Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » Eletrônica faça você mesmo » Refazendo uma lâmpada fluorescente antiga

Converter uma lâmpada fluorescente antiga numa lâmpada LED de emergência para garagem. Esta lâmpada muito prática e económica será certamente útil em qualquer garagem, especialmente naquela onde a energia é frequentemente cortada. Você também pode usar em casa, pois a eletricidade não é desligada apenas nas garagens. A conversão é muito simples e não causará problemas para a maioria das pessoas.

Para alimentar tal lâmpada, por exemplo, será usada uma bateria velha, que não dá mais partida no motor de um carro, mas para iluminação em momentos críticos será bastante adequada. Você também pode usar uma bateria antiga da fonte de alimentação ininterrupta de um computador. A bateria da fonte de alimentação ininterrupta será suficiente para operar esta lâmpada por várias horas (o tempo de operação da lâmpada LED depende de quão bem a bateria é preservada e da intensidade de sua carga). Veja o vídeo dos testes das lâmpadas no final do artigo.

Convertendo uma lâmpada fluorescente antiga em uma lâmpada LED

Para funcionar precisaremos de uma lâmpada fluorescente velha de qualquer tipo e formato, por exemplo, esta.

Qualquer faixa de LED alimentada por 12 volts, desde que você goste, mas de preferência autoadesiva (isso facilita a colagem no corpo da lâmpada).

Botão de bloqueio para ligar. Mas você pode usar qualquer outro dispositivo, desde que esteja em boas condições de funcionamento. Talvez uma chave seletora. Ou você pode ficar sem interruptor, basta conectar os fios à bateria todas as vezes.

O cabo para conexão deve ser de cobre, com seção transversal de no mínimo 1 mm. Quadrado. O comprimento depende da sua necessidade, mas quanto menor melhor.

Primeiro desmontamos a lâmpada e lavamos todas as peças com detergente para louça e secamos. Você ficará surpreso ao ver como conseguiu algo decente de um velho pedaço de lixo.

A seguir pegamos a faixa de LED, experimentamos na lâmpada e cortamos em pedaços ao longo do comprimento da lâmpada, mas sempre de acordo com o local onde pode ser cortada. A foto mostra que a fita parece ter sido cortada e soldada. É nessa junta que você precisa cortar um pedaço de madeira com uma faca afiada. A potência da sua futura lâmpada e, portanto, a intensidade da iluminação, depende do número dessas peças. Cortei três pedaços de 49 centímetros cada. A potência da faixa de LED é de 15 watts por metro e recebo cerca de 20 watts. Para iluminação de emergência, acho que é suficiente. Mas se você quiser mais, por favor. Você pode selar toda a superfície interna da lâmpada com fita adesiva, felizmente não haverá aquecimento (a fita não esquenta).

O próximo passo é soldar os pedaços de fita em um circuito elétrico. Limpe cuidadosamente as pontas da fita próximas aos cortes com uma faca e solde os jumpers (pedaços de fio de cobre) nas almofadas de contato como na foto.

Quando todos os pedaços de fita estiverem soldados, colamos-os no corpo da lâmpada, tendo previamente colado pedaços de fita isolante nos locais onde ficarão os jumpers soldados para evitar curtos-circuitos. Sele esses locais por cima com mais pedaços de fita isolante. Em vez de fita adesiva, você pode tratar as áreas de solda com uma pistola de cola. Será ainda mais confiável.

O próximo passo é montar a parte elétrica da lâmpada. Pegamos o botão e soldamos nele pedaços de fio de 10 centímetros. Protegemos as áreas de solda com invólucro termoencolhível, aquecendo-o com isqueiro.

Você pode inserir um botão ou chave seletora em qualquer lugar do corpo que desejar. Eu fiz isso.

A seguir montamos o diagrama.

A lâmpada está montada.

Agora vamos testá-lo em funcionamento conectando-o a uma bateria.

Lâmpada LED em funcionamento.

Agora vamos determinar a corrente de carga usando multímetro.

A corrente é de 0,37 amperes, isso não é muito e uma bateria normalmente carregada durará muitas horas de operação contínua.

Assista o vídeo

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (6)
  1. Matvey1981
    #1 Matvey1981 Convidados 25 de janeiro de 2018 20:52
    0
    A potência acabou sendo de aproximadamente 5 watts
  2. Convidado Andrei
    #2 Convidado Andrei Convidados 25 de janeiro de 2018 22h59
    1
    Uma lâmpada de “emergência” é quando a lâmpada de “emergência” acende na ausência de eletricidade. Ninguém irá para o “escuro” e procurará os interruptores de tal lâmpada, mesmo que ela dure, entre aspas, “muitas horas”. Bom, a “Lenta” não esquenta, sim, é uma boa opção, os fabricantes não sabem que se você ligar as lâmpadas LED na linha o aquecimento vai desaparecer imediatamente.
    1. Eduardo
      #3 Eduardo Convidados 21 de maio de 2019 21h37
      1
      A faixa de LED esquenta e continua esquentando. Faixa especialmente potente de 15 W por metro ou mais
  3. VOCÊ.
    #4 VOCÊ. Convidados 26 de janeiro de 2018 00:00
    1
    Quando falaremos sobre refazer a lâmpada? Por enquanto só sobre o abajur..
  4. Convidado Nikolai
    #5 Convidado Nikolai Convidados 26 de janeiro de 2018 10h08
    0
    Desajeitado, assustador. Um tanto inacabado. Mas 90% não conseguem nem fazer isso. Então eu sou a favor.
  5. Eduardo
    #6 Eduardo Convidados 21 de maio de 2019 21h34
    1
    quem te disse que a faixa de LED não esquenta? Ela esquenta e ainda esquenta, principalmente a partir de 15 W ou mais, e se você aplicar 14 volts em vez de 12, ela esquenta e começa a cheirar mal! LEDs E AS TIRAS DE LED NÃO AQUECEM ISSO É APENAS UM MITO DE UM AMADOR! MESMO SOLTEIRO DIODO EMISSOR DE LUZ A 3 W AQUECE DEVILICAMENTE. mais quente que uma lâmpada incandescente da mesma potência

Limpamos o poleiro com rapidez, facilidade e sem espalhar escamas

Como fazer niquelagem em casa com as próprias mãos

Convites de casamento em forma de envelopes | Faça Você Mesmo

O que você pode ver se remover o filtro IR de uma webcam?

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar