Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
Placa de foguete


Eu adoro fogões-foguete... Para quem não sabe, são um ótimo aparelho para cozinhar a lenha. A eficácia da ideia reside no fato de a madeira queimar rapidamente e com alta transferência de calor. Dessa forma, você limita a propagação do calor e direciona-o para onde precisa ir... Na panela!

Materiais:
  • Duas latas de 20 litros.
  • Panela.
  • Muita cinza de madeira.
  • Tubo corrugado de 10 cm (não alumínio).
  • Chapa metálica.
  • Alguns tubos de metal.

Ferramentas:
  • Tesouras metálicas.
  • Luvas de trabalho.
  • Furar.
  • Ferramenta para instalação de rebites.
  • Rebarbadora (não necessária, mas irá agilizar muito o trabalho).
  • Serra.


É imprescindível o uso de luvas de trabalho durante o trabalho, pois o processo de fabricação envolve o corte de metal e sem elas você pode machucar as mãos!

Mais detalhes sobre materiais de placa


Placa de foguete

Placa de foguete

Placa de foguete

Placa de foguete


Suponho que a placa do foguete possa ser feita de qualquer coisa, mas aconteceu de eu ter umas latas de 20 litros e decidi usá-las como corpo.

A fornalha pode ser feita de qualquer coisa e, na verdade, um formato retangular é mais eficiente... Mas o tubo corrugado é mais fácil de trabalhar.

Este não é um tubo de alumínio, que queima rapidamente, mas sim um tubo de aço inoxidável, que serve de chaminé. Você pode usar o que for conveniente para você. Conheci pessoas que conseguiram fazer uma fornalha com latas de tamanho normal.

A panela do fogão deve caber bem, de preferência 2 cm menor de diâmetro que o corpo do fogão. As alças não devem ser de plástico, caso contrário derreterão. Também é importante que haja uma tampa adequada, pois sabemos que tudo ferve mais rápido com tampa. Seria melhor ter duas alças pequenas nas laterais do que uma longa, pois assim ocuparia menos espaço.

Usei cinza de madeira como material isolante, mas você pode usar qualquer coisa que tenha boas propriedades de isolamento térmico e não queime. Ouvi dizer que às vezes as pessoas usam vermiculita. Gosto da cinza de madeira porque é gratuita e torna o fogão bastante pesado e, portanto, mais estável.

Corte de metal


Placa de foguete

Placa de foguete


Corte a parte superior da lata. Para fazer um furo você vai precisar de um cinzel e um martelo, depois use uma tesoura de metal.

Ao trabalhar, lembre-se de que você está lidando com arestas vivas. Em todas as etapas da produção, usei luvas de proteção e constantemente limei qualquer coisa pontiaguda.

No segundo frasco, corte a parte superior e inferior.

Fazendo o corpo e o tubo


Placa de foguete

Placa de foguete

Placa de foguete

Placa de foguete


Cortamos o comprimento necessário do tubo corrugado usando uma serra e uma tesoura de metal.

Em seguida, fazemos pequenos cortes em sua borda e, com um alicate, alinhamos as lâminas resultantes e dobramos para dentro (veja a foto).

Isso é feito para que as bordas não fiquem afiadas e seja difícil se cortar ao acender o fogo.

Agora cortamos um buraco no fundo do frasco para o tubo corrugado. Na parte lateral 3 cm acima do fundo serão suficientes.

Insira o tubo no buraco e faça uma curva. O ângulo de curvatura deve ser bem acentuado, enquanto o tubo deve permanecer no centro da lata (veja foto abaixo).

Fazendo uma tampa


Placa de foguete


Para isso, você pode usar o fundo ou o topo da lata que recortamos anteriormente. Mas usei chapa de metal que tinha em mãos.

Recortamos uma folha que seguirá exatamente o formato da lata, com um grande furo para o cano. Isso pode ser feito facilmente usando uma rebarbadora ou outra ferramenta.

A folha deve cobrir bem o jarro, mas não se preocupe muito com isso, pois a cinza de madeira encolherá bastante para manter a estabilidade da estrutura.

Isolamento


Placa de foguete

Placa de foguete


É hora de preencher as cavidades com material isolante.

Especialmente para esses fins, coletei bastante cinza de madeira, que possui excelentes propriedades de isolamento térmico. Mas deve estar seco.

As cinzas devem ficar bem firmes, o principal é que não contenham pregos ou outros materiais condutores de calor. Compacte-o e se encontrar grandes pedaços de carvão, retire-os.

A cinza pode vazar inicialmente de onde o tubo corrugado encontra a lata, mas não se preocupe com isso. Com o tempo, ele ficará tão apertado que não dormirá mais o suficiente.

Após encher o forno com material isolante, cubra o corpo com uma tampa.

Fazemos a superfície de aquecimento do forno


Placa de foguete

Placa de foguete


Algumas pessoas projetam fogões-foguete de forma que o prato aquecido fique diretamente sobre o cano, para isso são feitas várias fendas na borda do cano para que o ar possa fluir livremente.

Prefiro fazer a superfície de aquecimento a partir de um cilindro de gás. Cortei parte para que ficasse um espaço de 20 mm entre o corte superior do tubo e o fundo da panela. Depois faço várias fendas para que o ar e o fogo possam fluir livre e uniformemente ao redor da panela.

Este projeto será muito mais resistente do que um tubo corrugado. Uma vantagem será a utilização sem desperdício de uma botija de gás usada se quiser fazer outro fogão com o resto.

Fazendo o invólucro do forno


Placa de foguete

Placa de foguete

Placa de foguete


Agora temos um fogo isolado que será direcionado para o fundo da sua panela.

Para distribuir o calor de forma mais eficaz sobre sua superfície, precisamos fazer um invólucro. Isso permitirá que o calor que escapa do forno passe pelas laterais da panela, aumentando assim a transferência de calor.

Fazemos a altura do invólucro de acordo com o tamanho da sua panela. Cortamos parte da segunda lata para que ela caiba na segunda, e a alça da panela fique livremente acima do corte superior.

Coloque a segunda lata em cima da primeira. Você pode ter que usar um martelo para isso.

Alças de fogão


Placa de foguete

Placa de foguete


O foguete resultante pode ser bastante pesado e será mais conveniente carregá-lo com a ajuda de alças.

Algumas pessoas preferem que a capa seja removível. Assim você pode colocar uma frigideira e outros utensílios no fogo. Optei por usar apenas a panela escolhida. Isto permitiu fixar a caixa ao corpo da estufa e aparafusar os puxadores.

Para fazer os cabos usei um quadro de bicicleta, dei aos canos o formato desejado, fiz vários furos e parafusei no fogão. Para fixar as alças, escolhi um local onde duas latas se sobrepõem para tornar a estrutura mais durável. Além disso, prendi as latas com rebites.

Prateleira para lenha


Placa de foguete

Placa de foguete


Quando fiz meu primeiro fogão deixei de lado esse detalhe porque achei que não era necessário. Errado. É necessário.

É necessário cortar uma placa de uma folha de metal que será inserida no tubo corrugado e sobressair um pouco dele.

Dessa forma, a madeira será alimentada acima do topo da placa e o ar fluirá por baixo, permitindo que a madeira queime bem.

Muito simples, mas muito importante.

Testando a laje acabada


Placa de foguete

Placa de foguete

Placa de foguete

Placa de foguete

Placa de foguete

Placa de foguete

Placa de foguete


Primeiro, posicione o fogão de forma que a câmara da lenha fique voltada para o vento. O vento permitirá que o fogo queime melhor.
Para começar, o fogão é abastecido com combustível pela parte superior do cano. Você pode usar papel e lascas finas de madeira seca.
Trazemos o fogo, deixamos queimar por cerca de um minuto.
Em seguida, alimentamos a lenha na prateleira através do tubo lateral. Árvore acima, ar abaixo.
Colocamos uma panela, ela vai limitar o fluxo de ar, o que vai criar uma tiragem melhor.
A lenha nesse fogão queima rapidamente e é melhor usar pequenos pedaços de madeira. Eles podem ser empurrados para dentro com um pedaço de pau.
A casca não queima bem, por isso é melhor não usá-la como combustível. Madeira de pinho seca será a ideal.
No primeiro teste, a água ferveu em três minutos e exigiu um pouco de lenha. O resultado pode ser considerado um sucesso.
Sem fumaça, sem cinzas - queima bem.

P.S. Pode ser óbvio, mas apenas a cinza de madeira seca serve como isolante térmico.Portanto, não deixe o fogão na chuva.
Artigo original em inglês
voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (1)
  1. Alexei
    #1 Alexei Convidados 13 de janeiro de 2018 12h08
    1
    Vai queimar rapidamente, carregar 10 kg de concreto é inconveniente

Artesanato - Faça você mesmo, master classes passo a passo | Página 67

Mesa de trabalho dobrável para tubos de PVC | Faça Você Mesmo

Como fazer um cortador com uma espátula velha

Como verificar o rolamento da roda de um carro com suas próprias mãos

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar