Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » “Zero” e “terra”: qual a diferença fundamental?

Historicamente, aconteceu que na Federação Russa, assim como nos estados fronteiriços, o princípio do aterramento é usado quando o condutor neutro é conectado ao circuito de aterramento. Muitas pessoas podem ter uma pergunta “legítima”: se eles estão em contato um com o outro, então por que puxar tantos fios - basta passar um fio duplo por toda parte (fase e linha zero) e será possível aterrar através do zero arame! No entanto, esta formulação da questão esconde uma nuance técnica que torna esta solução não só num brinquedo inútil, mas em alguns casos num empreendimento bastante perigoso.

Zero e terra - qual é a diferença fundamental?

Para quem está impaciente e gosta de “espiar a resposta”, vou contar a priori um “segredo” - a ideia fundamental é onde o fio neutro está conectado ao terra. A opção de conectá-los diretamente na tomada, conectando o condutor de aterramento (fio amarelo-verde) ao condutor neutro (fio azul), não será correta. Tal esquema de aterramento entrará em conflito com os requisitos da PUE. Como resultado, as pessoas não estarão protegidas contra choques eléctricos; além disso, serão acrescentados ainda mais problemas de segurança.

O PUE, sem opções, indica claramente como deve ser o condutor de aterramento. Deve ser um fio contínuo, sem elementos de desconexão - relés, fusíveis, interruptores e também, por exemplo, desconectando o plugue elétrico da tomada.

Uma vez violado este requisito básico estipulado no PEU, o aterramento da proteção confiável de uma pessoa contra choque elétrico se transforma em uma ficção inútil. Mas os problemas, como ensina a teoria e mostra a prática, não param por aí! Se você ainda tentar dar funções de aterramento ao fio neutro, é possível que o corpo da geladeira, forno de micro-ondas ou outros eletrodomésticos sejam energizados. Isso é explicado pelo fato de que uma corrente elétrica flui ao longo do fio neutro com uma queda de tensão correspondente, cuja magnitude pode ser determinada multiplicando a intensidade da corrente pela resistência do condutor no intervalo entre o local medido e o verdadeiro ponto de aterramento. Além disso, a magnitude dessa tensão pode ser caracterizada por dezenas de volts, ou seja, pode ser perigosa para os seres humanos (no limite - fatal!).

Zero e terra - qual é a diferença fundamental?

Resta resumir alguns resultados e dar ênfase. Qual é a diferença fundamental entre “zero” e “terra”? O fato é que a corrente flui pelo fio neutro e interruptores, os mesmos disjuntores de entrada, são conectados a ele. Ou seja, se quisermos ter “terra” em forma de veio contínuo, devemos:

  • em prédios de apartamentos de vários andares: conectar a um condutor de aterramento especial no túnel elétrico;
  • para um chalé residencial individual: o ponto de conexão deve ser o disjuntor de entrada, mais precisamente, seu fio neutro na entrada, que passa pelo cabo aéreo ou subterrâneo do transformador abaixador mais próximo da casa, e a seção transversal do fio neutro deve ser de pelo menos dez milímetros quadrados para fio de cobre e 16 mm2 – para núcleo de alumínio (ver parágrafo correspondente na PUE).

Qualquer outro local atrás da máquina de entrada não pode ser utilizado como “aterramento”, portanto nada, desde peças metálicas enterradas próximo à casa até o próprio corpo do quadro elétrico, pode ser considerado como tal.

Nunca se esqueça das regras estabelecidas no PES. Segundo eles, você deve ser guiado por uma regra simples, mas verdadeira: quando não tiver certeza de que este fio específico é “terra”, você não deve conectar nada a ele, exceto um dispositivo de corrente residual (RCD) de 30 mA, que opera instantaneamente , ao contrário de um disjuntor. Como você sabe, Deus protege quem é cuidadoso!

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (149)
  1. Nikolai.
    #1 Nikolai. Convidados 6 de janeiro de 2019 15h57
    17
    Já é hora de esquecer o que são aterramento e aterramento. As casas de hoje são alimentadas por um fio. Ou seja, apenas a fase entra na casa vinda do painel. E os fios neutros saem do apartamento para o painel e ficam pendurados na peça neutra, que “fica” no fio neutro do cabo principal, e que por sua vez fica pendurado no parafuso de aterramento. Todos. Não há necessidade de pensar em mais nada. Isso é feito para evitar o roubo de energia elétrica, conduzindo o barramento de aterramento separadamente do circuito principal.
    Mas mesmo esse truque pode ser contornado configurando “seu” barramento de aterramento, “pendurando nele todas as necessidades de seus consumidores. Mas como fazer isso é quase impossível. Será necessário colocar todos os fios neutros, colocar novos, “os seus”, você será descoberto.
    1. Eugene
      #2 Eugene Convidados 6 de janeiro de 2019 19:51
      51
      “Já é hora de esquecer o que é aterramento e aterramento”, o que você disse?

      há ancoragem e há ancoragem e, finalmente, neste artigo há mais bobagens escritas que explicam alguma coisa.
      Deixa eu te contar resumidamente, o zero está sempre aterrado, nas casas antigas ele é aterrado em subestação e nessas casas não tem aterramento, porque o “furo” sempre economizava em tudo, era uma pena ele também estender um fio terra na entrada de todos os apartamentos, mas agora o esquema mais simples é este o zero já está aterrado no quadro de distribuição da entrada e dele é feito um aterramento separado. E todo mundo deveria mudar para esse sistema há muito tempo!!! só que, como sempre, a porra da economia não permite que todas as pessoas usem normalmente eletrodomésticos importados, porque sempre precisam!! preciso de terreno!! , e metade de nós está na União Soviética, mas desfrutamos dos benefícios da civilização ocidental.
      1. gogol
        #3 gogol Convidados 7 de janeiro de 2019 14h50
        31
        Querido, desfrutamos dos benefícios da civilização. até meados do século 19. E agora estamos colhendo os frutos da imoralidade e da degradação total da humanidade
        1. Iuri
          #4 Iuri Convidados 7 de julho de 2023 12h57
          1
          E então houve uma guerra nuclear? sorriso
      2. Bóris
        #5 Bóris Convidados 9 de janeiro de 2019 10h55
        17
        Quando tivemos um RCD? Desde então, surgiu a necessidade de um terceiro fio. Estamos nos anos 90. A ausência de um terceiro fio não é uma economia “soviética”, é um desperdício teoricamente inaceitável de metais não ferrosos. Para que fins foi necessário o terceiro fio? Você acha que existe um neutro solidamente fundamentado em todo o mundo? E se for linear 220, mas em um triângulo? Nos Estados Unidos, em geral, no setor doméstico, os alimentos vêm da marca “pig”, e já o são há muito tempo. Você pode tentar trabalhar com eletrodomésticos usados ​​no Japão ou nos EUA, principalmente se forem alimentados pelo ponto médio do mesmo “porco”.
      3. RRR
        #6 RRR Convidados 9 de janeiro de 2019 13h59
        12
        Você escreve bobagens sem entender a essência do problema. Não engane as pessoas
      4. Crocodilo
        #7 Crocodilo Convidados 13 de janeiro de 2019 03:32
        43
        Uma pá de lixo é uma boa ferramenta para limpar o lixo. Infelizmente, não consigo imaginar que tipo de pá você precisa para remover o lixo da sua cabeça.
    2. manolis
      #8 manolis Convidados 6 de janeiro de 2019 20:49
      2
      Pegue o plus do escudo e não leve para dentro de casa, mas minas com ze
      1. Convidado Vlad
        #9 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019 01:28
        24
        Outro “artesão” cuja casa é alimentada por tensão constante. Mais e menos em circuitos DC. A casa tem corrente alternada. Zero e Fase.
        1. SlOPS
          #10 SlOPS Convidados 14 de janeiro de 2019 18h53
          6
          A casa possui corrente alternada, 3 fases com deslocamento em um ângulo de 120 graus (total 380 volts) e no centro há um zero, que é essencialmente um barramento de fluxo. A diferença entre este barramento e qualquer uma das fases dá 220 (230) volts.
      2. Vladimir
        #11 Vladimir Convidados 15 de janeiro de 2019 11h09
        1
        Bem, você... ah, que denso!
      3. vano55
        #12 vano55 Convidados 1º de março de 2019 20h35
        3
        Onde você encontrou (+), em AC?
    3. Mitya
      #13 Mitya Convidados 10 de janeiro de 2019 15h39
      15
      O PUE não se preocupa com finanças - esse não é o seu objetivo, mas a sua segurança. Apenas um exemplo: se 0 quebrar, quando o aterramento entrar em curto-circuito, o corpo (por exemplo, uma geladeira) estará sob tensão não superior ou inferior a 220V!!!
      1. Andronus
        #14 Andronus Convidados 13 de janeiro de 2019 20h10
        1
        Tensão é a diferença de potencial nas extremidades do condutor, e devido à resistência do consumidor (geladeira), a diferença é reduzida e a saída para a caixa não será superior a 100 volts.
        1. Convidado Alexandre
          #15 Convidado Alexandre Convidados 23 de janeiro de 2019 00:27
          8
          Para jogar fora os patins basta 100 V
      2. um
        #16 um Convidados 21 de janeiro de 2019 15:00
        7
        Amigo, para que o corpo da geladeira fique energizado, você deve primeiro conduzir essa tensão para o corpo ou romper o isolamento e conectar o motor do compressor de forma tão inteligente que a quebra vai para o corpo.
      3. Marca
        #17 Marca Convidados 7 de março de 2019 23h12
        0
        É justamente na PUE que consta que o corpo do refrigerador (dispositivo elétrico com dupla isolação) não necessita de aterramento.
    4. Convidado Michael
      #18 Convidado Michael Convidados 12 de janeiro de 2019 17h50
      7
      para roubar como você sugere, você precisa abrir o selo do medidor e trocar 0 e fase, e isso é facilmente determinado porque o medidor permanecerá em pé, se você decidir mudar a fase e girar o medidor na direção oposta, então isso só é eficaz em mecânica pura. sistemas eletrônicos que são optoacopladores ou sensores hall na direção de rotação do tambor em geral
    5. Ruslan
      #19 Ruslan Convidados 26 de janeiro de 2019 11h39
      4
      Nikolay, você claramente não é um especialista no setor de energia elétrica, então, por favor, não invente piadas e não engane as pessoas comuns!
    6. Convidado Alexei
      #20 Convidado Alexei Convidados 2 de março de 2019 23h31
      4
      Se você não sabe nada de engenharia elétrica, não escreva nada, porque com suas bobagens você expõe as pessoas a um perigo mortal. Deveria ter sido escrito assim - “só a fase entra na casa pelo painel”!
      O que se segue é simplesmente um absurdo completo. Em um prédio de apartamentos, três condutores de fase são colocados no riser, um neutro e um de aterramento. No ISU (dispositivo de distribuição de entrada), o neutro e o aterramento são conectados a barramentos diferentes, entre os quais é colocado um jumper (!), pois o zero na entrada deve ser aterrado novamente, o que é feito conectando o circuito de aterramento local do edifício até o barramento de aterramento. Para residências particulares o princípio é o mesmo: o zero na entrada deve ser aterrado novamente, ou seja, conectado ao circuito de aterramento local (para uma determinada casa), a partir deste ponto os condutores neutros de trabalho e de proteção devem ser estritamente separados em todas as seções do circuito.
    7. Evgeny Pavlov
      #21 Evgeny Pavlov Convidados 15 de setembro de 2020 16h07
      4
      Entendo que como eletricista você trabalhou com aparelhos monofásicos, seu nível se limita à instalação de aparelhos elétricos em apartamentos. Se você usar uma rede trifásica e uma carga de alta potência com correntes da ordem de acima de 100 A, definitivamente precisará de um aterramento honesto. Também é necessário quando você precisa de O real para fontes de alimentação de dispositivos sensíveis. Um neutro, que pode ser feito de qualquer forma e de forma desajeitada e no qual pode haver potencial, não é adequado para isso, até porque ao longo do caminho pode haver todo tipo de conexões (terminais, torções, etc.) que pode criar problemas inesperadamente e ter alta resistência.É justamente para eliminar surpresas, para passar uma grande corrente, para garantir o zero completo e a garantia de baixa resistência, bem como a ausência de um grande número de pontos de conexão intermediários, que o aterramento é feito. E é extremamente importante em equipamentos críticos (precisos, potentes, etc.). Para conectar uma lâmpada, você pode fazer sem aterramento, mas para uma fonte de alimentação trifásica com controle preciso da forma/frequência/fase/amplitude do sinal, você não pode fazer sem aterramento.
  2. Yegor
    #22 Yegor Convidados 6 de janeiro de 2019 18:28
    79
    O autor está tentando revelar um tema sobre o qual não tem ideia. Ele se refere ao PUE, mas parece que não os investigou. Não tem ideia de qual é a diferença entre aterramento e aterramento. Onde o aterramento é usado e onde o aterramento é usado? Em geral, o autor está com a cabeça bagunçada, pegou um tema no qual não é competente.
    1. YURICH
      #23 YURICH Convidados 8 de janeiro de 2019 21h49
      11
      5+. Eu concordo completamente.
    2. Semyon
      #24 Semyon Convidados 9 de janeiro de 2019 10h05
      9
      Eu concordo completamente. O autor do artigo não entendeu o assunto. Em geral, tais coisas, especialmente aquelas relacionadas à eletricidade, devem ser escritas por pessoas com formação técnica.
      1. Convidado Alexandre
        #25 Convidado Alexandre Convidados 9 de janeiro de 2019 19:44
        9
        Mesmo ter ensino superior na sua especialidade também nem sempre lhe dá o direito de expressar sua opinião. Na nossa empresa havia um chefe do departamento eléctrico que estava muito orgulhoso de ter participado na construção (não na construção, mas ao que parece no comissionamento) de uma espécie de central nuclear no Irão. Então, ele não tinha ouvido falar que existe um conceito de “tensão de toque”, mas esse conceito está presente tanto no PTB quanto nas Normas de Instalação Elétrica em algum lugar próximo ao conceito de “tensão de passo”. E funcionou bem. E minha esposa, formada pela Universidade Técnica Superior de Moscou.Bauman, engenheiro eletricista formado, quando escrevi meu diploma, calculei algo como a resistência de um dispositivo de aterramento. Mas ela dificilmente conseguiu explicar isso depois de alguns anos, mas ascendeu ao cargo de engenheira líder em um instituto de pesquisa. Portanto, você não precisa saber muitas coisas. Basta fazer de acordo com o projeto, e os designers devem conhecer as regras e segui-las.
        1. Ruslan
          #26 Ruslan Convidados 26 de janeiro de 2019 11h47
          3
          Uma posição elevada nem sempre é um indicador de conhecimento e inteligência - obrigado por confirmar isso usando o exemplo do seu chefe e da sua própria esposa!
  3. Pavel Petrovich
    #27 Pavel Petrovich Convidados 6 de janeiro de 2019 18:32
    40
    Pessoal. E quem escreveu este artigo e muitos comentaristas não têm ideia do que estão escrevendo. Você deve primeiro ser certificado pelo menos em segurança elétrica do grupo III e depois escrever algo. Não existem outros conceitos em engenharia elétrica e segurança elétrica além daqueles escritos nas regras!!!
  4. sanek
    #28 sanek Convidados 6 de janeiro de 2019 18:44
    5
    tudo isso é legal, claro, segurança é importante, mas não pense que nossos avós eram mais estúpidos que nós, mesmo agora na maioria das casas particulares não existe um zero real; está conectado aos zeros no primeiro suporte ; entra na casa por dois fios; que tipo de aterramento é esse? só palavras lindas de como deveria ser como tudo no nosso país
  5. Gregório
    #29 Gregório Convidados 6 de janeiro de 2019 18h45
    2
    Não entendo uma coisa, a corrente é alternada, ou seja, zero e fase devem alternar lugares. Ou seja, se a corrente realmente flui, então em uma direção e depois na outra. E zero não é zero 1/25 seg. O que eu entendi de errado?
    1. Convidado Alexei
      #30 Convidado Alexei Convidados 6 de janeiro de 2019 21h20
      11
      Você não entende errado. Ninguém muda de lugar lá. Zero é zero e o nível de tensão no segundo fio (fase) muda em relação a zero. Às vezes mais dele, às vezes menos.Bem, é simples assim.
      1. Den Kol
        #31 Den Kol Convidados 8 de janeiro de 2019 00:39
        0
        Não consigo entender nada.
        1. Convidado Vladimir
          #32 Convidado Vladimir Convidados 15 de janeiro de 2019 11h16
          4
          Bem, por exemplo, um copo, consideramos que o fundo é zero, o corte superior é a tensão máxima, ainda não consigo rir... tirar sarro das suas perguntas estúpidas é uma coisa divina
      2. Convidado Vlad
        #33 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019 01:35
        2
        Qual nível de tensão está mudando? Pegue um voltímetro e meça. Entre zero e fase 220 volts, entre quaisquer duas fases 380 volts. Não fale bobagem.
        1. Convidado Vladimir
          #34 Convidado Vladimir Convidados 9 de janeiro de 2019 14h02
          3
          AAAA. O valor da amplitude desaparece à medida que muda. E não é 220 nem 380 V. Mas está funcionando sim, como eu falei, é quase assim.
        2. Convidado Alexandre
          #35 Convidado Alexandre Convidados 13 de janeiro de 2019 20h08
          3
          E se você usar um osciloscópio em vez de um voltímetro?
        3. Andronus
          #36 Andronus Convidados 13 de janeiro de 2019 20h15
          1
          Sim, não é a tensão que muda, mas o potencial
    2. Convidado Vlad
      #37 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019 01:33
      10
      Na corrente alternada))) não é a fase e o zero que mudam de lugar, mas a fase segue uma senóide com frequência de oscilação de 50 vezes por segundo. Qual é a frequência da corrente ouvida? Indicado em Hertz. Na nossa rede temos frequência de 50 Hz e tensão de 220 Volts; nos EUA e Europa temos frequência de 60 Hz e tensão de 127 Volts.
      1. Nikolai Polozok
        #38 Nikolai Polozok Convidados 9 de janeiro de 2019 09:19
        2
        Nos EUA as tomadas são de 110V 60 Hz, e na Europa são de 230V 60 Hz.
      2. Andrei
        #39 Andrei Convidados 9 de janeiro de 2019 22:32
        2
        SOBRE! Este é um comentário sensato, não blá, blá, algo próximo do verdadeiro)
    3. Convidado Sergei
      #40 Convidado Sergei Convidados 14 de janeiro de 2019 00:10
      2
      Se houver apenas dois fios, então você entendeu corretamente, para frente e para trás a cada segundo 50 vezes, e não há direção, os fios são iguais. Mas, na realidade, existe um terceiro condutor - o terra (bem, ou a capacitância estática do corpo) e em relação a ele, zero é sempre zero, e a fase é uma tensão alternada.
  6. Convidado Sergei
    #41 Convidado Sergei Convidados 6 de janeiro de 2019 18:49
    3
    Nas fontes de alimentação comutadas, em particular nos computadores, quando se utilizam tomadas Euro, a divisão da tensão é efectuada por condensadores, cujo ponto médio está ligado à terra, e 220 é fornecido aos próprios condensadores através de uma ponte. se na metade do divisor as tensões estão distribuídas entre Zero e Terra, que em princípio é igual a 0 e somente quando as fases estão desequilibradas atinge vários volts. e por outro lado - todo o resto é de 314V?
    1. Convidado Vlad
      #42 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019 01:38
      12
      O capacitor NUNCA compartilhou nenhuma tensão. De onde você tira tudo isso? Os capacitores são projetados para suavizar a ondulação na fonte de alimentação.
      1. RRR
        #43 RRR Convidados 9 de janeiro de 2019 14h01
        8
        E é claro que você nunca ouviu falar de um divisor de tensão capacitivo
      2. Andrei
        #44 Andrei Convidados 9 de janeiro de 2019 22h35
        0
        Resposta precisa e correta) Na minha opinião, aquele amigo estava “um pouco confuso” sobre fontes de alimentação.
  7. Ivan Gennadievich Gordienko
    #45 Ivan Gennadievich Gordienko Convidados 6 de janeiro de 2019 19h04
    12
    Hmm, os eletricistas se reuniram! Estude o PUE e estude cuidadosamente por que o aterramento de proteção é necessário! É hora de enterrar o método TN-S há muito tempo
    1. Convidado Vlad
      #46 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019 01:39
      3
      TN-S-C tem sido usado há tanto tempo
    2. Convidado Victor
      #47 Convidado Victor Convidados 9 de janeiro de 2019 06:33
      7
      Caro, você não confundiu nada, TN-S? Talvez TN-C?
  8. Convidado Sergei
    #48 Convidado Sergei Convidados 6 de janeiro de 2019 19:14
    3
    a julgar pelo seu diagrama, o que impede você de tomar o chão na frente do ouzo ou do contato introdutório ao ouzo, fluxo um?)))) ou sou um idiota ou os esquis não vão no asfalto
    1. Convidado Alex
      #49 Convidado Alex Convidados 11 de janeiro de 2019 14h09
      18
      Devido à minha inexperiência (tinha acabado de começar a trabalhar como eletricista), fiz exatamente isso em 2004. E ele quase incendiou seu próprio apartamento. Esta imagem ainda está diante dos meus olhos, embora tantos anos tenham se passado...
      Moramos então em um prédio antigo, construído na década de 30 (uma casa de madeira, rebocada por dentro). E tivemos os habituais engarrafamentos (ou melhor, um por “fase”). Naquela época eu já trabalhava como eletricista há um ano e meio, achava que sabia e podia fazer tudo, “sou um gênio” e tudo mais. Decidi instalar “tomadas europeias” na cozinha, e ao mesmo tempo mudar as fichas das máquinas automáticas, e instalar um RCD (pois ao mesmo tempo que substituímos a cablagem da cozinha, equipamos um duche com água instantânea aquecedor (para quem não sabe, naquelas casas antigas existem “bênçãos da civilização” semelhantes, nunca existiram, eles próprios “terminaram tudo”)). Pois bem, instalei um RCD, máquinas automáticas, dividi as linhas na cozinha e nos quartos... Coloquei o condutor de terra das “tomadas Euro” e o esquentador instantâneo na entrada do RCD, debaixo de um terminal com o fio neutro do medidor. E “para maior confiabilidade” coloquei no mesmo terminal (caramba, agora é engraçado para mim o que estou escrevendo e pelo fato de eu estar “cercado” então) um par trançado de fios de 1,5 “quadrados” e conectei em a outra extremidade com... uma bateria de aquecimento na cozinha, e ainda anexa uma base de duche. Verifiquei o funcionamento do RCD com uma “lâmpada de teste” (a corrente de fuga da lâmpada foi suficiente), quanto à bateria, ao reservatório e à “fase”, o RCD funcionou corretamente, “todos ficaram felizes, todos “riram” ... Exatamente até o momento “o trovão caiu ": na nossa área da cidade um violento construção, todas as casas antigas foram demolidas (inclusive a minha depois de algum tempo), a área começou a ser reconstruída, prédios novos, tudo. E numa noite de sábado, os construtores conseguiram cortar o cabo que alimentava nossa casa desde a subestação transformadora. O capataz veio correndo com uma equipe de trabalhadores esforçados, garantiram a todos que agora o canteiro provisório da casa estaria abandonado e nos dias de semana, junto com os trabalhadores da rede, restaurariam tudo.Desconectamos o cabo danificado do gabinete de entrada da nossa casa, conectamos o nosso, alimentamos no canteiro de obras... Mas, aparentemente, a seção transversal do nosso galpão improvisado foi escolhida de forma errada. Embora a casa seja antiga, com 8 apartamentos, todos possuem equipamentos modernos, a carga é decente... Estávamos fumando na cozinha naquele momento. Primeiro a luz acendeu. Por três segundos. Então houve uma diminuição momentânea de que as lâmpadas mal estavam acesas. Depois disso, eles brilharam intensamente por mais alguns segundos e se apagaram, e um estrondo terrível foi ouvido em nosso corredor. Saltamos e vemos como nosso balcão está em chamas, mas não é tão ruim! E acima do balcão há um mezanino (madeira), ao redor há papel de parede velho e seco, ao lado à direita há um caixilho recém-pintado da porta da frente... E tudo isso já está lambendo fogo, e tem muito fumar em todo o apartamento. Literalmente em questão de segundos... Se não estivéssemos em casa naquele momento, toda a casa teria recebido amba, não só nós. Encheram tudo com água da chaleira e das canecas, correram para a rua, gritaram para os pedreiros não ligarem nada ainda. Todos estão em estado de choque, que diabos...!?.. O capataz veio correndo... Ventilamos o apartamento da fumaça, vamos para casa... Aquele meu fio que ia para o radiador de aquecimento e base de chuveiro com a terra simplesmente derreteu em toda a sua extensão ... Abri a caixa de plástico fumegante onde estava o RCD com metralhadoras, estava tudo chamuscado, mas parecia estar vivo. Joguei fora todos os condutores de “terra” da entrada do RCD sob a supervisão de um capataz que suspeitava que estávamos roubando eletricidade (embora não fosse o caso, porque era “ala equalização de potencial feita através de ...” )... Os construtores arrastaram o cabo com condutores de seção transversal maior e alimentaram a casa, sem incidentes. Quando o choque passou, veio a compreensão do erro.O truque é que muita gente esquece (inclusive eu naquele momento) que em nosso país o setor residencial (e não só) é alimentado por três fases por meio de condutor neutro. E se a carga entre as fases não for uniforme (e no setor residencial é sempre assim), então a corrente começa a fluir no fio neutro e a tensão salta (explico isso de forma simples) - na fase sobrecarregada a tensão afunda, na fase subcarga, ao contrário, salta (ocorre desequilíbrio de fase). E se o condutor neutro tiver mau contato com o neutro, ou uma seção transversal fraca, então sob uma boa carga ele queima... e foi o que aconteceu: primeiro (de acordo com os construtores) seu zero queimou, e depois alguns segundos estourou no meu apartamento, porque para todos os oito apartamentos, inclusive o meu, o fio neutro era meu fio “fino”, conectado à bateria de aquecimento e conectado à entrada RCD... Portanto, camaradas, aprenda com os erros de outras pessoas. Eles podem se tornar (Deus me livre!) fatais...
      Agora já moramos há muito tempo em um prédio novo; quando nos mudamos, refiz a reforma municipal do apartamento, junto com a parte elétrica, e instalei um relé de tensão (UVR) no painel do apartamento, que já economizou nos de surtos mais de uma vez. Muitas pessoas ficam surpresas - por que você precisa de um UZM em um prédio novo, porque toda a fiação é moderna e nova? Erro novamente! Sim, tudo é novo para mim. E a casa está ligada a um TP, construído na década de 80. E todo o sistema de abastecimento de energia deve ser sempre considerado na sua totalidade, “do início ao fim”, como um todo. E se algum lugar desse “todo único” for “estreito”, então é melhor jogar pelo seguro para que depois não seja terrivelmente doloroso, até porque, como escrevi acima, o UZM funcionou mais de uma vez.E num prédio novo vizinho, ao realizar trabalhos de soldagem em um dos apartamentos, o zero de um dos risers queimou (não sei os detalhes exatos) e nossa administradora recebeu muitas ações judiciais dos proprietários de apartamentos com equipamentos queimados...
      1. um
        #50 um Convidados 21 de janeiro de 2019 15h05
        3
        para distorcer as fases criadas pelo gerador da usina, é preciso deixar cair a carga na região de 10% da potência gerada... que tipo de equipamento você tinha em sua casa, uma fazenda hipermina ou algo?
      2. convidado
        #51 convidado Convidados 25 de janeiro de 2019 15h40
        5
        Terminei de ler, não tive preguiça. Leo Tolstoy e Fyodor Mikhailovich Dostoevsky descansando à margem
      3. Valdemar
        #52 Valdemar Convidados 22 de abril de 2023 13h22
        0
        Você se queimou porque os “eletricistas” confundiram as entradas F e 0, ou seja, a fase passou pelos fios para 0, onde não instalaram as máquinas e neutralizaram os fios com baterias e todo tipo de risers de metal (um erro muito grande). E todos esses fios simplesmente queimaram, aqueles quilates de aterramento de fase.
  9. Convidado Vladimir
    #53 Convidado Vladimir Convidados 6 de janeiro de 2019 19:41
    14
    Seria melhor escrever, se for inteligente, como distinguir o fio neutro do fio terra em um cabo de três núcleos, onde todos os núcleos têm a mesma cor de isolamento. Eles foram colocados no início dos anos 80 em prédios de apartamentos para eletricidade fogões
    1. Convidado Sergei
      #54 Convidado Sergei Convidados 14 de janeiro de 2019 00:16
      3
      Precisamos descobrir onde a segunda cauda está presa. Ou corte a eletricidade da casa - o aterramento não é interrompido pelo interruptor, então em zero haverá uma pequena interferência, mas no nível do solo não haverá nenhuma.
  10. Vaik
    #55 Vaik Convidados 6 de janeiro de 2019 19:47
    6
    REDE 0,4 kV com neutro solidamente aterrado. Não há diferença, chão, zero. Não engane as pessoas
    1. Convidado Vlad
      #56 Convidado Vlad Convidados 9 de janeiro de 2019 01:43
      6
      Há uma diferença.Será que o neutro está solidamente aterrado? Onde o zero e o terra se juntam? Na subestação ou no quadro de entrada da ASU, e como está corretamente escrito no mesmo PUE, Capítulo 7, é estritamente PROIBIDO recombinar os condutores zero de trabalho e zero de proteção ao longo da distribuição de energia!!!

Capa para passaporte | Faça Você Mesmo

Cartão postal "Urso Discussão" | Faça Você Mesmo

Eliminando a condensação nas luzes do carro

Como marinar rapidamente a cavala em uma marinada perfumada com suas próprias mãos

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar