Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » Eletrônica faça você mesmo » Como alimentar um cooler para resfriar uma matriz de LED a 220 V
A matriz fito LED para iluminação de plantas, possuindo driver de alimentação próprio, é conectada diretamente à rede 220 V. Funciona quase meio dia todos os dias, enquanto seu corpo fica muito quente. A matriz, acoplada a um radiador de alumínio, recebe o resfriamento necessário do cooler do computador. A constante de 12 V é obtida de um adaptador de rede, que nem sempre está disponível.
Como alimentar um cooler para resfriar uma matriz de LED a 220 V

Uma fonte de alimentação sem transformador de rede é fácil de fazer com suas próprias mãos. Você precisará de alguns componentes de rádio e de um ferro de solda.

Descrição da operação do bloco


O circuito do transformador é volumoso e pesado. Para diminuir a tensão, use a propriedade de um capacitor para fornecer reatância à corrente alternada. Se você usar um divisor com resistência ativa, surgirão problemas:
1. Com valores de resistor grandes, a corrente do circuito é pequena e a diferença de potencial na saída é insuficiente para alimentar o dispositivo.
2. Reduzir a resistência aumentará a tensão, mas a corrente através do resistor de extinção aumentará, aquecerá intensamente até queimar ou iniciar um incêndio.
Em um capacitor, a corrente alternada e a tensão são deslocadas em fase. No início do ciclo de carga, a corrente é grande e a tensão no capacitor é pequena e aumenta gradualmente. Quando a capacitância é carregada, a tensão aumenta e a corrente cai para zero. Ao mesmo tempo, eles não são grandes. O capacitor libera pouca energia e a caixa aquece pouco.
Como alimentar um cooler para resfriar uma matriz de LED a 220 V

A tensão da rede é fornecida à ponte de diodos através de um capacitor. Um divisor é formado a partir da reatância do capacitor e dos diodos. Uma pequena parte da tensão retificada pela ponte é suavizada por um capacitor eletrolítico. A fonte de alimentação de 12 V normalizada pelo diodo zener é fornecida ao motor elétrico. Um resistor é conectado em paralelo ao capacitor de lastro, suavizando o pico de corrente quando a energia é aplicada e garantindo a descarga do capacitor quando desligado.

Detalhes


O circuito opera sob tensão de rede de 220 V, portanto são utilizados capacitores com tensão de operação de pelo menos 600 V, tipo de papel KGB ou filme K73-17. A potência de dissipação térmica do resistor é 0,25÷0,5 W.
Como alimentar um cooler para resfriar uma matriz de LED a 220 V

A tensão reversa mínima permitida dos diodos é de 400 V. D226B, KD105B-G ou seus análogos importados são adequados. Os diodos são substituídos por um conjunto de ponte KTs402-407. O diodo zener é selecionado com corrente máxima e tensão operacional de 12 V.
Como alimentar um cooler para resfriar uma matriz de LED a 220 V

A conexão paralela de capacitores aumenta a capacitância total, somando as classificações de todos os elementos. O valor desejado é selecionado combinando vários elementos.
Como alimentar um cooler para resfriar uma matriz de LED a 220 V

Instalação


Existem poucos detalhes, mas suas conclusões são duras. É possível montar uma fonte de alimentação por montagem saliente sem placa de circuito impresso, sem curto-circuitar as conexões dos pinos das peças.
Como alimentar um cooler para resfriar uma matriz de LED a 220 V

O circuito, montado sem erros de instalação a partir de peças reparáveis, dá partida no motor mais frio quando a energia é ligada.
Como alimentar um cooler para resfriar uma matriz de LED a 220 V

Ajudará a verificar os parâmetros operacionais multímetro no modo de medição de tensão constante, conectado em paralelo ao refrigerador. A faixa de tensão operacional do motor está entre 9÷14 volts. Nos limites superiores, o ruído do ventilador aumenta visivelmente. Aumentar a capacitância do lastro aumenta a tensão de saída. Reduzir é o oposto.
Como alimentar um cooler para resfriar uma matriz de LED a 220 V

Colocar a instalação em uma caixa de plástico protegerá contra choques elétricos. Para conectar os fios, pares de terminais são instalados na entrada e na saída do bloco.
Como alimentar um cooler para resfriar uma matriz de LED a 220 V

A caixa é montada em um radiador com uma matriz de LED colocada nela. O cabo de alimentação é conectado aos pinos de alimentação conectados em paralelo do driver de LED e da fonte de alimentação.
Como alimentar um cooler para resfriar uma matriz de LED a 220 V

Você precisa ter certeza de que nada interfere na rotação livre das lâminas.
Como alimentar um cooler para resfriar uma matriz de LED a 220 V

Características do esquema


Todos os elementos do circuito estão sob tensão de rede de 220 V com risco de vida, portanto:
  • Realizar trabalhos com o circuito com a alimentação desligada e o capacitor do reator descarregado;
  • desconectar a carga (cooler) sem primeiro desligar a energia levará à falha da unidade;
  • É necessário proteger o circuito contra curto-circuito instalando um fusível.

A falta de isolamento galvânico da fonte de alimentação da rede é compensada pelo seu pequeno tamanho, peso e baixo nível de ruído durante a operação.
voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (7)
  1. Convidado Michael
    #1 Convidado Michael Convidados 29 de março de 2019 02:14
    2
    Hum... não seria mais simples instalar uma placa de redução de tensão? No Ali existem diferentes, a partir de 30 rublos. Além disso, é minúsculo em tamanho.
  2. Anatoly Petrovich Knyazev
    #2 Anatoly Petrovich Knyazev Convidados 13 de abril de 2019 00:46
    1
    De alguma forma, não entendi o autor desta publicação! Por que mostrar fotos de peças sendo soldadas se a soldagem está absolutamente errada? Não há resistência no reator, depois ele é conectado à ponte retificadora, mas a carga é conectada não depois da ponte, mas imediatamente após os capacitores! O diodo zener também está faltando! Artesãos não muito compreensivos, se conectarem desta forma, podem sofrer explosão de capacitores eletrolíticos, etc., etc.
  3. Vita
    #3 Vita Convidados 14 de abril de 2019 05:08
    0
    Vou perguntar de novo sobre TB, nesses casos você precisa de um de baixo ruído, tipo umidificador, você não vai dormir com isso. O autor não deve ser preguiçoso e esconder tudo.
  4. Vita
    #4 Vita Convidados 14 de abril de 2019 05:32
    0
    Em relação ao circuito, o próprio autor entende que é perigoso, talvez selecione uma fonte de um aparelho antigo de acordo com a potência, no circuito a carga principal é o capacitor na entrada, mas se quebrar haverá problemas, talvez o fusível não vai ajudar se não for selecionado corretamente, para Para proteger o cooler você pode colocar um diodo em série, talvez ele queime primeiro.
  5. EU
    #5 EU Convidados 17 de abril de 2019 12h52
    0
    Isso é exatamente o que você não deve fazer!!! Tudo aqui está errado e tenho preguiça de comentar.
  6. ozi
    #6 ozi Convidados 17 de abril de 2019 15h44
    0
    O texto está fodido. Eu não recomendo ler ou aprofundar isso para manequins.É como se o texto fosse copiado da memória de um “jovem técnico” dos anos 70, e as fotos fossem novas. O estabilizador é mencionado, mas não descrito especificamente. Um lugar estreito e pouco necessário. O circuito precisaria de 2 diodos, 1 resistor (de preferência 2) e 1 capacitor como em um carregador clássico. Parece que eles quase foram soldados assim na realidade - os 2 diodos certos podem ser dessoldados com segurança. Ainda assim, um radiador passivo maior é melhor.
  7. Convidado Palych
    #7 Convidado Palych Convidados 22 de agosto de 2021 16h52
    0
    A ponte de diodos é especialmente matadora: fui o único que notou ou outra pessoa - nem mesmo meu Kinder de 12 anos conecta a ponte de diodos. Bem, quanto ao diodo zener... as correntes aqui não são fracas, relativamente, é claro, de acordo com as estimativas mais simples, com uma fonte de alimentação de 220V, até 150 mA de corrente fluirão através do diodo zener. Qual diodo zener possui tais correntes de estabilização? Isso mesmo - importados, os chamados. diodos zenner, que ainda precisam ser procurados. Só existe uma saída disponível e talvez até gratuita - em vez do ZENNER, instale um conjunto simples de um diodo zener de baixa corrente, um transistor de até 400V e uma ou duas resistências, ou seja, poderoso diodo zener funcionalmente semelhante. Bem, ou monte uma cadeia de 15 a 17 peças de diodos 1N400X montadas em série. Usando este esquema (2 diodos em vez de um diodo zener) fiz algumas fontes de alimentação para um relógio de parede, no qual já estava cansado de trocar as baterias. É normal, alguns deles estão “ticking” há 3 anos sem problemas, a única coisa é que a partida é difícil - a fonte de alimentação produz 1,4 volts, o que não é suficiente para os “non-ticking”, é preciso sacudi-los para fazê-los ir.

9 maneiras de conectar os fios de maneira adequada e segura

Como fumar cavala em um apartamento em um fogão comum

Truques de baioneta que nem todo mundo conhece

Buquê de outono | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar