Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » Eletrônica faça você mesmo » Chave de transistor de efeito de campo

Talvez até uma pessoa distante da eletrônica tenha ouvido falar que existe um elemento chamado relé. O relé eletromagnético mais simples contém um eletroímã; quando a tensão é aplicada a ele, dois outros contatos são fechados. Com a ajuda de um relé, podemos comutar uma carga bastante potente, aplicando ou vice-versa, removendo a tensão dos contatos de controle. Os mais difundidos são os relés controlados por 12 volts. Existem também relés para tensões de 3, 5, 24 volts.

No entanto, você pode alternar uma carga poderosa não apenas com a ajuda de um relé. Recentemente, os transistores de efeito de campo de alta potência tornaram-se difundidos. Um de seus principais objetivos é operar no modo chave, ou seja, o transistor está fechado ou completamente aberto quando a resistência da junção Dreno-Fonte é praticamente zero. Você pode abrir um transistor de efeito de campo aplicando tensão à porta em relação à sua fonte. Você pode comparar a operação de uma chave em um transistor de efeito de campo com a operação de um relé - a tensão é aplicada à porta, o transistor abre e o circuito fecha. A tensão foi removida do portão - o circuito foi aberto, a carga foi desenergizada.

Neste caso, uma chave com transistor de efeito de campo apresenta algumas vantagens em relação a um relé, tais como:

  • Grande durabilidade. Muitas vezes, os relés falham devido à presença de peças mecanicamente móveis, mas um transistor nas condições operacionais corretas tem uma vida útil muito mais longa.
  • Econômico. O enrolamento do relé consome corrente, às vezes bastante significativa. A porta do transistor consome corrente apenas quando a tensão é aplicada a ela, então praticamente não consome corrente.
  • Nenhum clique ao mudar.

Esquema

O circuito de chaveamento do transistor de efeito de campo é apresentado abaixo:

Chave de transistor de efeito de campo

O resistor R1 nele contido é limitador de corrente, é necessário para reduzir a corrente consumida pela porta no momento da abertura, sem ele o transistor pode falhar. O valor deste resistor pode ser facilmente alterado dentro de uma ampla faixa, de 10 a 100 Ohms, isso não afetará o funcionamento do circuito.

O resistor R2 puxa a porta para a fonte, equalizando assim seus potenciais quando nenhuma tensão é aplicada à porta. Sem ele, a porta permanecerá “pendurada no ar” e não será possível garantir o fechamento do transistor. O valor deste resistor também pode ser alterado em uma ampla faixa - de 1 a 10 kOhm.

O transistor T1 é um transistor de efeito de campo de canal N. Deve ser selecionado com base na potência consumida pela carga e no valor da tensão de controle. Se for inferior a 7 volts, você deve usar o chamado transistor de efeito de campo “lógico”, que abre de forma confiável a partir de uma tensão de 3,3 a 5 volts. Eles podem ser encontrados em placas-mãe de computadores. Se a tensão de controle estiver na faixa de 7 a 15 volts, você poderá usar um transistor de efeito de campo “normal”, por exemplo, IRF630, IRF730, IRF540 ou qualquer outro similar.Nesse caso, você deve prestar atenção a uma característica como a resistência do canal aberto. Os transistores não são ideais e, mesmo no estado aberto, a resistência da junção Dreno-Fonte não é zero. Na maioria das vezes, equivale a centésimos de Ohm, o que não é nada crítico ao comutar uma carga de baixa potência, mas é muito significativo em altas correntes. Portanto, para reduzir a queda de tensão no transistor e, consequentemente, reduzir seu aquecimento, é necessário escolher um transistor com a menor resistência de canal aberto.

“N” no diagrama – qualquer carga.

A desvantagem de uma chave transistorizada é que ela só pode funcionar em circuitos CC, porque a corrente flui apenas do Dreno para a Fonte.

Fazendo uma troca de transistor de efeito de campo

É possível montar um circuito tão simples usando montagem em superfície, mas decidi fazer uma placa de circuito impresso em miniatura usando tecnologia de ferro a laser (LUT). O procedimento é o seguinte:

1) Recorte um pedaço de PCB que se ajuste às dimensões do desenho da placa de circuito impresso, limpe com lixa fina e desengordure com álcool ou solvente.

2) Imprimimos o desenho da placa de circuito impresso em papel especial de transferência térmica. Você pode usar papel brilhante para revista ou papel vegetal. A densidade do toner na impressora deve estar definida para o máximo.

3) Transfira o desenho do papel para o textolite usando um ferro. Neste caso, deve-se garantir que o papel com o desenho não se mova em relação ao textolite. O tempo de aquecimento depende da temperatura do ferro e varia de 30 a 90 segundos.

4) Como resultado, uma imagem espelhada das trilhas aparece no PCB. Se o toner não aderir bem à futura placa em alguns lugares, você pode corrigir as falhas com esmalte feminino.

5) A seguir colocamos o textolite para ser gravado.Existem muitas maneiras de fazer uma solução de condicionamento ácido, eu uso uma mistura de ácido cítrico, sal e água oxigenada.

Após a gravação, a placa assume a seguinte forma:

6) Depois é necessário retirar o toner da PCB, a maneira mais fácil de fazer isso é com removedor de esmalte. Você pode usar acetona e outros solventes similares; eu usei solvente de petróleo.

7) É apenas uma questão de pequenas coisas - agora só falta fazer furos nos lugares certos e estanhar a placa. Depois disso, fica assim:

A placa está pronta para que as peças sejam soldadas. Você só precisa de dois resistores e um transistor.

A placa possui dois contatos para alimentação de tensão de controle, dois contatos para conexão da fonte que alimenta a carga e dois contatos para conexão da própria carga. A placa com peças soldadas fica assim:

Como carga para testar o funcionamento do circuito, peguei dois poderosos resistores de 100 Ohm conectados em paralelo.

Pretendo usar o aparelho em conjunto com um sensor de umidade (placa em segundo plano). É a partir disso que uma tensão de controle de 12 volts é aplicada ao circuito principal. Os testes mostraram que a chave do transistor funciona perfeitamente, fornecendo tensão à carga. A queda de tensão no transistor foi de 0,07 volts, o que neste caso não é nada crítico. O transistor não aquece mesmo com operação constante do circuito. Feliz construção!

Baixe o quadro e o diagrama:
prata.zip [4,93 Kb] (downloads: 1920)
voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (11)
  1. Ilya
    #1 Ilya Convidados 26 de março de 2018 08:50
    7
    O relé tem uma vantagem importante: os contatos de controle, via de regra, galvanicamente são desacoplados da carga e permitem comutar corrente alternada de tensões perigosas
  2. Convidado Anatólia
    #2 Convidado Anatólia Convidados 5 de abril de 2018 09:17
    1
    Está tudo bem, mas você precisa furar antes de gravar. E não há necessidade de manter os caminhos. A folha de cobre pode facilmente voar do PCB
    1. Alexandre
      #3 Alexandre Convidados 13 de junho de 2019 12h16
      6
      Perfurar antes do ataque químico apresenta o risco de a broca voar para fora do local de perfuração (é necessário perfurar).
      Vale a pena manter os caminhos. Em primeiro lugar, a pista será capaz de conduzir mais corrente através de si mesma e, em segundo lugar, a oxidação da folha de cobre ainda não foi cancelada
  3. UR3ICN
    #4 UR3ICN Convidados 28 de abril de 2018 20h05
    3
    Em relação à fabricação da placa, tudo foi feito corretamente. A única coisa é que é necessário fazer os furos antes de retirar o toner. Depois disso, limpe-a com uma lixa fina, retirando simultaneamente o toner e também o flash que aparece ao redor da placa. faça os furos. E depois limpe com solvente puro, de preferência 647. Quanto à conta A estanhagem dos condutores na vedação cabe a cada um decidir por si. Porém, quem respeita a si mesmo e ao seu trabalho com certeza vai estanhar.
  4. Volodia
    #5 Volodia Convidados 24 de setembro de 2018 21h37
    0
    Como fazer um circuito para essa chave: existe um dispositivo que dá saída de 0 a 10 volts.Posso definir qualquer voltagem. Preciso poder controlar o relé: ligá-lo e desligá-lo, a lógica não é importante. mas é importante: a 10 volts a resistência do circuito é de pelo menos 20 kOhm. Aqueles. ao longo do caminho, não sai mais do que 0,5mA de corrente de controle. A tensão de alimentação que tenho é 5,12,24 volts. De alguma forma, me afastei da engenharia de rádio... Meu cérebro estava sobrecarregado procurando uma resposta. Se você puder ajudar...
  5. Convidado Alexei
    #6 Convidado Alexei Convidados 31 de outubro de 2018 10h12
    4
    A questão é qual transiente será adequado para mim. Preciso trocar a bomba elétrica 12V 16A. tensão de controle 12,5-13v. É aconselhável regular a tensão desta bateria quando os painéis solares as carregam; preciso que a bomba ligue.
  6. Convidado Vladislav
    #7 Convidado Vladislav Convidados 31 de março de 2019 11h26
    4
    Olá. Você poderia me dizer o diagrama de uma chave com positivo comum e tensão de alimentação de 3 volts, carga de 2 amperes.
  7. Convidado Gennady
    #8 Convidado Gennady Convidados 2 de janeiro de 2020 22h04
    3
    Bom dia, queridos especialistas em rádio eletrônica. Estou diante de uma tarefa que ainda não consigo realizar. A fonte de alimentação foi projetada para carregar a bateria e pode operar em 1 de 2 modos. 1) Uout é constantemente 12-15 V e 2) uma tensão de 12-15 V ou 0,5 V está periodicamente presente. O período é (ajustável) e consiste em tempo com Uout = 12-15v (1 a 30 seg.) e com Uout = 0,5v (1-30 seg.), a velocidade não importa. Gostaria de realizar uma conexão automática sem contato da carga (por exemplo, uma lâmpada de carro com corrente de 2-3A) à saída da fonte de alimentação e, consequentemente, simultaneamente à bateria durante o período de tempo Uout = 0,5v e vice-versa, desconecte a carga em Uout = 12-15v. Eu apreciaria sua ajuda para resolver este problema. Se possível, escreva uma mensagem pessoal.
  8. Rinat
    #9 Rinat Convidados 4 de fevereiro de 2021 19:00
    1
    Obrigado, foi útil
  9. Avô convidado
    #10 Avô convidado Convidados 6 de outubro de 2022 22h12
    2
    Eu fiz uma coisa dessas no IRF830 - R1=51 Om R2=7k5.Funciona muito bem - no centro de música ele liga a placa bluetooth do Aliexpress quando o modo "TAPE" está ligado, quando +5 V vem do controlador, o negativo está conectado, e para alimentar a placa eu uso uma fonte de alimentação de 12 volts do roteador. Obrigado amigo, o diagrama é o que você precisa!
    1. rfergregre dfgegerg
      #11 rfergregre dfgegerg Convidados 15 de novembro de 2022 12h02
      1
      por que uma chave de campo de 500 volts? O Bluetooth está montado em lâmpadas?

Cesta em forma de coração | Faça Você Mesmo

Capas para documentos de carro faça você mesmo | Faça Você Mesmo

Técnicas de artesanato | Página 29 | Faça Você Mesmo

Desdobre o cartão de aniversário | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar