Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Construção e reparação » Reparar » Substituição da fiação elétrica do teto
Quem já se tratou de substituir a fiação elétrica de um prédio de apartamentos sabe que o mais difícil é substituí-la nas lajes, por onde passa para fornecer tensão às luminárias de teto e lustres. Este problema não existe para apartamentos onde existem tectos falsos, suspensos e outros tipos de tectos, na sua concepção existe um espaço entre a laje e o plano decorativo onde a cablagem pode ser colocada em qualquer lugar e como quiser. Mas no caso em que você planeja pintar o teto, cobri-lo com papel de parede ou ladrilhos de espuma, esse procedimento pode causar muitos problemas. Existem três tipos de lajes. As duas primeiras são estruturas com canais internos - vazios, por onde passam os fios elétricos, a única diferença é que podem correr ao longo ou através da laje. Se não tiver sorte, terá que lidar com o terceiro tipo, o em forma de U, em que não há vazios e os fios passam por baixo do piso dos vizinhos superiores, então só há uma saída - fazer um teto suspenso. Nos dois primeiros casos, começamos por alargar o orifício por onde sai o fio para o lustre.Fazemos isso com um martelo perfurador, com o qual primeiro fazemos furos com uma broca e depois com um bico - um cinzel destruímos os jumpers.

substituindo a fiação elétrica do teto


Agora você precisa determinar a direção do canal, pois pode não ser perpendicular às paredes. Para fazer isso, fazemos furos de controle na laje.

substituindo a fiação elétrica do teto


Identificado, encontramos o local de saída do fio; pode ser no mesmo cômodo, ou talvez no próximo, mas sempre ao lado da caixa do ramal, que deve ser procurada sob o gesso e o papel de parede antigos.

substituindo a fiação elétrica do teto


No local para onde convergem os fios de diferentes salas e diferentes linhas, você precisa encontrar o caminho certo. Para isso, desligamos a energia do apartamento, desconectamos todas as torções ou engates e usamos um dial para encontrar o que procuramos. Depois, como no início do trabalho, alargamos o furo na placa e tentamos passar o fio pelas diferentes pontas, uma a uma. Com alguma sorte, ele pode ter alguma folga imediatamente, mas você não deve retirá-lo imediatamente para comemorar. Você precisa conectar sua extremidade à extremidade do novo fio e puxar cuidadosamente essa torção pelo canal.
Se não conseguir puxar imediatamente, pode aumentar a força com uma ferramenta, por exemplo, um alicate, puxando bruscamente o fio de uma ponta e de outra, mas neste caso pode exagerar, fios de alumínio antigos são bastante frágeis e você pode simplesmente quebrá-los, então o processo posterior se torna mais complicado. Portanto, não há necessidade de pressa, é preciso conectar firmemente a ponta da fiação antiga com um pedaço de qualquer fio dos dois lados e, aplicando força alternadamente sem solavancos bruscos, tentar puxá-lo para fora. Os canais das lajes têm diâmetro bastante grande, mas podem ficar obstruídos com entulhos de construção ou argamassa que entram neles, por isso nem sempre é possível arrancá-los. Se isso acontecer, passamos para a próxima etapa e tentamos estender a sonda guia. O material para isso deve ser bastante rígido, mas flexível.O macio dobrará ao encontrar um obstáculo, mas o duro terá dificuldade em dar a direção desejada. A melhor opção é um cabo com bainha para limpeza de esgoto, é bastante flexível para mudar a direção do movimento no canal e não dobra ao encontrar um obstáculo. Inserimos a ponta do cabo em um dos dois orifícios e, dando-lhe a direção desejada, avançamos.

substituindo a fiação elétrica do teto


Ao emperrar, fazemos movimentos alternativos com torção simultânea. Se o canal não estiver totalmente obstruído com solução, tudo dará certo. Em seguida, prendemos firmemente o novo fio ao cabo, deixando a torção simplificada, sem cantos salientes, e puxamos-o pelo canal.

substituindo a fiação elétrica do teto


Se acontecer que o vazio não seja transitável, pode-se usar o adjacente, descobrindo-o fazendo um teste de perfuração do painel do piso a uma distância de 15 a 20 cm do furo antigo. Mas isso é aceitável quando a laje é vazada e tem vários vazios, mas se for monolítica com um canal especial para fiação, então esta opção não é adequada e só falta fazer multas externas, o que não é incentivado pelo SNiP ou para fazer um teto suspenso.
voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
4 menos um =
Comentários (0)

Alimentação foliar de tomate com ácido bórico para aumentar o rendimento da colheita

Depois de um ano de armazenamento, o alho fica como fresco, a melhor forma de conservar a colheita

Álcool seco faça você mesmo

Como fazer uma grelha leve com uma grelha de geladeira velha

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar