Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » energia alternativa » Fabricamos um aquecedor solar de água de alta eficiência com potência de 1600 W

Nos últimos anos, os coletores solares para aquecimento de água tornaram-se cada vez mais comuns em jardins. Com a ajuda deles, você pode obter água praticamente fervendo nos dias de verão. Eles também são usados ​​para aquecer o refrigerante durante o aquecimento. No entanto, o preço desses colecionadores é alto, portanto, se você tiver um orçamento limitado, poderá fazê-los você mesmo. Vejamos como montar em casa um coletor com qualidade de fábrica com um pequeno investimento.

Materiais:

  • Chapa de alumínio;
  • selante resistente ao calor;
  • tubo de cobre 6 ou 9 mm;
  • poliestireno expandido;
  • pasta térmica para aquecedores;
  • vidro da janela;
  • rebites cegos.

Processo de fabricação do coletor solar

O trabalho deve começar com a confecção do corpo do coletor em chapa lisa de alumínio. Se você tiver uma dobradeira de chapas, poderá dobrá-la formando 2 dobras em cada lado. Neste caso, será necessário retirar previamente os cantos da peça, como no exemplo. Sem esse equipamento, você pode simplesmente aparafusar o perfil ou as ripas ao longo da borda da folha.Neste caso, além de parafusos ou rebites, também será necessário usar selante.

Ao fazer um corpo pelo método de flexão, é necessário fortalecer os cantos. Para isso, as inserções são colocadas por dentro e fixadas com rebites cegos.

Nas junções, os cantos devem ser preenchidos com selante.

O próximo passo é fazer as nervuras dos tubos. Eles acumularão o calor solar e o transferirão efetivamente para o tubo. Para isso são preparadas tiras de alumínio ao longo da largura interna do corpo do coletor. Eles estarão localizados do outro lado. Para uma volta de tubo no coletor, você precisará instalar 2 dessas tiras. Em cada um deles você precisará dobrar uma ranhura de 10 a 20 mm da borda. Assim, o tubo ficará localizado entre duas peças de trabalho. Eles formam uma nervura com uma grande área de aquecimento e se ajustam perfeitamente ao tubo, transferindo efetivamente o calor para ele.

Para fazer as costelas, é necessário montar um gabarito de compensado ou tábuas. É um plano com limitadores ao longo da largura da tira para fixá-la e esticá-la estritamente paralelamente. Nele é fresada uma ranhura na qual a peça de trabalho será pressionada. O condutor é fixado em um torno.

O selo condutor é uma placa de aço com uma parte convexa feita de um tubo ou haste de aço que passa ao longo dela. Este último deve ter o mesmo diâmetro do tubo de cobre utilizado no coletor.

O carimbo é fornecido com uma tira para que possa ser fixado com um parafuso auto-roscante ao gabarito na abertura do batente paralelo. Ao colocar a peça no dispositivo, é necessário pressionar o carimbo contra ela com um torno. Em seguida, a placa é liberada e puxada um pouco para frente. Assim, é necessário carimbá-lo em todo o seu comprimento, fazendo um sulco. É melhor não comprimi-lo completamente com um torno no início, mas formar uma ranhura em 2 passagens.Na primeira vez, você deve apenas designar a forma e, na segunda vez, trazê-la ao ideal.

Em seguida, você precisa combinar 2 nervuras e perfurá-las para fazer rebites. Isso pode ser feito no joelho ou você pode montar outro gabarito. Aquele é composto por 2 placas com ranhuras e uma haste para inserção em vez de tubo.

Depois disso, você precisará cortar e retirar as costelas. Eles são cortados com tesouras de metal. Os amassados ​​restantes podem ser alisados ​​novamente com um carimbo no primeiro gabarito.

O isolamento é instalado no corpo do coletor. É melhor usar espuma de poliestireno. É cortado no tamanho certo e colado no selante.

Agora você precisa dobrar o tubo de cobre. As bobinas são dobradas com base no tamanho das costelas preparadas. É melhor fazer isso em uma folha de aglomerado, compensado ou OSB. Aplicamos marcações e dobramos com cuidado, evitando forte constrição do focinho. Para garantir que o tubo dobre uniformemente e não fique pendurado, pressionamos-o com um trilho com ranhura fresada. Esses modelos podem ser parafusados ​​na base.

Após dobrar o tubo, é necessário instalar as aletas do radiador. O ideal é aplicar pasta térmica nas ranhuras para aumentar a transferência de calor. As placas são fixadas com rebites.

Depois disso, resta pintar as aletas de preto para que aqueçam mais e colocar o radiador na caixa.

Uma folha de vidro é colada no topo com selante. Esse coletor é principalmente adequado para aquecimento de água na estação quente. No inverno, quando abastecido com refrigerante não congelante, pode aquecer a bateria, aquecendo assim a casa.

Assista o vídeo

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
3+três=
Comentários (2)
  1. pensamento
    #1 pensamento Convidados 11 de outubro de 2021 14h04
    3
    Por que você precisa de um coletor com água fervente no verão?
    1. Richard Kirillovich Eremeev
      #2 Richard Kirillovich Eremeev Convidados 10 de novembro de 2021 18h54
      0
      Para bolinhas de massa

Como consertar uma peça de plástico quebrada

Decoração de grampos de cabelo | Faça Você Mesmo

Cavala salgada em casa

Como fazer um estojo para guardar pequenos consumíveis com sobras de policarbonato

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar