cerca de 1,5 litros de líquido. Colocamos o radiador horizontalmente e despejamos o líquido refrigerante através de um regador ou mangueira por gravidade. O nível final do líquido deve atingir o início da torneira Mayevsky, deixando um espaço de ar na bateria. Depois de encher o radiador, enrosque a torneira através da junta de borracha na manga, pressionando levemente com uma chave de boca.

Etapa três - conectar termostatos

A chave para a racionalidade de tal sistema de aquecimento é a operação econômica do dispositivo de aquecimento (elemento de aquecimento). No nosso caso, o aquecimento é realizado em dois meios de densidades diferentes - água e ar. Portanto, deveria haver dois termostatos.Além disso, há também um radiador de ferro fundido, que possui resistência térmica, condutividade térmica e coeficientes de transferência de calor próprios.

O termostato de água é responsável por limitar o aquecimento do líquido refrigerante dentro do radiador. Normalmente vem como um complemento padrão ao elemento de aquecimento e é um dispositivo em forma de sonda com um sensor de temperatura na extremidade. Inserimos no furo tecnológico e conectamos ao elemento de aquecimento. Usando um reostato, definimos um limite para a temperatura da água dentro da bateria.

A temperatura do ar na sala é regulada por um termostato de ar de canal único. Pode ser colocado nas proximidades. A maioria deles é compacta, intuitiva de usar e pode ser fixada em praticamente qualquer superfície, como uma parede. O princípio de funcionamento é semelhante ao de uma chave, portanto, para conectá-lo ao sistema, basta conectar zero ou fase através do disjuntor à sua escolha. Um sensor térmico também está conectado ao corpo, que pode ser estendido à vontade. O termostato é ajustável eletronicamente e contém apenas dois modos para definir a temperatura - ligado e desligado. A memória de tal dispositivo é volátil, o consumo não passa de 3 W.

Combinamos os termostatos em um único circuito, através do qual conectamos o elemento de aquecimento. Instalamos o radiador em seu lugar e colamos a parede sob ele com isolamento de folha metálica. Esta medida reduzirá a perda de calor para as estruturas envolventes e tornará o funcionamento do sistema ainda mais económico.

Assista o vídeo

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
4 menos um =
Comentários (17)
  1. Leff.nag
    #1 Leff.nag Convidados 20 de março de 2018 05:02
    7
    Sem tanque de expansão, não é um projeto funcional. Fiz dois desses com anticongelante (felizmente eu tinha na época). Quando a temperatura sobe de 20 para 70, a expansão é de cerca de um litro.
    1. convidado
      #2 convidado Convidados 28 de março de 2018 15h46
      0
      Tudo funciona bem sem tanque de expansão. Você precisa colocar o regulador interno (na sombra) no máximo e aquecer o radiador até a temperatura máxima possível com este regulador. Ao mesmo tempo, abra periodicamente a válvula Gaevsky e libere o excesso de pressão de ar. Quando o radiador esfriar, haverá um leve vácuo. Tudo está funcionando há vários anos.
  2. Convidado
    #3 Convidado Convidados 20 de março de 2018 09:55
    5
    Fiz um de 12 m2, um radiador de 12 seções com tanque de expansão, fali com eletricidade..
  3. Convidado
    #4 Convidado Convidados 22 de março de 2018 08:45
    0
    ...Potência total 3,2 kV para uma casa de 5 divisões???...
    Provavelmente quartos de 6 m²? Você não pode enganar a natureza... Se não houver fontes de calor adicionais, o aquecimento média 1 kV de energia elétrica é consumido por 10 m² de área...
    1. Hrolf
      #5 Hrolf Convidados 22 de março de 2018 13h58
      0
      Não. 1 kW por 10 metros quadrados é para uma casa Nif-Nif, feita de palha, dezenas de madeira ou silicato de um tijolo e meio. Uma estrutura normal, por exemplo, ou um prédio de apartamentos - onde as perdas ocorrem apenas em um plano entre seis - têm uma eficiência térmica muito melhor.Por exemplo, minha casa SIP gasta 9-11 kW em 240 metros quadrados apenas quando está -20 fora, ou seja, com um gradiente de 40 graus.
  4. Convidado Sergei
    #6 Convidado Sergei Convidados 22 de março de 2018 17h12
    0
    Preço para instalação de termostato na parede. É assim que as pessoas queimam.
  5. Convidado Vladimir
    #7 Convidado Vladimir Convidados 23 de março de 2018 20:57
    0
    a ideia é clara porque o autor não escreve quanto isso lhe custará
  6. Anatólia.
    #8 Anatólia. Convidados 25 de março de 2018 00:21
    0
    Eles escreveram corretamente “você vai custar um bom dinheiro” e além disso você também terá que pagar pelo aquecimento central na base geral PP nº 334.
  7. Dmitry
    #9 Dmitry Convidados 25 de março de 2018 22h49
    2
    Aqui é necessário instalar um tanque de expansão e um grupo de segurança. Portanto, se o aquecedor falhar, quando o refrigerante superaquecer, a pressão no radiador pode aumentar acima de sua resistência. Devido a uma despressurização repentina do radiador (quedas de pressão), o líquido superaquecido se transformará em vapor e ocorrerá um aumento explosivo de pressão no radiador. Essas explosões podem facilmente demolir uma parede e até uma casa. O administrador precisa escrever uma explicação com urgência para evitar uma tragédia.
  8. Convidado Eugene
    #10 Convidado Eugene Convidados 29 de março de 2018 16h29
    0
    não engane a cabeça das pessoas, nada funciona sem um tanque de expansão
    1. Convidado Victor
      #11 Convidado Victor Convidados 4 de abril de 2018 13h26
      1
      E quanto aos aquecedores elétricos a óleo?
      1. SERAN
        #12 SERAN Convidados 11 de abril de 2018 04:36
        0
        O autor não busca caminhos fáceis, mas busca esportes radicais com risco de vida.
      2. Setor
        #13 Setor Convidados 31 de janeiro de 2019 20h18
        1
        Não há aquecedores a óleo. Existem os de petróleo. Você sabia que quando a água ferve ela vira vapor? É por isso que é necessário um tanque de expansão. Mas os aquecedores a óleo usam óleo que não ferve acima de 150 graus Celsius. Você percebeu a diferença, geração iPhone?
      3. Setor
        #14 Setor Convidados 31 de janeiro de 2019 20h19
        0
        Culpado. Deve acontecer que escrevi errado duas vezes. Deveria ler AQUECEDORES DE ÓLEO.
  9. Convidado Igor
    #15 Convidado Igor Convidados 18 de abril de 2018 09:53
    0
    O autor sabe muito sobre perversões. Um radiador com 11 seções como no vídeo custará 5,5 mil. mínimo. Cerca de dois anos atrás, uma seção de ferro fundido custava cerca de 500 rublos, um elemento de aquecimento com automação, bem, que seja um cortador, e mais 2 TR-16. E sem pequenas coisas, temos um substituto duvidoso para um baixo - aquecedor de óleo elétrico (800 watts) para 8-9k. Além disso, é estacionário. Aliás, por 1,5k você pode comprar um aquecedor convector, que também pode ser pendurado na parede em um suporte, ou deixado para rolar sobre rodas com uma potência 2 vezes maior e uma eficiência 5 vezes maior, porque ... Os convectores têm melhor transferência de calor do que uma bateria antiga de ferro fundido. aqueles. descartamos uma bateria velha de ferro fundido (cerca de 1k), se você já tiver ferro fundido, adicione 500 rublos. e nos alegramos com um aquecedor normal, a eficiência térmica é pelo menos meia ordem de grandeza maior do que este milagre da engenharia. Estou apenas mantendo silêncio sobre a facilidade de uso. Para os 2,5 restantes, não gastos na compra de componentes para esse milagre de tecnologia e tempo, lavamos a compra. Bem, por 15k. você pode fazer um split com potência de 700 Watts, que no período de entressafra produzirá cerca de 2 kW de calor.
  10. Convidado Igor
    #16 Convidado Igor Convidados 30 de agosto de 2018 18h08
    0
    Você sabe pelo menos que qualquer radiador de aquecimento faz parte do sistema de aquecimento comunitário e sem a autorização do Código Penal você não tem o direito de fazer nada?
    Tudo o que você escreveu nem precisa ser lido. Em uma casa particular, invente e crie até se esgotar. Deus será seu juiz lá.

Topiaria de café “Coração” | Faça Você Mesmo

Decoração de moldura de espelho | Faça Você Mesmo

Ótima receita de salmão rosa assado

Flores de fita | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar