Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Diferente » Trabalhos manuais » Artesanato em metal » Como reparar um dente de engrenagem quebrado
Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Nos mecanismos de anos anteriores de produção (máquinas-ferramentas, caixas de engrenagens, acionamentos), as engrenagens e engrenagens eram muitas vezes feitas de ferro fundido cinzento, que, em cargas baixas e médias, não eram inferiores às suas contrapartes de aço, e o processo de fundição do ferro era mais simples e mais barato que o aço.
Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Mas o ferro fundido é frágil e, em engrenagens e engrenagens, com uma mudança brusca de carga ou seu aumento, os dentes quebraram e todo o mecanismo falhou. Claro, seria melhor substituir uma engrenagem ou engrenagem com dente faltante por um novo produto, o que nem sempre é possível. Então só falta tentar restaurar o dente de outra forma.
Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Uma das opções está associada ao preparo mecânico do local do dente quebrado, revestimento com material adequado em termos de resistência e outras características e processamento do revestimento até a obtenção de um novo dente com geometria exata.

Equipamentos, dispositivos e materiais necessários


Para trabalhar, precisamos:
  • moedor e mini furadeira (broca);
  • tocha de soldagem oxi-acetileno;
  • ácaros;
  • batedor (cabeça de medição);
  • torno;
  • lixa;
  • eixo com porca e batente tubular para conjunto de pinhão e engrenagem;
  • cortador para formar o perfil da cavidade entre os dentes;
  • eixo de corte com punho pronto para uso;
  • fresadora com cabeçote divisor;
  • instrumento de medição (paquímetro, micrômetro), etc.

Para preencher a lacuna entre dois dentes adjacentes intactos em relação a um dente quebrado, precisamos:
  • haste de bronze silicioso (silicone);
  • fluxo (parte principal: bórax com pequena mistura de magnésio);
  • manta de soldagem de fibra de vidro;
  • trapos, guardanapos de pano, etc.

O processo de restauração de um dente quebrado


É composto de três etapas:
  1. Preparar o local e preencher (selar) o espaço entre dois dentes adjacentes íntegros em relação ao faltante.
  2. Fabricação de suporte para cortador de engrenagens e eixo para fixação da engrenagem e redutor na máquina durante o processamento.
  3. Formação do perfil do dente removendo o material depositado com uma fresa especial de ambos os lados.

Preparando a área de solda


Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Como o ferro fundido cinzento é difícil de usinar mecanicamente, é quase impossível fazer isso com uma mini furadeira. É melhor e mais rápido lixar um dente quebrado com uma esmerilhadeira.
Como reparar um dente de engrenagem quebrado

No final, você pode usar uma furadeira para tornar a base áspera. Isto irá garantir uma ligação mais forte entre o material soldado e o ferro fundido.
Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Processo de soldagem térmica


Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Inicia-se com o aquecimento completo e uniforme, com maçarico de gás-acetileno, tanto da área de solda quanto das partes adjacentes da engrenagem. Caso contrário, a probabilidade de formação de fissuras na peça de ferro fundido aumenta.
Em seguida, a área de solda e a haste de bronze levemente siliciosa (silicone) são aquecidas em brasa, que, após o aquecimento, é baixada para um recipiente com fluxo, composto principalmente de bórax com adição de uma pequena quantidade de magnésio.
Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Em seguida, uma haste de bronze de silicone revestida com fluxo é colocada sobre a cavidade e derretida com a chama de um maçarico de acetileno. Esta operação continua até que a solda de bronze silício preencha todo o volume da cavidade entre os dentes adjacentes intactos.
Ao final desta etapa, para que a solda não rache devido ao resfriamento rápido, cobrimos a peça a ser restaurada com uma manta de fibra de vidro e deixamos esfriar lentamente pelo tempo necessário.
Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Processo de usinagem de extremidade de engrenagem soldada


Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Fixamos a roda dentada no mandril do torno e, usando um cabeçote medidor, ajustamos o bloco com o desvio mínimo permitido, batendo a engrenagem de um lado ou de outro com um martelo, se necessário.
Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Em seguida, usando cortadores, removemos os cordões de solda que se projetam além das extremidades da engrenagem. Ao final do torneamento, lixamos as áreas de processamento com lixa.
Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Preparando o bloco e o cortador para o trabalho


Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Colocamos a engrenagem e o bloco de engrenagens em um torno em um eixo pré-preparado, apertando a porca e o batente cilíndrico.
Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Para fazer um suporte para uma fresa, pegamos uma haste de aço de determinado comprimento e diâmetro um pouco maior que o furo de montagem da ferramenta. Nós o prendemos no mandril do torno e primeiro fazemos um pequeno furo em uma das extremidades com uma broca de centralização, que depois expandimos com uma broca helicoidal até o tamanho necessário.
A seguir, fixamos a torneira no contraponto da máquina e inserimos no orifício na extremidade da haste.Movemos o cabeçote para trás e cortamos a linha manualmente, girando a torneira com uma manivela. Aparafusamos um parafuso caseiro com cabeça cilíndrica plana e dois recortes retangulares simetricamente localizados em relação ao centro da haste na rosca resultante para fixação com uma chave especial.
Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Em seguida, terminamos a haste do outro lado e a retificamos no comprimento necessário para corresponder ao diâmetro do fuso da fresadora. Realizamos torneamento com verificação periódica do diâmetro para não afrouxar o tamanho. Ao final lixamos a área de torneamento com uma lixa e enxugamos com um pano.

Formação do perfil dentário


Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Fixamos o porta-fresa no fuso da fresadora e retificamos a haste no tamanho do furo da fresa, medindo periodicamente o diâmetro com um micrômetro. Ao final lixamos o sulco com lixa e enxugamos com pano.
Colocamos o cortador no suporte e fixamos na extremidade com um parafuso de fixação, primeiro com a mão, e na extremidade com uma chave especial com manivela. Instalamos o cabeçote divisor e o cabeçote móvel na mesa de trabalho da fresadora. Ao fixar uma haste de aço perfeitamente reta entre eles, alinhamos essas unidades para garantir a máxima coaxialidade nos planos vertical e horizontal. Para fazer isso, usamos cabeçotes de medição e ajustamos a posição do cabeçote móvel em relação ao cabeçote divisor. Após o alinhamento, essas unidades são fixadas com segurança à mesa da fresadora.
A operação mais importante é o alinhamento preciso da fresa em relação à engrenagem que está sendo restaurada. Para fazer isso, usamos um paquímetro, um micrômetro e uma régua de metal.
Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Dividimos as características da cabeça pelo número de dentes e obtemos o número de voltas do cabo por 1 dente. Geralmente o resultado é um número fracionário. Este valor é então encontrado no círculo divisor.
Agora você pode ligar o fuso da fresadora e começar a moldar uma das cavidades do dente que está sendo restaurado. É melhor fazer isso em 2 a 3 passagens para não danificar a superfície. Ao formar um dente, é necessário retirar partículas do material cortado da fresa e lubrificar a ferramenta. Em seguida, afastamos o cortador e giramos a engrenagem exatamente um passo com o cabeçote divisor e repetimos a operação anterior novamente.
Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Como reparar um dente de engrenagem quebrado

Uma nota


Por que usar bronze de silício para formar um dente em uma engrenagem de ferro fundido? Não é mais seguro soldar a cavidade entre os dentes com um eletrodo de ferro fundido e depois processá-la com uma fresa de engrenagem?
Se você fizer isso, devido à alta temperatura, o ferro fundido “branqueia” e cria áreas praticamente impossíveis de usinar. O bronze de silicone é semelhante em resistência ao ferro fundido cinzento e ainda maior em resistência à tração. Ao mesmo tempo, o seu processamento, como vimos, não é nada difícil.

Assista o vídeo


voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (16)
  1. Convidado Sergei
    #1 Convidado Sergei Convidados 29 de março de 2019 14h57
    1
    Posso te perguntar? Quanto custa esse equipamento para venda? Não é mais fácil comprar? mas esse método não é novo, eles também soldaram um dente quebrado da mesma forma, depois terminaram à mão, mesmo sem fresa modular, fizeram um gabarito do perfil do dente e finalizaram o dente até o final, o resto é rolado pelo mecanismo
  2. Sergey K.
    #2 Sergey K. Visitantes 29 de março de 2019 16h05
    20
    Informativo, mas de pouca utilidade prática em casa...
  3. Convidado Sergei
    #3 Convidado Sergei Convidados 29 de março de 2019 23h02
    1
    Tentei aplicação de ferro eletrolítico em casa. Se você acredita em livros inteligentes, a resistência é quase igual à do aço temperado 45 (a vida útil de um virabrequim restaurado é de aproximadamente 80%). Não concluí o processo - não consegui manter a temperatura de 85 graus (mal preparado).Quando tentei cortar a camada aplicada com uma lima de agulha, não houve delaminação - foi cortada como um todo com a base. Na minha opinião, em casa é mais fácil colocar ferro no lugar de um dente quebrado do que fundi-lo.
  4. André
    #4 André Convidados 30 de março de 2019 10h08
    1
    O calor vermelho é de aproximadamente 800 graus. Um pouco demais. Você pode fazer isso com aquecimento a 200 graus ou sem aquecimento. Derreta a primeira camada a ser depositada em pequenas áreas com um eletrodo como Monel, Melchior, Komsomolets. Se for em áreas pequenas, não é necessário aquecê-la; se você fundir a primeira camada de uma vez, é melhor aquecê-la a 200 graus. Outras camadas são fundidas usando eletrodos convencionais UONI 13/45. Esfrie lentamente. Na prática é ainda mais simples. O revestimento é realizado com eletrodos UONI enrolados em fio de cobre.
  5. Convidado Sergei
    #5 Convidado Sergei Convidados 30 de março de 2019 11h26
    0
    É mais fácil fazer aço. Cortar e calibrar uma coroa com uma engrenagem não é problema, mas se houver um st45 ou qualquer instrumental, então aquecendo as unidades em 40, ele durará para sempre (ou seja, o equipamento acima).
    1. Convidado Alexandre
      #6 Convidado Alexandre Convidados 4 de abril de 2019 07:27
      0
      Você já ouviu falar que existem disciplinas como metalurgia, resistência de materiais?
  6. Convidado Paulo
    #7 Convidado Paulo Convidados 30 de março de 2019 12h28
    1
    Lá Alexander Oblivin restaura com soldagem e esmeril
    1. convidado 27
      #8 convidado 27 Convidados 3 de abril de 2019 02:31
      1
      Teria sido mais fácil serrar a engrenagem antiga e soldar uma nova na bucha!
      1. Convidado Alexandre
        #9 Convidado Alexandre Convidados 4 de abril de 2019 07:18
        0
        Isso é o que você fará com sua transmissão automática!
    2. Convidado Alexandre
      #10 Convidado Alexandre Convidados 4 de abril de 2019 07:24
      0
      O que há de único aqui? Um operou o aparelho sem lubrificação e com sobrecarga, e o outro, por desespero e pobreza, foi obrigado a tratá-lo no joelho.
  7. Convidado Andrei
    #11 Convidado Andrei Convidados 30 de março de 2019 14h39
    1
    Mesmo as novas tecnologias podem ser arruinadas com esses especialistas. Bem, se você ler a literatura antiga sobre conserto de engrenagens, veja, eles fariam isso direito do ponto de vista mecânico
  8. Ivan
    #12 Ivan Convidados 31 de março de 2019 07:38
    2
    Como opção, basta levar em consideração que os dentes geralmente são revestidos com um revestimento (cimentação, cianureto, etc.) e por isso a dureza dos dentes é maior que a do núcleo, e não foi assim que aconteceu , não está claro como e quanto tempo o patch “temporário” durará
    1. Convidado Alexandre
      #13 Convidado Alexandre Convidados 4 de abril de 2019 07:15
      0
      Foi dito claramente a você: isto é FERRO FUNDIDO!
  9. Chekantsev Vyacheslav
    #14 Chekantsev Vyacheslav Convidados 4 de abril de 2019 12h43
    2
    restaurar dentes pelo método de revestimento com vários metais nem sempre dá efeito desejado... Na minha opinião, é muito mais simples e eficaz, se você tiver um torno com cabeça divisória, fazer uma nova engrenagem em aço do apropriado nivelar e soldá-lo no lugar do quebrado, garantindo a centralização necessária devido aos assentos de fabricação.
  10. Convidado Andrei
    #15 Convidado Andrei Convidados 4 de abril de 2019 23:53
    4
    Se a sua lâmpada incandescente queimar, não se apresse em jogá-la fora! Separe cuidadosamente a base e corte a parte superior do cilindro, utilizando microssoldagem para restaurar a integridade do filamento de tungstênio. Use uma tocha para derreter a parte cortada do vidro, restaurando a estanqueidade do cilindro da lâmpada. Corte o “bico” do fundo do balão, bombeie o ar e derreta o bico novamente. Agora anexe a base.
    A lâmpada ainda funcionará!

Artesanato em papel | Página 9

Como fazer uma rosa de foamiran | Faça Você Mesmo

Ímãs de Páscoa DIY feitos de gesso

Carros caseiros | Página 8 | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar