Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » Eletrônicos da China » Banho de laboratório
Este banho eletrônico de laboratório tornou-se simplesmente um auxiliar indispensável para mim, como radioamador. Se você está envolvido com rádio eletrônica, recomendo sinceramente que repita também.
Banho de laboratório

O que é um banho-maria?


Um banho-maria de laboratório é um recipiente com aquecedor controlado por termostato. Um termostato eletrônico permite manter a temperatura definida no recipiente com grande precisão. A banheira está equipada com dois elementos de aquecimento, cada um com potência de 100 W.

Para que uso o banho?


Muitas vezes tenho que fazer placas de circuito impresso. O processo de fabricação de PCB requer operações como gravação e estanhagem. São exatamente esses processos que realizo com este banho. Claro, a gravação pode ser realizada em temperaturas normais, mas em um banho aquecido é muito mais rápido. Quanto à estanhagem, não se pode prescindir do aquecimento. Encho a banheira com glicerina (ou água com ácido cítrico), coloco a temperatura de manutenção para 110 graus e encho as tábuas com calma.
Com as reações químicas, tudo fica claro: o aquecimento em dez graus acelera a reação química em cerca de dois.O que reduz o tempo de conclusão, economizando assim seu tempo.
O banho de laboratório pode ter outras utilizações. Por exemplo, pode ser usado como secador de materiais a granel, somente neste caso o sensor do termostato deve estar firmemente fixado ao elemento de aquecimento e os elementos de aquecimento devem ser conectados em paralelo.
E então vamos começar! Comecemos dizendo que vou oferecer duas opções para fazer um banho: para tensão de 12 V e 220 V. Usei elementos de 110 V, pois em nosso país a tensão na rede é de 110 volts.
Componentes a serem adquiridos. Darei imediatamente links para a loja.
Opção de 12 volts (opção mais segura):
  1. Termostato – controlador digital de temperatura 12 V.
  2. Elemento de aquecimento – 2 peças 12 V. (Ou 1 elemento de aquecimento 12V).

Opção de 220 volts:
  1. Termostato – controlador digital de temperatura 220 V.
  2. Elemento de aquecimento – 2 peças por 100 W. (Ou 1 elemento de aquecimento – 200 W).

- Banheira (panela) em aço inox ou aço cirúrgico. (Qualquer loja com utensílios de cozinha)
- Folhas de compensado de madeira para o corpo - ODSP, aglomerado ou OSB. Isso é problema seu. Eu recomendo usar madeira compensada resistente à umidade.
Aquecedores e termostatos podem ser diferentes, veja quantos são - aquecedores, termostatos. Você pode encontrar uma opção mais barata ou um formato diferente.

Projeto de banho de laboratório.


Banho de laboratório

A sequência é a seguinte: o próprio banho com líquido e um sensor de temperatura imerso nele. Os elementos de aquecimento são colados na banheira. Depois há uma camada isolante que separa o banho do termostato. Tudo é revestido por um corpo de madeira.

Construção de banho de laboratório


Banho de laboratório

Banho de laboratório

A primeira coisa que você precisa fazer é recortar e montar o corpo da banheira. Faça recortes para o termostato, fio, fusível.
Agora precisamos colar nossos elementos de aquecimento. Mais precisamente, é aconselhável revestir a superfície do elemento com pasta térmica (você pode comprá-la em uma loja que vende computadores) para uma boa transferência de calor. E sele tudo com várias camadas de material isolante térmico (compre em loja de ferragens).
Banho de laboratório

Banho de laboratório

Banho de laboratório

Inserimos tudo no corpo.
Após a montagem da estrutura, cobrimos grandes vãos com massa, formando bordas lisas. O enchimento pode ser selante automotivo ou resina epóxi. Usei massa acrílica.
Banho de laboratório
Banho de laboratório
Banho de laboratório

Conectamos todos os eletrônicos. Os aquecedores são conectados em paralelo ao termostato. O sensor do termostato sai por um conector, mas você pode passar sem ele, no sentido de sem conector, e não sem sensor. O interruptor liga/desliga está em série com o fusível e o termostato.
Instalamos todos os elementos e montamos o circuito.
Banho de laboratório

Banho de laboratório

Banho de laboratório

Banho de laboratório

Banho de laboratório

Banho de laboratório

Banho de laboratório

Banho de laboratório

Feche a banheira com a tampa inferior.

Pintura.


Banho de laboratório

Banho de laboratório

Banho de laboratório

Pintei com duas camadas de esmalte extra preto de secagem rápida.

Vamos checar.


Despeje água. Conectamos a rede. Conectamos o sensor e o colocamos na água. Ajuste a temperatura e espere a água esquentar. Quando a água atingir a temperatura definida, o termostato deverá desligar as resistências. Isso ficará visível - o termostato apagará Diodo emissor de luz.
É isso: isso significa que nosso banho de laboratório está operacional.
Banho de laboratório
Banho de laboratório
Banho de laboratório

Atualização do dispositivo:
O banho pode ser complementado com um temporizador para que, por exemplo, a secagem de substâncias a granel dure um certo tempo.
Feliz artesanato para você! Obrigado pela sua atenção.

Artigo original em inglês
voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
3+três=
Comentários (0)

Terno de alho | Faça Você Mesmo

Cartão de Reveillon “Janela de inverno” | Faça Você Mesmo

Frango de Páscoa feito com tubos de revista | Faça Você Mesmo

Velas perfumadas artesanais | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar