Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Útil e interessante » Lifehacks e dicas úteis » Afiar uma faca de cozinha em uma máquina caseira

Um amigo me pediu para afiar uma faca que era usada na cozinha há 3 anos para diversas tarefas: cortar carne congelada e ossos de aves. A lâmina feita de aço 95X18 não resistiu aos testes, e vários cavacos apareceram na aresta de corte, e os primeiros 50 mm da ponta foram inicialmente “mal afiados”. O proprietário tinha medo de fazer qualquer manipulação sozinho, embora tenha em sua cozinha um bloco abrasivo de uma loja de ferragens.

Vantagens e desvantagens das máquinas de afiar “adquiridas”

O motivo mais comum de falha ao afiar uma faca é a dificuldade de mantê-la em uma posição que o ângulo de ataque permaneça constante. Existem muitos dispositivos e máquinas que resolvem esse problema.

A principal vantagem dos sistemas de afiação fabricados em condições de produção é que eles estão prontos para o trabalho, nada precisa ser concluído.

No entanto, eles também têm desvantagens:

  • A maioria dos dispositivos só pode funcionar em ângulos fixos (apontadores elétricos de cozinha, dispositivos do tipo Lansky).
  • Sistemas com boa funcionalidade, como o Apex Edge Pro (preço em torno de US$ 300), custam muito dinheiro. Além disso, há mais clones e falsificações à venda do que originais.
  • Quase todos os afiadores mecânicos removem uma grande quantidade de metal e superaquecem a lâmina cortante. Exceções, como Tormek (Tormek T9 custa mais de 50 mil rublos na configuração mínima. O equipamento para a máquina terá que ser adquirido separadamente e também caro.), São MUITO caros.
  • Nem todos os projetos de “fábrica” fixam a lâmina com rigidez suficiente.

Apontador caseiro

O aparelho caseiro que utilizo já viu pelo menos mil facas, cinzéis e outras ferramentas de corte, por isso não tenho dúvidas da sua eficácia. O design é extremamente simples e o que há de mais caro são as pedras de amolar. Na descrição não darei tamanhos específicos, apenas ideias gerais.

cama

A cama é um pedaço de ferro do conjunto “Jovem Encadernador”. É bastante grande e maciço, por isso não oscila mesmo em bases “tortas”.

Prateleira

O tripé do ampliador de fotos revelou-se um excelente doador. O mecanismo de levantamento padrão, que uso para ajustar o ângulo da pedra em relação ao plano da lâmina, funciona suavemente e está fixado com segurança.

Haste inclinada

Uma haste calibrada com diâmetro de 10 mm foi projetada para segurar e mover a pedra de amolar. Ele é preso ao mecanismo de elevação por meio de uma dobradiça - a extremidade de direção de um kart. Na haste são colocadas as seguintes peças: uma porca de plástico, uma mola, duas pinças com parafusos de fixação, uma porca na parte traseira (para que a haste não caia da dobradiça). Este design permite trabalhar com pedras de diferentes comprimentos e trocá-las rapidamente: nunca fixo o parafuso de travamento da braçadeira próxima, e a pedra é segurada pela força da mola.

Mecanismo de travamento da lâmina

Elementos do mecanismo:

  • Suporte. A peça é feita de duralumínio e serve como pinça.
  • Uma bucha de bronze com ranhura semicircular é fixada imóvel no suporte.
  • O eixo está assentado com uma folga de 0,1 - 0,15 mm, ou seja, gira livremente. A mola pressiona o eixo de fixação contra a bucha.
  • O canal é fixado ao eixo.
  • Dois pares de mandíbulas com parafusos de martelo M8 movem-se livremente ao longo das ranhuras do canal. Depois de apertar as porcas, elas ficam firmemente fixadas na posição. O ângulo entre as superfícies das mandíbulas adjacentes às flanges do canal é de cerca de 75 graus.

A bucha é feita em torno, as mandíbulas e o canal são feitos em fresadora e o suporte é feito em furadeira. As demais peças e espaços em branco foram encontrados na garagem.

Procedimento de afiação

Se uma faca usada estiver sendo afiada e for necessário manter o ângulo de aproximação, o trabalho será executado na seguinte ordem.

Fixamos a lâmina nas mandíbulas, tendo previamente ajustado a sua posição em largura.

Antes da instalação, selamos as facas com lâmina polida com fita adesiva para evitar riscos.

Desenhe a ponta com um marcador à prova d'água. Instalamos uma pedra abrasiva de grão maior. Fazemos vários movimentos cuidadosos com a barra afastada de nós mesmos. Com base na abrasão das marcas do marcador, determinamos se o ângulo foi escolhido corretamente. Se a pedra ficar presa na borda, ela precisa ser alargada, ou seja, a dobradiça deve ser levantada. Após corrigir o ângulo, o abrasivo deve remover marcas de marcação ao longo de todo o plano da aresta de corte.

Agora você pode prosseguir diretamente para a nitidez. Fazemos movimentos alternativos com a barra e avançamos ao longo do fio da faca até que lascas, vincos e outros defeitos desapareçam completamente. Aplicamos uma leve pressão apenas quando nos afastamos de nós mesmos.A haste deverá retornar vazia. Nas últimas passadas liberamos a pressão na barra.

Puxe o canal em sua direção e gire-o 180°. Afiamos até que a largura da entrada em ambos os lados seja aproximadamente a mesma.

Você não precisa se abaixar constantemente para verificar visualmente a borda. Uma das vantagens do dispositivo utilizado é que a faca é fixada uma vez, pode ser girada o quanto quiser e sempre irá parar nas posições desejadas.

Quando o segundo lado estiver concluído, uma rebarba aparecerá no primeiro. Você pode não ver, mas pode sentir claramente com os dedos. É preciso ter certeza de que a rebarba se formou em todo o seu comprimento, caso contrário mais tarde haverá áreas “burras” e o trabalho terá que ser refeito.

Você precisa controlar a rebarba movendo o dedo da ponta até a ponta, mas não ao longo dela! Caso contrário, os cortes não poderão ser evitados.

A largura da aresta de corte ao longo da lâmina depende da geometria das encostas. Nesta faca, o chumbo na ponta é mais grosso que o resto.

Antes de passar para um abrasivo mais fino, use uma esponja ou papel toalha para remover a serragem. Removemos os riscos da pedra anterior em ambos os lados. Nesse caso, a rebarba deve se separar: não se desintegrar em forma de pó, mas cair em fios finos.

Dependendo do tamanho do grão, a segunda pedra também pode “pegar” a rebarba. No meu caso, foi exatamente isso que aconteceu. Então passamos para o próximo grão.

Verificamos o resultado do trabalho em um jornal: fazemos um corte com broche e controlamos sua lisura. Se sobrar algum defeito, ele grudará.

Se desejar, você pode tentar raspar o cabelo do pulso.

A melhor forma de verificar é cortar com uma faca a finalidade a que se destina.

Pedras abrasivas

Eu uso um conjunto de pedras de diamante em uma ligação de metal (4 peças). Líquido refrigerante – água da torneira.Alguns afiadores molham os diamantes com emulsão de sabão. Algumas pessoas geralmente trabalham “a seco” (ver vídeo). Afio de acordo com as instruções do fabricante da pedra, que recomenda molhar a pedra com água e escovar periodicamente as limalhas de metal.

Tamanhos de grãos em barras (em mícrons):

  • 125/100 – formação da aresta de corte, alterando o ângulo de afiação;
  • 63/50 – desbaste;
  • 20/14 – moagem fina;
  • 7/5 – polimento.

Comecei a trabalhar com a primeira pedra e terminei com a terceira. Raramente uso o quarto, apenas a pedido de estetas.

Em vez de barras de diamante, você pode trabalhar com pedras artificiais feitas de eletrocorindo. Existe uma opção ainda mais econômica: cole tiras de lixa de diferentes tamanhos de grão em formas de alumínio ou vidro. O mais importante é que todas as pedras do conjunto tenham a mesma espessura.

Vídeo de afiação de faca

No vídeo, o caçador afia sua faca de trabalho (aço Bohler M390) no dispositivo descrito acima. Ele usa apenas uma pedra 63/50 e acha que é o suficiente. Movimentos característicos ao longo da borda - é assim que ele remove a rebarba.

Talvez eu tenha perdido alguma coisa na descrição do processo ou dispositivo, me desviei de alguns cânones, não rezo para o Arkansas e para as pedras d'água japonesas. Sugiro discutir esses pontos nos comentários.

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (2)
  1. seu úbere
    #1 seu úbere Convidados 17 de junho de 2018 16h48
    0
    Não é legal. Agora, se você pudesse afiar um fragmento de garrafa e usá-lo para amputar um calcanhar purulento em condições de acampamento, e depois usar esse fragmento para planejar uma prótese de bordo e chegar em casa mais rápido que as mulheres do churrasco - sim, respeito!
  2. Kuzya
    #2 Kuzya Convidados 23 de junho de 2018 08:12
    0
    Sinto pena do esquilo.

Como costurar com canivete suíço

Uma tecnologia simples para fazer pilares de concreto lisos e organizados em casa com suas próprias mãos

Um pequeno presente para o Ano Novo | Faça Você Mesmo

Leite condensado caseiro em 20 minutos | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar