Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.

Às vezes surgem situações em que é necessário acender as luzes da sala todos os dias ao amanhecer e apagá-las ao pôr do sol, ou seja, simule a luz do dia dentro de qualquer espaço fechado. Isto pode ser necessário, por exemplo, no cultivo de plantas ou na criação de animais, onde é necessária uma adesão estrita ao regime dia/noite. Dependendo da época do ano, a hora do pôr do sol e do nascer do sol muda constantemente, o que significa que usar temporizadores diários para acender a iluminação não dará conta da tarefa de maneira adequada. Um sensor de luz, ou, mais simplesmente, um fotorrelé, vem em socorro. Este dispositivo registra a intensidade da luz solar que incide sobre ele. Quando há muita luz, ou seja, o sol nascerá, um tronco será estabelecido na saída. 1. Quando o dia chegar ao fim, o sol se põe abaixo do horizonte, a saída será log. 0, as luzes se apagarão até a manhã seguinte. Em geral, o escopo do sensor de luz é muito amplo e limitado apenas pela imaginação de quem o montou. Muitas vezes, esses sensores são usados ​​para iluminar o gabinete quando a porta é aberta.

Circuito do sensor de luz

O elo principal do circuito é o fotorresistor (R4).Quanto mais luz atinge, mais sua resistência diminui. Você pode usar qualquer fotorresistor que encontrar, porque esta é uma peça bastante escassa. Os fotorresistores importados são compactos, mas às vezes custam bastante. Exemplos de fotorresistores importados são VT93N1, GL5516. Você também pode usar os domésticos, por exemplo, FSD-1, SF2-1. Eles custam muito menos, mas também funcionam bem neste esquema.

Se você não conseguiu um fotorresistor, mas realmente deseja fazer um sensor de luz, proceda da seguinte maneira. Pegue um transistor antigo, de preferência de germânio, em uma caixa redonda de metal e serre sua parte superior, expondo assim o cristal do transistor. A foto abaixo mostra exatamente esse transistor com a tampa cortada.

É muito importante não danificar o próprio cristal arrancando a tampa. Quase todos os transistores em tal caixa redonda funcionarão; os transistores de germânio soviéticos, por exemplo, MP16, MP101, MP14, P29, P27, funcionarão especialmente bem. Porque Agora que o cristal desse transistor “modificado” está aberto, a resistência da transição K-E dependerá da intensidade da luz que incide sobre o cristal. Em vez de um fotorresistor, o coletor e o emissor do transistor são soldados, o terminal da base é simplesmente arrancado.

O circuito usa um amplificador operacional; você pode usar qualquer um que seja adequado para a pinagem. Por exemplo, TL071, TL081 amplamente disponíveis. O transistor no circuito é qualquer estrutura NPN de baixa potência, BC547, KT3102, KT503 são adequados. Ele comuta a carga, que pode ser um relé ou um pequeno pedaço de faixa de LED, por exemplo. É aconselhável conectar uma carga potente por meio de um relé, o diodo D1 está no circuito para amortecer os pulsos de autoindução do enrolamento do relé. A carga está conectada à saída identificada como OUT.A tensão de alimentação do circuito é de 12 volts.

O valor do resistor de corte neste circuito depende da escolha do fotorresistor. Se o fotorresistor tiver uma resistência média, por exemplo, 50 kOhm, então o trimmer deverá ter uma resistência duas a três vezes maior, ou seja, 100-150 kOhm. Meu fotorresistor SFD-1 tem uma resistência de mais de 2 MOhm, então levei o trimmer para 5 MOhm. Existem também fotorresistores de menor resistência.

Conjunto do sensor de luz

Então, vamos passar das palavras à ação - antes de tudo, você precisa fazer uma placa de circuito impresso. Para isso existe um método LUT, que eu utilizo.

O arquivo com a placa de circuito impresso acompanha o artigo, não há necessidade de espelhá-lo antes de imprimir.

Baixe o quadro:
pechatnaya-plata.zip [6,74 KB] (downloads: 882)
A placa foi projetada para instalação do fotorresistor doméstico FSD-1 e de um resistor de sintonia tipo CA14NV. Algumas fotos do processo:

Agora você pode soldar as peças. Primeiro são instalados resistores e um diodo, depois todo o resto.

Por último, as peças maiores são soldadas - o fotodiodo e o resistor de sintonia; por conveniência, os fios podem ser encaminhados através dos blocos de terminais. Após a conclusão da soldagem, é imperativo remover o fluxo da placa, verificar a instalação correta e testar as trilhas adjacentes quanto a curtos-circuitos. Somente depois disso a energia pode ser fornecida à placa.

Configuração do sensor

Quando você liga pela primeira vez Diodo emissor de luz no quadro acenderá ou se apagará completamente. Gire cuidadosamente o resistor de sintonia - em alguma posição Diodo emissor de luz mudará seu estado. É necessário instalar um resistor de sintonia nesta borda entre as duas posições e, fechando ou, inversamente, expondo o fotorresistor, atingir o limite de resposta desejado.

A operação do sensor de luz é mostrada claramente no vídeo. Uma sombra é criada sobre o fotorresistor, a intensidade da luz diminui, Diodo emissor de luz sai. Feliz construção!

Assista a um vídeo do sensor funcionando

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (2)
  1. Convidado Alexei
    #1 Convidado Alexei Convidados 21 de abril de 2018 17h04
    3
    Posso descrever tudo isso de novo, mas para manequins? Só reconheci o transistor e sei que está em TVs antigas.
  2. Convidado Andrei
    #2 Convidado Andrei Convidados 1º de maio de 2022 13h13
    0
    Existe um circuito com relé para conectar/desconectar a carga?

Como fazer curvas acentuadas em um tubo sem um dobrador de tubo para que não seja esmagado

Como fazer um colhedor de frutas simples com galhos altos de uma garrafa PET

Dourada seca: simples e saborosa

Como cortar uma trança com ferramentas que estão sempre à mão

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar