Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » Arma Gauss » Circuito conversor para uma pistola Gauss
O conversor é baseado no popular temporizador da série 555. O design do conversor é bastante simples e não pode causar dificuldades mesmo para rádios amadores novatos.
A potência de tal conversor depende em grande parte do transistor de efeito de campo usado. Os principais tipos de transistores de efeito de campo utilizados são IRFZ44, IRL3705, IRF3205. Os dois últimos funcionam muito bem, mas no primeiro você pode observar uma grande liberação de calor, embora o transistor precise de um dissipador de calor.

Circuito conversor para pistola gauss


A potência do conversor depende diretamente da fonte de alimentação; com uma bateria de fonte de alimentação ininterrupta, a potência é de cerca de 50-60 watts ou mais.
Esse conversor será capaz de carregar uma capacidade de 400 volts e 1000 µF em apenas um segundo! e tudo isso graças ao aumento da potência do conversor.




Como você sabe, o microcircuito da série 555 pode operar em dois modos - 1) como temporizador (objetivo principal do microcircuito), 2) como gerador de pulsos retangulares, no nosso caso o microcircuito funciona como oscilador mestre.
Os pulsos gerados pelo microcircuito vão para a porta de um poderoso transistor de efeito de campo, como resultado, força-o a abrir e fechar em uma determinada frequência (a frequência dos pulsos gerados), formando uma tensão alternada de alta frequência em enrolamento primário do transformador.




O enrolamento primário do transformador consiste em 7 voltas de fio de 1 mm; você também pode usar vários fios de fio mais fino para um enrolamento conveniente.



Em seguida, colocamos isolamento no topo do enrolamento primário e enrolamos o secundário. O enrolamento consiste em 120 voltas de fio com diâmetro de 0,2-0,3 mm.
O enrolamento é enrolado em camadas, cada camada possui 40 voltas. Fita adesiva, fita isolante, fluoroplástico, etc. podem ser usadas como isolamento intercalar.



A potência do conversor é bastante elevada, portanto o circuito pode ser utilizado como um conversor de 12-220 volts, mas neste caso o número de voltas no enrolamento secundário deve ser reduzido para 65.




O transformador pode ser enrolado em anel de ferrite, copo blindado ou moldura em W (ferrite), as dimensões não são muito importantes, o principal é que os enrolamentos se encaixem.




No meu caso, a instalação é feita em protoboard em ambos os lados. Componentes SMD também foram usados ​​para reduzir o tamanho da placa. O transformador também foi montado na placa.




A tensão de saída do conversor é de cerca de 380-440 volts, para retificação pode-se usar qualquer diodo de pulso com tensão de 1000 volts e corrente de pelo menos 1 Ampere (FR107, FR207, UF4007 e outros).

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
3+três=
Comentários (22)
  1. Veente
    #1 Veente Convidados 4 de janeiro de 2013 18:41
    0
    O circuito mais valioso de todos porque a tensão de entrada pode ser ajustada de 5 a 18 volts, eu mesmo usei isso apenas com um transformador HV
  2. Máximo
    #2 Máximo Convidados 25 de setembro de 2013 18h04
    0
    Ok, ideia legal!
  3. Danilo
    #3 Danilo Convidados 10 de outubro de 2013 13:42
    0
    Quem sabe soldar esse circuito, senão eu preciso muito e sou iniciante e não entendo bem :)
  4. namorados
    #4 namorados Convidados 8 de janeiro de 2014 09:29
    0
    qual é a frequência de saída
  5. Danilo
    #5 Danilo Convidados 26 de fevereiro de 2014 21h03
    0
    Como conectar menos ao circuito?
  6. Danilo
    #6 Danilo Convidados 26 de fevereiro de 2014 22:03
    0
    E pode ser ligado sem carga?
  7. NALSUR28
    #7 NALSUR28 Convidados 7 de agosto de 2014 19:39
    0
    Nada mal. Uma pequena substituição em peças e dimensões do aparelho. Na falta de energia elétrica, podemos até assistir a um grande painel de TV LCD.
  8. Igor
    #8 Igor Convidados 4 de maio de 2015 01:34
    0
    Montei esse circuito, mas com 2 coroas ele não produz mais que 160 volts. O capacitor carregou por dez segundos até apenas 36V. Por que tudo é tão escasso? Será porque os secundários 3x40 não couberam e eu fiz 4x30?
    1. Damir
      #9 Damir Convidados 11 de novembro de 2018 20:19
      2
      Na verdade estou tentando montar um rifle automático lá, já montei um carregador de plexiglass, tirei várias balas de uma haste martelada, aliás, a mola de pressão é a mesma do tipo Kalash de combate rifles, está apenas dobrado de forma figurativa, então ainda estou coçando a cabeça sobre como alimentar uma bala dessa revista sozinho, baú, ainda não tenho ideias, mas avancei na velocidade de carregamento de capacitores. com meu conversor EMF modificado. Vou explicar brevemente como funciona.você pega qualquer trans e aplica 9-12 volts no lado de alta tensão e de repente desliga a fonte... a tarefa principal é como remover neste curto período de tempo a mesma tensão na forma de fem traseira do mesmo lado de alta tensão, eu o removo com um diodo UF regular do condensador, eles carregam não em segundos ou mesmo em um segundo, mas em algumas frações de segundo, enquanto este conversor incrível consome apenas alguns infelizes quilômetros de Amperes
  9. Igor
    #10 Igor Convidados 21 de maio de 2015 22h39
    0
    Mas se você alimentá-lo com baterias de 9V, ele produz a tensão declarada, embora a velocidade de carregamento ainda não seja satisfatória. Vou rebobiná-lo para um transformador de ferrite maior e usar fios de enrolamento mais grossos, vamos ver o que acontece.
  10. Igor
    #11 Igor Convidados 21 de maio de 2015 22:41
    0
    Citação: Daniel
    E pode ser ligado sem carga?

    Sim, eu incluí.

Artesanato em metal | Página 5 | Faça Você Mesmo

Como costurar uma bainha de faca

Um simples removedor de filtro de óleo DIY

Como fundir peças em bruto de alumínio de alta qualidade para um moedor

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar