Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Diferente » Trenó feito de barril de plástico
Trenó feito de barril de plástico

Fazer você mesmo um trenó clássico de acordo com todos os cânones será bastante difícil e levará muito tempo. E em termos de custos, pode custar um bom dinheiro.
Outra coisa é um produto fora do padrão, que em termos de confiabilidade, capacidades e segurança não é inferior a um dispositivo de fábrica. Afinal, ao fazer um trenó com as próprias mãos, você pode encontrar um design original, abordar de forma criativa a criação de cada elemento e operação e propor algumas opções. Como resultado, você pode obter uma verdadeira obra-prima que não exigirá muito tempo, trabalho e dinheiro.
Claro que as crianças ficarão especialmente encantadas com o produto caseiro. Que alegria ter um grupo inteiro descendo uma ladeira em um trenó desses - uma descida indescritível e de tirar o fôlego que ficará na memória por muito tempo! Então, o que você precisa para isso?
Trenó feito de barril de plástico

Materiais e ferramentas necessários


Materiais baratos e uma ferramenta não muito difícil de usar são adequados para a nossa ideia:
  • um barril de plástico de 200 litros;
  • vigas de madeira com seção de 38x89 mm e 30x70 mm;
  • parafusos ou parafusos para madeira de cabeça larga;
  • cordão sintético ou corda fina;
  • verniz e pincel;
  • material antiderrapante (por exemplo, tapete emborrachado);
  • cera de parafina;
  • queimador de gás;
  • quadrado metálico;
  • furar com 2 brocas com diâmetro de 7/8 e 1/2 polegadas;
  • Serra de fita;
  • chave de fenda manual ou chave de fenda.

Fabricação


Comecemos por observar os elementos que determinam o design, em particular as dimensões do trenó de montanha.

Elementos básicos de um trenó


Trenó feito de barril de plástico

Uma superfície deslizante com aproximadamente 560 mm de largura pode ser cortada de um cilindro de plástico padrão com diâmetro externo de 580 mm. Inverter esse círculo dará o comprimento:
C = πD = 3,14×580 = 1820 mm.
Se a curvatura frontal ocupar cerca de 300 mm, a parte horizontal terá cerca de 1520 mm, o que é suficiente para acomodar 3-4 crianças. As dimensões indicadas serão atualizadas à medida que o trabalho no trenó avança.
O preço de um barril novo de 200 litros é de cerca de 2.100 rublos; um contêiner usado provavelmente pode ser comprado por 500 rublos ou menos. Se algo oleoso foi armazenado nele, pode ser facilmente lavado com detergentes. Às vezes eles são armazenados nesses barris. Então o contêiner estará limpo por padrão.
Para os elementos laterais do trenó, escolheremos 2 blocos de madeira seca com seção transversal de 38×89 mm e comprimento de aproximadamente 1530 mm de carvalho, bétula, bordo, etc. com seção transversal de 30×70 mm e comprimento de 560 mm.

Marcação de barril e ferramentas para isso


Para recortar a base deslizante do trenó, é necessário marcar a superfície lateral do cano de plástico. Para isso precisamos de uma plaina de superfície caseira. Pode ser feito de um bloco de madeira dura com ⅔ da altura do recipiente.
Depois de medir a altura do cano e a largura selecionada do trenó (560 mm), marcamos um local na plaina de superfície e fazemos um furo para o marcador.Fixamos com segurança um limitador em sua extremidade superior, que deslizará ao longo da tampa e do fundo do cano, e o marcador desenhará dois círculos. Resta apenas traçar uma linha vertical entre eles.
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Cortando um barril


Os pontos de referência para corte serão os furos nos pontos de convergência das linhas de marcação, feitos com broca de 6 mm. A ferramenta mais conveniente para cortar barris é um quebra-cabeças, embora você também possa usar uma esmerilhadeira.
Para que o cano mantenha sua rigidez, primeiro o cortamos em círculos, separando a área da tampa e do fundo, e só depois a parte central da peça ao longo de uma linha vertical.
As bordas podem ser levemente processadas com lima de madeira ou faca afiada, removendo qualquer rugosidade remanescente após o corte.
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Endireitando uma peça plástica em branco


A peça, representando a parte central do cano, deve ser endireitada, com a face interna voltada para fora, por ser mais lisa que a externa.
Freqüentemente, os barris de plástico possuem nervuras de reforço com uma saliência para fora. Ao arquear o lado interno em direção à neve, essas ranhuras longitudinais desempenham o mesmo papel que nas superfícies deslizantes dos esquis ou pranchas de snowboard. Eles fornecerão estabilidade direcional ao trenó.
Para endireitar a peça, coloque-a sobre uma superfície plana e pressione-a em vários lugares com tijolos ou baldes de água, e deixe agir um pouco. Em seguida, a peça de trabalho pode ser torcida na direção oposta e também mantida nesta posição por algum tempo. Como resultado dessas manipulações, ela ficará suficientemente endireitada. Pequenas irregularidades serão removidas durante as operações subsequentes.

Elementos para trenós de madeira


Como já determinamos no passo nº 1, precisaremos de dois blocos de madeira com seção transversal de 38x89 mm e comprimento de 1524 mm (tamanho final). A partir deles serão feitos os elementos de potência laterais, cujo papel no desenho do tobogã não é menos importante que a superfície deslizante.
Precisaremos também de duas barras com seção transversal de 30x70 mm e comprimento de 560 mm. Instalaremos um na frente abaixo entre as paredes laterais para dar resistência a toda a estrutura, e o segundo na extremidade da parte curva do plástico. Através dele serão passadas as pontas da corda de transporte do trenó. Além disso, os nós na parte externa da barra garantirão a flexão constante da extremidade frontal.
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Processamento de elementos laterais


Para um melhor deslizamento na neve, essas peças de madeira na frente precisam ter um formato arredondado. Para fazer isso, você pode recortar um molde de papelão grosso, fixá-lo no quadro e traçar com um marcador.
O mesmo precisa ser feito na parte de trás, mas em tamanhos menores. Isso permitirá que você puxe a tela em direção às barras para não retardar o movimento.
Cortamos ao longo das marcações com uma serra de fita ou planejamos cuidadosamente com uma machadinha de carpinteiro afiada e finalmente finalizamos com uma lima de madeira.
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Marcando os furos para as alças


O número de alças de cada lado pode variar. Decidimos por três. Qualquer método é adequado para marcá-los:
usando um gabarito - um bloco de madeira com pontas retas, cujo comprimento é proporcional à distância entre os furos dos cabos;
usando uma régua de metal e um marcador.
Trenó feito de barril de plástico

Furos para alças


Para isso, você precisará de uma broca e duas brocas: uma com diâmetro de 22,2 mm e outra com diâmetro de 12,7 mm. Neste caso, escolhemos o diâmetro do cordão sintético ou corda fina igual a 9,5 mm.
Primeiramente, na face da peça, fazemos 2 furos grandes com profundidade de 25,4 mm, um abaixo do outro na vertical, deixando um jumper entre eles aproximadamente igual ao diâmetro desses furos. A seguir, a partir da extremidade superior, fazemos furos com uma broca menor até que os encaixes grandes estejam conectados entre si.
Fazemos exatamente os mesmos furos, recuando 152 mm da borda frontal das placas. Eles serão necessários para passar cordas que vão segurar a frente do trenó com seus nós e servir de reboque.
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trabalhos de acabamento em peças de madeira


Para evitar que as peças de madeira se molhem em contato com a neve, devem ser revestidas em todas as faces com várias camadas de verniz uretano com um pequeno pincel, seguindo as instruções da lata.
Após a secagem da próxima camada de verniz, pode-se lixar levemente com lixa nº 220 para remover rugosidade e flacidez. O resultado serão superfícies muito lisas.
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Melhorando a aparência


Você pode fazer listras azuis ao longo dos elementos laterais. Para isso, cubra toda a superfície com fita adesiva, exceto o contorno da tira. Para evitar que a tinta vaze por baixo da fita, ela pode ser revestida com verniz incolor.
Resta borrifar tinta aerossol azul em várias camadas e remover a película protetora. A clareza do contorno da listra será impecável.
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Preparando alças e rebocador


Os blanks para cabos com cerca de 610 mm de comprimento são feitos de cordão sintético trançado com diâmetro de 9,5 mm. Para facilitar o trabalho, marcamos os locais de corte enrolando uma fita estreita e cortamos com uma faca de carpinteiro no meio da fita.
Para o cabo de reboque utilizamos dois cabos com aproximadamente 1520 mm de comprimento. Em todos os espaços em branco, damos um nó de um lado com um alicate.Para maior confiabilidade, os nós podem ser lubrificados com super cola antes da instalação no soquete, mas isso não é necessário.
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Instalação de alças e cabos de reboque no local


Na etapa 8 já preparamos o sistema de furos para as alças e o cabo de reboque. Inserimos a ponta livre do cordão através do orifício grande no pequeno e puxamos com força para que o nó fique ainda mais apertado e fique no lugar. Em seguida, empurramos a mesma extremidade de cima para dentro do buraco pequeno até que ela apareça no buraco grande. Tiramos e damos um nó. Agora puxe a alça para cima com força suficiente para que ambos os nós fiquem fortalecidos e ocupem seu devido lugar.
Fazemos o mesmo com duas cordas destinadas a segurar a frente do trenó e rebocá-lo.
Trenó feito de barril de plástico
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Acessório de ponta


Essa barra transversal confere rigidez ao trenó, ajuda a manter a flexibilidade da extremidade dianteira, sustenta os cabos de reboque e ainda serve como meio de dirigir o trenó.
É colocado sobre o plástico pelo lado de fora, previamente perfurado vários furos e fixado com parafusos de 15 mm de comprimento. Nas laterais desta viga já existem 2 furos com diâmetro de 12,7 mm para passagem do cabo de reboque.
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Fixando as barras laterais à superfície deslizante


Para conectar firmemente as partes principais do trenó, as vigas laterais são colocadas em cavaletes de carpinteiro, sobre elas é colocada uma fina folha antiderrapante e tudo é coberto com plástico deslizante.
Em seguida, deve-se marcar os locais para apertar os parafusos de 40-50 mm de comprimento e cabeça larga. O passo de instalação é de 115-120 mm, evitando que os parafusos entrem nos orifícios das alças e do cabo de reboque.
Apertamos os parafusos do centro para as bordas. Isso suavizará as últimas pequenas irregularidades transversais na base de plástico. Ao aparafusar o próximo parafuso, você deve apertar todas as peças próximas com uma braçadeira.
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Instalação da viga frontal


Ele é fixado em ângulo devido à superfície plástica começar a dobrar neste ponto. Esta viga é fixada nas extremidades com três parafusos fortes de 75 a 80 mm de comprimento em ambos os lados. Pela frente ele é fixado em 9 a 10 lugares com parafusos de 40 a 50 mm de comprimento por meio de uma dobra de plástico.
Esta viga confere estabilidade lateral ao trenó, evitando que os elementos laterais se movam para fora ou para dentro. Também fortalece a parte curva da folha de plástico, que sofre cargas pesadas.
Trenó feito de barril de plástico

Instalando uma corda de reboque


As metades do engate de reboque passam pelos orifícios laterais da barra superior. Dependendo de onde amarrarmos os nós, a frente do trenó da montanha será elevada e curvada. As pontas das cordas são amarradas para formar uma corda de reboque.
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Outra opção para instalação de tapete antiderrapante


A primeira e mais bem-sucedida opção de fixação está descrita no passo 14. Caso você tenha esquecido de instalá-lo, o revestimento antiderrapante pode ser recortado no lugar e colado por dentro no plástico com um adesivo adequado para esses materiais. Caso contrário, haverá bastante no plástico descoberto depois que a neve cair sobre ele.
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Depilação


A cera melhora o deslizamento do plástico na neve. Um pedaço deste material deve ser cuidadosamente esfregado em toda a superfície deslizante, principalmente nas cabeças dos parafusos. Em seguida, aqueça o plástico encerado com um queimador de gás para que a cera fique mais uniformemente distribuída pela superfície e penetre nas reentrâncias dos parafusos. É aconselhável fazer esta operação antes de cada dia de pedalada. O resultado é impressionante!
Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Melhorias e conselhos (em vez de uma conclusão)


Depois de analisar o trabalho realizado, descobriu-se que o projeto poderia ser modificado e melhorado. Vamos apresentá-los em ordem resumida:
  • Você pode fazer uma haste semicircular;
    Trenó feito de barril de plástico

  • em vez de 28 grandes furos cegos nas laterais dos elementos laterais, você pode conviver com 14 combinados - largos na parte inferior a 1/3 da altura da viga e estreitos na parte superior;
  • É preferível substituir os parafusos de metal ferroso por outros galvanizados ou de aço inoxidável;
    Trenó feito de barril de plástico

  • alguma ondulação da superfície deslizante não é perigosa, porque quando várias pessoas se sentam no trenó, ela se suaviza com o peso;
  • Você pode adicionar mais travessas para aumentar a resistência e até assentos para maior conforto, mas isso tornará o produto mais pesado. Deixe que cada um escolha o que quiser.

Trenó feito de barril de plástico

Trenó feito de barril de plástico

Artigo original em inglês
voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
3+três=
Comentários (0)

Reparar o teto da sala | Faça Você Mesmo

Como obter mudas de plantas de jardim fortes e de alta qualidade

Método para encurtar uma lâmina de serra para metal

Como limpar os elementos de aquecimento do aquecedor de água em escala

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar