Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » Como montar um circuito para controlar uma carga usando qualquer controle remoto

O controle de certos dispositivos ou cargas usando painéis de controle remoto é frequentemente amplamente utilizado em edifícios industriais e residenciais. Muitas vezes, isso pode ser ligar e desligar remotamente luminárias, aparelhos de ar condicionado, exaustores, portas de garagem, etc.

Tais dispositivos que ligam ou desligam iluminação ou outras cargas à distância geralmente consistem em um fotodetector e um diodo emissor operando na faixa infravermelha e geralmente consistem em duas partes, a própria placa de controle com um receptor infravermelho e um controle remoto. Você mesmo pode montar facilmente esse dispositivo, a vantagem desse circuito é que ele não contém peças caras e o controle remoto pode ser qualquer controle remoto de uma TV antiga, videocassete, etc.

Esquema:

O sensor LMS5360 é utilizado como receptor IR, é um receptor IR de três pinos que opera na frequência de 38 KHz. Quando o sensor detecta um sinal IR, um 0 lógico estará presente na saída do sensor, este sinal é muito fraco, então é recebido e amplificado pelo transistor VT1.Este sinal vai então para o multivibrador standby do NE555 e o aciona.

Da saída do microcircuito (pino 3), o sinal vai para o pino 3 do microcircuito K561TV1A e aciona o gatilho, depois da saída (pino 1) o sinal vai para a base do transistor VT2, que por sua vez controla o relé . A cada sinal do temporizador 555, o gatilho mudará de acordo, o relé será acionado, ligando ou desligando a carga.

O esquema também prevê Diodo emissor de luz HL1 que é fornecido como uma indicação para monitorar se o dispositivo está ligado ou não. Com uma fonte de alimentação de 5 volts, o resistor R5 pode ser excluído do circuito, visto que se Diodo emissor de luz projetado para tensão de alimentação de 2,5-3 volts. Para evitar a falsa operação do temporizador, o circuito contém o resistor R4 e o capacitor C2.

O diodo VD1 é conectado em paralelo à bobina do relé por conexão reversa para evitar saltos e rajadas de EMF; caso contrário, sem ele, interferência pode entrar no circuito, o que tem um efeito prejudicial nos transistores de baixa potência e nos elementos sensíveis.

Sobre detalhes:

  • Como sensor IR, você pode usar qualquer semelhante operando na frequência de 38 KHz com três pinos, como no meu caso de uma TV antiga, é importante levar em consideração a pinagem desses sensores.
  • Resistores com R1-R6 com potência de 0,25 Watt.
  • Capacitores eletrolíticos C1, C3 com tensão de pelo menos 16 volts C2 cerâmico ou filme 100 nanofarads C4 cerâmico ou filme 10 nanofarads.
  • Transistores VT1 VT2 kt3102 ou análogos BC184 BC182 2N4123 BC547.
  • Diodo emissor de luz qualquer um projetado para uma tensão de 2,5-3 volts.
  • Microcircuito temporizador DD2 NE555 ou analógico doméstico KR1006VI1A.
  • Microcircuito DD2 CD4027 ou analógico doméstico K561TV1A.
  • Diodo retificador VD1 Kd522 ou importado 1N4004 14007.
  • Um relé com tensão de bobina de 5 volts e capacidade de chavear corrente, como no meu caso 3 amperes, se a necessidade aumentar, instale um relé com alta corrente de comutação de 5 a 10 amperes, etc.

Você pode baixar a placa aqui:

Prós:

Em modo inativo, o aparelho consome 3 mA, o que permite que o aparelho seja alimentado por 3 pilhas AA. Durante a operação, o consumo de corrente do dispositivo é de cerca de 36-37 Ma.

Capacidade de alternar cargas poderosas de corrente contínua ou alternada de 220 volts. As dimensões do dispositivo são uma placa de circuito impresso com dimensões de 9,5 por 3 cm e alcance de 10 metros.

Assista o vídeo

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
4 menos um =
Comentários (0)

É possível restaurar a bateria de uma chave de fenda sem desmontá-la? Minha experiência

Eletrônica | Página 28 | Faça Você Mesmo

As pessoas ficam viciadas nisso o ano todo

Como branquear rejunte e se livrar do mofo por muito tempo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar