Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Diferente » Trabalhos manuais » Artesanato em metal » Máquina caseira para dobrar tiras de metal de design simples

Ao realizar vários trabalhos de encanamento, reparos e outros trabalhos, muitas vezes é necessário dobrar tiras de metal na forma de um arco ou círculo. Isso é muito difícil de fazer sem o uso de máquinas especiais. Este artigo descreve como você pode criar em casa um mecanismo simples, mas muito eficaz, operado manualmente para tais fins.

Ferramentas e materiais utilizados:

  • - haste de aço com diâmetro de 12 mm;
  • - um conjunto de botões (suportes) para matrizes ou porta-matrizes;
  • - porcas e arruelas padrão M12;
  • - porcas autotravantes M12;
  • - arruelas com grande furo interno M12;
  • - vício;
  • - 2 pedaços de tubo de perfil quadrado (30*30mm) com cerca de 15-20 cm de comprimento;
  • - 6 rolamentos com diâmetro de anel interno M12 ou M14;
  • - máquina de solda;
  • - arquivo;
  • - conjunto de chaves;
  • - círculo de aço (haste) com diâmetro de 12 mm - 2 peças de 20 cm cada; 12 mm – 5 peças de 10 cm; 50 mm -1 peça com cerca de 40 mm de comprimento (deve ter o mesmo comprimento que 3 rolamentos dobrados);
  • - Búlgaro;
  • - um pino ou parafuso longo (M12) com rosca de pelo menos 20 cm de comprimento;
  • - furadeira e conjunto de furadeiras (furadeira);
  • - peça metálica quadrada com espessura de 10 mm e dimensões de 30 por 25 mm (placa), etc.

Fazendo uma máquina caseira

Primeiramente será necessário fazer um furo com diâmetro de 12 mm no primeiro pedaço de tubo quadrado perfilado e inserir nele um pino ou parafuso longo (M12) com rosca de 20 cm de comprimento, no qual será necessário soldar a cabeça do parafuso.

Depois disso, é necessário fazer 2 furos simétricos semelhantes ao central (no mesmo plano) no tubo perfilado nas bordas com um recuo de 1 cm da borda da peça.

A seguir, 2 pedaços de um círculo de aço (haste) com 20 cm de comprimento são soldados de maneira semelhante ao longo das bordas da peça de trabalho.

O resultado é uma peça composta por: um tubo perfilado e 3 “pinos” longos do mesmo comprimento, localizados no mesmo plano. Em seguida, será necessário fazer 2 furos (em um plano diferente!) no tubo perfilado, recuando 1 cm da borda dos furos feitos anteriormente.

Em 2 pedaços de um círculo de aço (haste) com diâmetro M12, usando um porta-matriz, é cortada uma rosca M12 com cerca de 2 cm de comprimento, a seguir 2 dessas hastes são inseridas nos furos previamente feitos na peça e soldadas. O resultado é uma peça sólida soldada no formato da letra “L” (3 pinos “sobressaem” de um lado e 2 do outro).

Na segunda etapa, são feitos 3 furos passantes semelhantes com diâmetro de 12 cm no segundo pedaço de tubo de perfil quadrado.

A seguir vem uma peça quadrada de metal (placa), na qual é feito um furo com diâmetro de 12 mm no centro.

É soldado na borda do perfil próximo ao furo central (perpendicular). Neste caso, as marcas de solda são “lixadas” com lima ou esmeril.

Em um pedaço de haste (com comprimento de 10 cm) e diâmetro M12, é cortada uma rosca M12 com cerca de 2 cm de comprimento usando um porta-matriz.Esta haste roscada é soldada a uma placa quadrada de metal (soldada a um tubo quadrado) de modo que fique em um ângulo de 90 graus em relação ao plano do quadrado (externo).

Os 2 pedaços de tubo quadrado resultantes com “pinos” soldados são combinados entre si, de modo que a parte menor (com o 1º pino) seja enfiada nos orifícios correspondentes da 2ª parte. A peça é amarrada em outra com um “calcanhar” (placa) soldado em seu interior. Neste caso, 2 pinos laterais devem “olhar” na mesma direção que um semelhante na outra parte.

Depois de combinar as 2 partes, você precisará fixá-las. Para isso, coloque uma porca M12 no pino central (de 3 pinos dispostos em paralelo) - coloque uma arruela. A seguir, são colocados 3 rolamentos em dois (aqueles que estão no mesmo tubo quadrado) dos três pinos laterais dispostos em forma de “triângulo”. Neste caso, será necessário colocar uma arruela na parte superior e inferior (4 peças no total) para garantir uma fixação confiável dos rolamentos. Depois disso, a primeira arruela grande é colocada no topo da estrutura resultante e a porca de autotravamento M12 é aparafusada com uma chave inglesa (você pode usar uma “chave de caixa”). Neste caso, é necessário apertar a porca para que os rolamentos possam girar.

Em seguida, em um círculo de aço (haste) com diâmetro de 50 mm, é feito um furo passante no centro para criar uma grande peça em forma de cilindro. Esta peça é colocada no lugar do 3º pino (próximo aos mancais), e uma arruela maior que o tamanho do cilindro é colocada na parte inferior. Depois disso, uma porca autotravante é instalada e apertada para que o cilindro possa girar.

Uma alça especial deverá ser anexada ao produto resultante (você pode usar uma adequada). Se necessário, pode ser feito a partir de uma chapa de aço de 20 cm de comprimento, cortando a borda em 2 cm com uma esmerilhadeira, que depois é dobrada em um ângulo de aproximadamente 135 graus. Em seguida, a dobra do lado do entalhe é soldada e polida. Em seguida, na outra extremidade desta peça, é feito um furo no centro do M12 com uma distância de aproximadamente 1 cm da borda, e nele é soldada uma haste (com diâmetro de 12 mm) de 10 cm de comprimento.

A alça resultante é cuidadosamente soldada ao cilindro para que possa rolar livremente em um círculo sem tocar nos outros dois pinos com rolamentos. Se desejado, partes individuais do mecanismo resultante podem ser pintadas ou lixadas. Depois disso, o mecanismo já pode ser utilizado para dobrar tiras de aço de diferentes seções.

É importante saber: Para evitar o embotamento da broca M12, é necessário primeiro fazer furos com brocas de menor diâmetro, umedecendo o local de perfuração com óleo.

Conclusões: A máquina caseira apresentada pode ser fabricada de forma relativamente rápida em condições normais de casa. Ele cumpre perfeitamente suas tarefas e permite fazer rapidamente diversas peças a partir de tiras de metal, como círculos para barris de madeira, aros para estruturas de suporte e muito mais. Graças ao seu formato prático e design simples, não está sujeito a desgaste excessivo e terá uma longa durabilidade, desempenhando perfeitamente as suas funções.

Assista o vídeo

Para ver com mais detalhes o processo de fabricação de uma dobradeira de tiras e um exemplo de sua utilização prática, você deve assistir ao vídeo:
voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
3+três=
Comentários (0)

Abajur LED | Faça Você Mesmo

Como consertar um caixilho de janela de plástico que não fecha completamente

Como fazer uma furadeira com um macaco e um motor de máquina de lavar

Velas faça você mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar