Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Sobrevivência do turismo de pesca de caça » Como fazer fogo na floresta sem fósforos ou isqueiro

Hoje em dia existem objetos mais do que suficientes com os quais você pode fazer fogo. Isso inclui fósforos, tanto comuns quanto de caça, cupins, queima longa, etc. Isqueiros, tanto a gás normal como a gasolina e electrónicos. Bem como uma variedade de pederneiras, prismas solares, reagentes químicos e outras coisas semelhantes. Mas como fazer fogo sem ter nada disso? As situações da vida são diferentes. Existem várias maneiras de fazer fogo sem ter absolutamente nenhum meio para esse fim. Neste exemplo específico, precisamos apenas de um pedaço de metal e uma pedra, que pode ser recolhida em qualquer lugar.

Vai precisar

  • Faca ou outro objeto metálico.
  • Pedra (qualquer rocha quartzítica).

Obtendo fogo de uma faísca

O fato de uma faísca adequada para acender uma isca poder ser apagada com duas pedras nada mais é do que um estereótipo! O que precisamos é de metal! Hoje em dia, objetos de metal cercam as pessoas em todos os lugares. Os antigos que descobriram o fogo aprenderam com o tempo a fazer fogo sozinhos usando uma pedra e um pedaço de pirita de ferro - um mineral com alto teor de ferro. Também é chamada de pirita.Naqueles tempos distantes, por razões óbvias, não havia metal, então, em vez disso, usaram com sucesso um pedaço desse mineral. Este método também pode ajudar alguns colhedores de cogumelos modernos ou de frutas silvestres que tiveram a ousadia de se perder. É esta categoria de entusiastas do ar livre que corre maior risco de se perder, uma vez que estas pessoas são obrigadas a deslocar-se constantemente de um lugar para outro em busca de cogumelos e frutos silvestres. Ao contrário dos caminhantes, que já traçaram um percurso no mapa e têm um objetivo exato, bem como os dispositivos necessários para determinar a localização exata, os catadores de cogumelos muitas vezes vão para a floresta apenas com uma faca e recipientes para as plantas silvestres necessárias. . Uma pessoa perdida na floresta, que não tem meios de fazer fogo com ela (ou que os perdeu no caminho), tem uma ordem de grandeza menos chance de resgate rápido do que seu colega mais econômico. Primeiramente; o fogo é uma boa defesa contra possíveis ataques de animais selvagens. Então, faz calor à noite e a comida é mais aceitável para os humanos. Bom, no final das contas, essa é uma forma de chamar a atenção dos buscadores caso você sinta sua falta em casa. A tarefa será bastante simplificada se a faca que você tem for feita de aço de boa qualidade para armas, com alto teor de carbono e cromo. Quando atingido contra uma pedra, esse aço produz faíscas melhor que o ferro comum. A seleção da pedra também deve ser feita com sabedoria. Rochas macias, como brita, não são absolutamente adequadas. É necessário quartzito duro. Pode ser granito ou seixos brancos ou transparentes comuns. Em geral, rochas sólidas! Idealmente, é claro, pederneira! A pederneira pode ser encontrada mais frequentemente nas margens de um rio, riacho ou em pinhais, nos rizomas de velhos pinheiros caídos pelo vento.

É muito fácil distinguir o sílex de outros tipos de quartzito - na maioria das vezes ele tem uma tonalidade cinza-creme ou café-creme com uma superfície fosca no chip. Em alguns aspectos, tem aparência semelhante ao leite condensado fervido. Apenas petrificado. A cor varia de acordo com a região; Quanto mais ao norte estiver a região, mais escura será a tonalidade. Mas você pode encontrar sílex bicolor ou tricolor, e até mesmo toda uma paleta de tons diferentes - do bege ao cinza escuro, quase preto.

Uma coisa é constante; brilho fosco e oleoso no chip e bordas transparentes e nítidas. Em geral, é impossível cometer erros! Em seguida, você precisa preparar o material inflamável e os gravetos. A taboa seca do ano passado pode ser usada como material inflamável - tanto as folhas quanto as cabeças fofas. Fungo de isca de bétula, ou musgo seco transformado em pó macio, também é adequado. O pó de madeira também é adequado, mas também pode ser obtido de um toco velho. Em geral, tudo que arde bem quando atingido por uma faísca. Para gravetos mais grossos, após o aparecimento da chama, você pode usar agulhas de pinheiro secas, folhas, galhos, pinhas, etc. Por exemplo, no vídeo, em vez de uma faca, usarei um pedaço de uma lima comum e barata; Não quero arranhar a lâmina, a menos que seja absolutamente necessário. O aço de uma lima e de uma boa faca são quase idênticos, tanto em dureza quanto em composição - ambos têm um alto teor de carbono, por isso irão acender igualmente a partir da pederneira. Então, se for absolutamente necessário, você pode usar uma faca - acho improvável que você consiga encontrar outro objeto de metal na floresta. E como material inflamável, tomemos, novamente como exemplo, a coisa mais acessível - a taboa do ano passado!

Sim, e mais um ponto importante: para que a faísca se assente melhor no material inflamável, você pode esfregar o material inflamável em uma superfície carbonizada. Por exemplo, em uma árvore queimada por um raio. Ou no local de um incêndio.Melhor ainda, use uma faca para raspar uma pequena quantidade de pó de carvão e aparas na isca.

Então está tudo pronto para fazer fogo. Se o tempo estiver ventoso, colocamos um pedaço de casca de bétula no toco, colocamos isca polvilhada com lascas de carvão e fixamos a isca com casca de bétula na superfície do toco com uma faca, com a ponta apontando para longe de você. Em seguida, com golpes afiados e deslizantes, acertamos o fio da faca com o fio afiado da pedra. Careca. Para que as faíscas caiam sobre o pó de carvão e a isca. O pó de carvão (se puder ser encontrado, é claro) começará a arder imediatamente quando uma faísca o atingir.

E o principal aqui é não perder o momento! Com cuidado para não espalhar a isca por todo lado, começamos a soprar na área fumegante. Assim que a combustão lenta se tornar mais estável e estável, rolamos a casca de bétula com a isca fumegante para dentro, assim:

Agora que a isca está pressionada pela casca de bétula e não vai voar para lugar nenhum, vamos inflar tudo sem poupar nossos pulmões! Até você pegar uma chama.

Bom, então tudo segue o cenário antigo: primeiro gravetos pequenos, depois cada vez maiores. Infelizmente, desta vez não foi possível iniciar um incêndio total, devido à situação de extremo perigo de incêndio declarada na nossa área, mas o princípio de criação de uma chama, penso eu, é claro. No tempo chuvoso, claro, você terá que sofrer bastante, mas mesmo neste caso é bem possível pegar fogo dessa forma. Pessoalmente, por princípio, não levo fósforos ou isqueiros para a floresta. Apenas pederneira. Pederneira de ferrocério e, às vezes, apenas um pedaço de lima com uma borda lisa. Somente desta forma primitiva, na minha opinião, o fogo vivo real e natural pode ser produzido. Eu uso o mesmo método para derreter e assar na minha sauna. Este processo interessante traz um prazer extraordinário!

Assista o vídeo

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
3+três=
Comentários (0)

Boneca Popik em técnica têxtil de meia | Faça Você Mesmo

Como marinar facilmente champignon e saborear um ótimo lanche com as próprias mãos

Decorando uma velha mesa de centro | Faça Você Mesmo

Como fazer patinação ou escurecimento de prata com suas próprias mãos

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar