Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » Eletrônica faça você mesmo » Diferença entre um termistor e um termopar

Par termoelétrico


Um termopar é um sensor que consiste em dois condutores condutores com propriedades diferentes, soldados entre si. A medição ocorre devido à formação de uma força eletromotriz térmica (tensão) gerada entre os condutores. Dependendo da fonte fria ou quente, a corrente no sensor mudará de direção entre um valor positivo ou negativo. O sensor não requer nenhuma configuração especial, basta verificar as leituras com um dispositivo de referência.
A diferença entre um termistor e um termopar

A faixa de medição do sensor varia de -270 a 2500 graus e depende dos condutores utilizados dentro das ligas. Por exemplo, a liga de tungstênio-rênio em um termopar é capaz de medir temperaturas de até 2.500 graus Celsius.
A desvantagem do sensor é o pequeno sinal de saída, que requer a presença de um amplificador eletrônico e conversor de sinal. A precisão da medição depende do tamanho do dispositivo, se escolhido incorretamente, o erro de temperatura chega a 2,5-4 graus Celsius.
A diferença entre um termistor e um termopar

O termopar é amplamente utilizado nas seguintes indústrias:
  • na pesquisa científica e na medicina;
  • na indústria (produção de produtos metálicos);
  • em sistemas de controle automatizados (máquinas CNC).

Termistor


Um termistor é um dispositivo semicondutor que opera segundo o princípio da resistência variável.
A diferença entre um termistor e um termopar

À medida que a temperatura muda, sua resistência interna muda dependendo do tipo de sensor selecionado. Existem duas variedades deste semicondutor elétrico:
  • Termistor NTC (a resistência cai com o aumento da temperatura);
  • Termistor PTC (a resistência aumenta com a temperatura).

Dentre as características do sensor, pode-se destacar sua precisão em relação à temperatura medida. O erro do termistor é de apenas 0,05 graus Celsius.
Faixa de medição: de -50° a +300 graus em qualquer intervalo medido.
A diferença entre um termistor e um termopar

Desvantagens do sensor:
  • À medida que a temperatura aumenta, a vida útil diminui. O fabricante oferece garantia de até 1000 horas de operação;
  • A calibração com um medidor de referência é necessária para leituras precisas.

Resumindo


A precisão das leituras de temperatura é certamente maior com sensores termistores, mas os termopares podem apresentar uma faixa de medição maior. O material do qual um termistor é feito degrada-se com o tempo, enquanto os termopares duram muito mais tempo.
Os sensores possuem métodos diferentes para determinar temperaturas. Cada tipo requer seu próprio dispositivo ou controlador que permite controlar as leituras.
O principal critério de seleção pode ser considerado a faixa de medição. Se a temperatura exceder o limite de 300 graus, um termopar deverá ser usado. Caso contrário, não adianta pagar a mais, você pode conviver com resistências térmicas baratas, já que um termopar custa uma ordem de grandeza mais cara.

Assista ao vídeo sobre o tema


voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
3+três=
Comentários (4)
  1. Convidado Vladimir
    #1 Convidado Vladimir Convidados 21 de março de 2018 20:16
    2
    O autor não entende nada de elétrica: nem nos termopares nem nos termistores existem semicondutores e não podem existir. Mas os sensores de temperatura na imagem os contêm (semicondutores). Um termopar consiste em dois fios soldados (mais precisamente soldados) em uma extremidade. Os termopares são XK (cromel-calomel), XA (chromel-alumel), etc. Termistores são pequenas bobinas de fio fino (geralmente cobre). Ambos são colocados em uma caixa de aço inoxidável, ao final da qual há uma caixa com terminais para conexão.
    1. Alexei
      #2 Alexei Convidados 22 de março de 2018 19:29
      0
      Infelizmente, a maioria desses autores não sabe sobre o que está escrevendo, mas as pessoas lêem e acreditam...
    2. Convidado Alexei
      #3 Convidado Alexei Convidados 25 de dezembro de 2018 14h27
      4
      Vladimir, (termistores são pequenas bobinas de fio fino (geralmente cobre)) - onde você conseguiu isso? Afinal, isso não é inteiramente verdade, não engane as pessoas. Termistores semicondutores (termistores e posistores) são amplamente utilizados em muitos eletrodomésticos. Leia a literatura.
    3. Paulo S.
      #4 Paulo S. Convidados 6 de julho de 2022 14h37
      1
      O autor do artigo escreveu tudo corretamente. E você, comentarista, está tentando confundir o leitor. Deixe-me esclarecer.

      1) PRIMEIRA CATEGORIA: Termopar – isso mesmo. Este é um par de condutores conectados em uma extremidade. EMF aparece na outra extremidade.

      2) SEGUNDA CATEGORIA: Conversores térmicos de resistência (também conhecidos como TC, também conhecidos como termômetros de resistência).

      Os conversores térmicos de resistência podem ser METAL (estes são os que você, comentarista, está falando, mas o autor do artigo NÃO escreveu sobre eles) ou podem ser TERMORESISTORES. Mas os termistores são apenas elementos semicondutores :)

Devo colocar um ímã no filtro de óleo?

Árvore de natal em uma caixa de doces | Faça Você Mesmo

Presentes - Master class faça você mesmo com fotos | Página 11

Árvore de natal feita de garrafa plástica | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar