Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » Como converter um motor elétrico assíncrono em um potente gerador elétrico

Muitas pessoas pensam em obter eletricidade gratuita convertendo nela a energia cinética do vento ou da água. Geradores eólicos ou miniusinas hidrelétricas com potência suficiente vendidos para isso são muito caros. Para economizar dinheiro, um gerador para sua instalação de produção de energia gratuita pode ser feito a partir de um motor elétrico convencional.

O que você vai precisar:

  • motor elétrico trifásico assíncrono;
  • ímãs retangulares de neodímio -
  • resina epóxi.

Processo de fabricação do gerador

Para fazer um gerador, é necessário desmontar um motor trifásico assíncrono. O rotor é removido para futuramente equipá-lo com ímãs permanentes.

Em seguida, você precisa decidir sobre o número e o tamanho dos ímãs. Eles devem ter a forma de retângulos. Além disso, em largura, cada ímã deve cobrir completamente 2 ranhuras no núcleo do estator, ou seja, repousar sobre 3 pontas. Neste caso, atuará com seu campo em 3 bobinas do enrolamento do estator ao mesmo tempo. Para o motor neste exemplo, um ímã com largura de 25 mm é adequado.

O núcleo deste estator consiste em 12 grupos, que incluem 3 pontas.Assim, 12 fileiras de ímãs precisam ser fixadas ao rotor. A polaridade alterna entre eles. Os ímãs de cada fileira devem estar alinhados correspondendo ao comprimento do núcleo do rotor. Como foram escolhidos ímãs de 40x25x10 mm para a fabricação do gerador, eles são colocados 3 seguidos.

Você precisa fixar os ímãs na âncora usando cola epóxi. Como isso aumentará o diâmetro do rotor, pode ser necessário usiná-lo antes para que, após adicionar ímãs, ele possa caber no estator.

Tal número de ímãs de neodímio no rotor torna problemática sua instalação no estator, uma vez que são atraídos. Existe o risco de ferimentos durante a instalação, por isso não coloque os dedos entre os núcleos de atração.

O motor está sendo montado. Depois disso, você precisa modificar seu bloco de terminais. Possui 6 terminais de enrolamento que precisam ser conectados em circuito estrela. É necessário conectar 3 deles em um nó. Então entre ele e qualquer outra extremidade restante do enrolamento haverá 220V.

Depois disso, o gerador pode ser conectado por meio de uma caixa de engrenagens a um moinho de vento ou transformado em uma mini central hidrelétrica. Também é possível conectá-lo diretamente a um motor de combustão interna. Com velocidade suficiente, ele pode alimentar quase todos os aparelhos elétricos domésticos.

Assista o vídeo

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (0)

Como dobrar a tensão de um transformador de forma simples

Comedouros para pássaros feitos de garrafas plásticas | Faça Você Mesmo

Grampo de cabelo medusa feito com fitas de cetim | Faça Você Mesmo

Tulipas - DIY Tilda para 8 de março

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar