Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » Mau funcionamento frequente na reparação de descodificadores DVB-T2

Em 2019, terminou a transição da televisão russa para o formato digital. Essa circunstância causou muitos problemas aos proprietários de TVs antigas. Eles tiveram que comprar novas televisões ou decodificadores especiais que permitiriam que a nova televisão funcionasse em aparelhos antigos.

Set-top box de transmissão digital terrestre do padrão internacional DVB-T2, um dispositivo completo que realiza processamento completo de sinal e transmissão para uma TV ou monitor.

A maioria dos decodificadores digitais na Rússia vem da China e tem recursos de trabalho muito limitados. Mesmo que o fabricante seja uma empresa séria, a qualidade dos componentes utilizados nos aparelhos deixa muito a desejar.

Este fato não é muito agradável para os usuários, por um lado, por outro lado, surgiu trabalho para especialistas em reparos eletrônicos.

Um decodificador de TV aberta é um dispositivo eletrônico complexo e um mau funcionamento pode ocorrer com qualquer um dos vários elementos.

A causa mais comum de mau funcionamento do decodificador DVB-T2

Para a alimentação elétrica dos decodificadores, são utilizadas fontes de alimentação comutadas externas e internas padrão.

Em caso de mau funcionamento da fonte de alimentação externa, basta substituí-la por uma nova; um engenheiro eletrônico experiente deve cuidar da fonte de alimentação interna.

A prática de consertar decodificadores de TV digital ainda não é muito difundida, pois os aparelhos surgiram há relativamente pouco tempo. Mesmo assim, algumas falhas são marcadas pelos especialistas como típicas, ou seja, repetidas em muitos dispositivos do mesmo tipo.

Uma dessas avarias é a falha do capacitor eletrolítico de filtragem do circuito secundário.

Este capacitor é instalado no barramento de tensão secundária e conecta o positivo ao terra. Isso é necessário para eliminar pulsações.

Quando o capacitor falha, ocorre um curto-circuito. A fonte de alimentação entra em proteção. O capacitor está inflado, mas pode permanecer intacto.

A análise do “comportamento” do decodificador ajuda a identificar esse mau funcionamento. Em alguns casos, quando o decodificador está conectado à rede, ele emite um “apito” de alta frequência com vários graus de volume. Em outros casos, o aparelho fica “silencioso”, mas o principal fator é a falta de luz no indicador.

Existem vários motivos para o colapso

  • O primeiro motivo é o uso de um decodificador com antena ativa. Este tipo de antena utiliza um amplificador de sinal e é alimentada por uma fonte de alimentação externa por meio de um cabo coaxial padrão. Para este caso, o decodificador fornece um modo de alimentação de antena ativo. Usar uma fonte de alimentação externa em vez do modo integrado leva à sobrecarga e falha do capacitor em questão.
  • No segundo caso, a peça falha por má qualidade.

Para eliminar o mau funcionamento, na maioria dos casos basta substituir o capacitor com falha.

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
4 menos um =
Comentários (13)
  1. Mahmoud
    #1 Mahmoud Convidados 11 de dezembro de 2019 12h54
    5
    É improvável que o capacitor rompa, provavelmente devido ao tipo de capacitor escolhido incorretamente ou devido à qualidade inicialmente ruim, o capacitor aquece durante a operação, o eletrólito ferve e o capacitor incha. sua capacidade diminui e a fonte de alimentação chaveada para de funcionar normalmente. Durante um curto-circuito, o capacitor não aumenta.
    1. Vyacheslav
      #2 Vyacheslav Convidados 14 de dezembro de 2019 17h46
      1
      Coloquei os capacitores em uma tensão mais alta e ok! Apenas ESP BAIXO. O prefixo GLOBO30 tem validade de 5 anos.
      1. Convidado Alexei
        #3 Convidado Alexei Convidados 5 de janeiro de 2020 14h07
        3
        O que é "BAIXA ESP"???
        Talvez ESR BAIXO? :)
  2. shishkin09
    #4 shishkin09 Convidados 12 de dezembro de 2019 10h14
    5
    “A prática de consertar decodificadores de TV digital ainda não está difundida” Vamos lá! - Seriamente? Em 99% dos casos, são realmente problemas com a fonte de alimentação, ou melhor, com os conversores CC-CC, há perda de energia nos barramentos 1.2, 1.8 e 3.3!
  3. Vladimir Emelyanov
    #5 Vladimir Emelyanov Convidados 13 de dezembro de 2019 11h45
    2
    O eletrólito quase sempre voa para lá, para os amadores é fácil verificar, em 90% dos casos o topo do capacitor está inchado, quem sabe soldar pode resolver o problema sozinho, já consertei esses decodificadores três vezes por telefone.
  4. zheka
    #6 zheka Convidados 16 de dezembro de 2019 00:20
    1
    mais um motivo e você não indicou que isso é uma falha ou o controle do software trava e a atualização do console vira um cadáver; nem sempre é possível reanimá-lo e é caro
  5. Convidado Alexei
    #7 Convidado Alexei Convidados 5 de janeiro de 2020 14h06
    5
    "falha do capacitor eletrolítico do filtro do circuito secundário."
    Autor, que tipo de bobagem é essa? Ou é mais importante dizer algumas palavras incompreensíveis com uma cara inteligente?
    O que exatamente esse capacitor filtra? Esta é uma capacidade de armazenamento, sem a qual uma fonte de alimentação pulsada, em princípio, não funcionará.
    Aconselho você a ler o que e como os capacitores filtram na literatura especializada.

    "Quando um capacitor falha, ocorre um curto-circuito."
    O segundo absurdo completo está escrito. Quando um capacitor falha, sua capacidade diminui e sua resistência interna aumenta.
    A fonte “entra em proteção” justamente pela diminuição da capacidade, e não por causa do curto-circuito.
    Devido ao aumento da resistência interna, o capacitor aquece, o eletrólito ferve e o capacitor incha e às vezes explode (se os chineses não cortassem bem o fundo).

    PS: Há muito mais “palavras inteligentes” escritas de forma caótica no artigo, escolhi apenas as mais ofensivas, mostrando o total analfabetismo do autor em eletrônica.
    1. Andrei
      #8 Andrei Convidados 15 de janeiro de 2021 09:40
      0
      O que pode queimar no decodificador se a entrada da antena receber 12 volts da fonte de alimentação externa da antena ativa?
  6. Sergey K.
    #9 Sergey K. Visitantes 13 de janeiro de 2020 12h46
    0
    É simples, os decodificadores vendidos aqui por 10-12 dólares (não me atrevo a adivinhar qual é o custo deles na China!) simplesmente não podem ser de alta qualidade... E é improvável que os reparos sejam economicamente lucrativos, a menos que você tenta se tiver muito tempo e ainda é jovem e acredita que no futuro não terá que carregar esse conhecimento nos ombros;)
    1. Roman Valerievich Kochergin
      #10 Roman Valerievich Kochergin Convidados 17 de janeiro de 2020 14h29
      3
      Já consertei três decodificadores e todos estão com o mesmo problema, o capacitor falha em 1000 microforats. Simplesmente incha e pronto!
      1. EU VOU
        #11 EU VOU Convidados 23 de janeiro de 2020 13h23
        6
        "por 1000 microforat..."
        OBRA DE ARTE!
  7. Gato selvagem
    #12 Gato selvagem Convidados 25 de janeiro de 2020 16h04
    0
    Solde a cerâmica X7R 0,1 µF paralelamente ao eletrólito (diretamente da lateral dos trilhos da placa, entre as pernas do eletrólito) e esqueça os problemas.
  8. Denis
    #13 Denis Convidados 26 de abril de 2022 09:46
    2
    Um pouco de educação para artesãos iniciantes.
    Um dos camaradas escreveu “microforato”, em primeiro lugar costuma ser escrito como “uF” e, em segundo lugar, se não for abreviado, ou seja, a unidade de medida de capacitância é “Farad” e é escrita com a letra D, a unidade tem o nome do físico Mike Faraday. Ilumine-se, não vai doer

4 novas ideias DIY para o DIYer

Caracol de origami engraçado | Faça Você Mesmo

Como fazer uma sirene com um alto-falante sem transistores

Como instalar uma tomada se sobrarem fios curtos

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar