Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Útil e interessante » Como montar um afiador de facas usando apenas sucata

Uma faca de cozinha cega é uma eterna dor de cabeça para quem gosta de passar o tempo na cozinha cozinhando algo delicioso. Não importa o quão forte essas facas sejam afiadas, no momento certo elas certamente ficarão cegas. Ou as facas agora são feitas de um ferro tão ruim, ou não nos tornamos muito cuidadosos, mas elas seguram muito mal o fio, isso é um fato. É claro que não é difícil passar uma pedra de amolar na lâmina algumas vezes. Mas existe uma maneira de manter a nitidez da lâmina por mais tempo. Você só precisa reduzir o ângulo da barra. Fazer isso manualmente é muito problemático - nem todo mundo tem visão e firmeza nas mãos. Portanto, proponho construir um apontador simples, com escolha do ângulo de afiação desejado. Os materiais são os mais acessíveis. Existe um para todos!

Você precisará de:

  • Placa com 1,5 - 2 cm de espessura.
  • Perfil de teto em estanho, 20-25 cm.
  • Tira de acrílico, 70×40 mm.
  • Parafusos para madeira, 30mm e 10mm.
  • Lixa de grão fino, adequada para afiar, à base de tecido.
  • Uma tira de couro, ou couro sintético, com área igual à área de uma tira de plexiglass.
  • Dois parafusos com porcas de 10mm.
  • Um tubo ou haste de metal com seção transversal de 8 a 10 mm e comprimento de 500 mm.
  • Cola secundária.

Ferramenta: Serra. Uma máquina com disco de corte ou tesoura de metal. Martelo. Uma chave de fenda, com uma broca para parafusos auto-roscantes e brocas. Faca de papelaria. Marcador. Régua, chave dez.

Montando um amolador de facas apenas com materiais disponíveis

Primeiro você precisa preparar uma plataforma base para o futuro apontador. Para isso, tirei prateleiras de um antigo armário desmontado. Eles são colados a partir de tábuas menores e podem ser facilmente divididos conforme desejado. Em geral, qualquer placa com espessura não superior a 20 mm serve. Nossa área terá 200x300mm de tamanho.

Em seguida, você precisa serrar uma placa medindo 50x200mm. No futuro, esta será uma coluna de medição com furos para o ângulo de afiação desejado. Utilizando parafusos auto-roscantes e uma chave de fenda, fixamos um pequeno pedaço de tábua na base do poste, para maior estabilidade, e fixamos este poste na borda da base. Assim:

A seguir, ao longo de todo o comprimento desta coluna, no meio, em incrementos de 20 mm, devem ser feitos furos com diâmetro do tamanho do tubo metálico preparado. A perfuração deve ser feita com inclinação em direção à base.

Usando a mesma broca, é necessário alargar os furos para que o tubo possa se mover livremente em todos os planos; não apenas para frente e para trás, mas também para a esquerda e para a direita.

Agora vamos trabalhar na trava da faca. Para isso, é necessário serrar um pedaço do perfil, do comprimento da base do apontador.

Dobramos uma borda do segmento do perfil para dentro. Assim:

Isso criará o ângulo de lâmina desejado ao afiar. Aparafusamos este perfil dobrado na base. Borda dobrada para dentro:

Fazemos furos nesta braçadeira para os parafusos preparados.

Achatamos as tampas dos parafusos com um martelo para que não rolem para dentro no futuro.

Inserimos os parafusos nos orifícios por baixo e pressionamos as tampas achatadas na placa com um martelo.

Você pode cobrir os chapéus assentados com barras transversais. Não será pior.

A seguir, recortamos uma placa de plexiglass de 70x40mm. Experimentamos no grampo e fazemos furos correspondentes aos furos do grampo.

Recortamos duas tiras de 70x20mm de couro sintético (ou couro) e colamos nas bordas da pinça e da placa. Assim:

Colocamos a placa nas roscas dos parafusos e apertamos as porcas.

A princípio eu queria usar porcas borboleta com porcas correspondentes dentro, mas essa ideia teve que ser abandonada em favor de porcas normais, já que as porcas borboleta eram altas e salientes demais, atrapalhando ainda mais o trabalho. Então, a base do apontador está pronta. Agora vamos passar para o apontador em si. Tudo é tão simples assim aqui; Pegamos um bloco de madeira de 150x30x10mm, fazemos um furo em uma das extremidades, com 30-40mm de profundidade, com um diâmetro do tamanho da seção transversal do tubo, e enfiamos o próprio tubo nele.

Recortamos um retângulo de uma lixa 70×30 e colamos no guidão, mais próximo do tubo. Isto é o que você deve obter:

Graças à base de tecido, esta lixa pode sempre ser facilmente arrancada e substituída por uma nova à medida que se desgasta. Isso conclui o trabalho de montagem. Fixamos a lâmina da faca na pinça, com o fio cortante para fora, selecionamos o furo desejado para o ângulo de afiação desejado e iniciamos a afiação.

Se o ângulo de afiação não for suficientemente nítido, você pode dobrar o tubo para fora (para cima). Em geral, personalizamos para atender às suas necessidades. Após esse afiamento, as facas ficam extraordinariamente afiadas, e o próprio afiamento mantém seu fio por muito mais tempo do que se simplesmente raspassemos a lâmina contra uma pedra.

Assista o vídeo

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
4 menos um =
Comentários (0)

Como fazer um fusível para teste

Clipe de gérbera | Faça Você Mesmo

Como fazer um termostato confiável para necessidades domésticas com suas próprias mãos

Faça você mesmo - artesanato e master classes | Página 178

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar