Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » Fazendo um fusível eletrônico para proteger a bateria

Muitos entusiastas de automóveis estão procurando uma oportunidade de proteger a bateria de seus carros contra curtos-circuitos acidentais ao conectar vários dispositivos a ela. Um circuito simples baseado em um optoacoplador comum e um transistor CMOS de canal N IRFZ44N com resistência passa baixa e alta velocidade de comutação irá ajudá-lo a fazer isso. Como este elemento eletrônico foi desenvolvido especificamente para instalação em sistemas de comutação de baixa tensão, quando polarizado em 12V entra em modo de saturação. Nele, a resistência de transferência do transistor tende ao mínimo, e até 70% da energia é alocada para a carga. Isso evita que a peça atinja temperaturas extremas e, neste caso, não é necessário resfriamento adicional.

Detalhes

Fazendo um fusível eletrônico

Portanto, é necessário preparar o componente para instalação posterior. Para fazer isso, é conveniente dobrar as pernas externas para os lados.Colocada a peça na parte frontal, temos o ralo no meio, a fonte à direita e o portão à esquerda.

O primeiro passo para limitar a corrente é desviar a fonte e a porta. Isso pode ser feito com um resistor normal (100 kOhm é suficiente).

Em seguida, o optoacoplador é preparado. É usado um optoacoplador de canal único com isolamento de alta tensão de entrada/saída e um canal óptico fechado. PC817 ou seus análogos servirão. Na parte frontal possui um ponto deprimido correspondente ao ânodo do diodo embutido. Depois, no sentido anti-horário, vêm o cátodo, o emissor e o coletor.

Para limitar a corrente, o ânodo e o coletor são interligados por um resistor de 1 kOhm. Outro resistor de 1 kOhm é soldado ao cátodo do optoacoplador. A segunda perna desta resistência está conectada ao dreno do “campo”. Em seguida, o emissor do optoacoplador é conectado à porta do transistor por meio de um barramento de fio grosso.

Mais três barramentos grossos são soldados ao ânodo do optoacoplador, ao dreno e à fonte do triodo.

Em seguida, um botão de relógio é conectado ao emissor e coletor do optoacoplador. Tais interruptores são geralmente de três pinos (comuns, normalmente abertos e normalmente fechados), e suas pernas são conectadas longitudinalmente ao corpo. O ânodo vermelho é soldado ao dreno do “trabalhador de campo”. LIDERADO (5mm, 2V, 20mA). Seu cátodo é conectado através de uma resistência de 1 kOhm à fonte do IRFZ44N.

Outro botão pode ser instalado entre a fonte e a porta do transistor. Ao ser pressionado, quando a lâmpada está acesa, também ocorre um “curto” no circuito, fazendo com que a lâmpada se apague e acenda Diodo emissor de luz.

O diagrama do módulo resultante é assim:

Ao medir a corrente na entrada do circuito, você pode observar que o módulo desliga mesmo que caia um pouco, ou seja, a bateria utilizada estará protegida de forma confiável.

Uma lâmpada de 12 V, 21 W é ligada entre a porta triodo e o ânodo do optoacoplador. Quando a tensão de 12V DC é fornecida entre o ânodo do optoacoplador (“+”) e a fonte do “campo”, Diodo emissor de luz acende.

Quando você pressiona o botão, o diodo apaga, mas a luz acende.

Quando a lâmpada entrou em curto-circuito com um fio, ela apagou e ficou vermelha Diodo emissor de luz. Isso significa que o circuito fechado foi aberto. Você pode ligá-lo novamente pressionando o botão novamente.

Assista o vídeo

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
3+três=
Comentários (0)

Como fazer um adaptador de macaco DIY para levantar cargas pesadas com baixa aderência

Como fazer proteção antivandalismo para um cadeado com as próprias mãos

Instalação de laminado faça você mesmo

Como fazer uma armadilha para peixes com uma garrafa de plástico

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar