Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Jardim » Até sementes velhas brotarão, método 3 em 1

Uma forma única de aumentar a germinação de mudas caseiras

Para a semeadura serão necessárias tiras estreitas de polietileno, cortadas de todo tipo de sobras ou embalagens de laticínios, aparadas uniformemente de acordo com o padrão. Você também precisa de papel higiênico, de preferência destacável e sem corantes, ou seja, branco.

Fazemos espaços em branco para que os pedaços de papel e filme tenham o mesmo comprimento e largura. Dobramos as tiras de papel na metade da largura para aumentar sua densidade e recortamos o filme plástico da mesma largura.

Para isso, alinhando os trechos do filme, dobre várias vezes, depois aplique uma tira de papel, fixe com uma régua e corte todo o excesso com uma faca.

Das tiras de filme resultantes cortamos tiras estreitas, que depois servem como separadores de variedades com seu número aplicado, já que cada variedade vem com um número específico indicado em cada um dos sacos de sementes.

Após o trabalho preparatório, iniciamos a semeadura. Para fazer isso, arrancamos uma tira de papel de cinco quadrados para que caibam 15 sementes de três variedades diferentes, ou seja, 45 sementes no total.

Dobre o papel ao meio na largura e coloque-o sobre o filme.Para evitar que o papel escorregue no filme, umedeça a parte superior com água de um bulbo de borracha.

No início da faixa instalamos um separador com o número 16. Colocamos as sementes da embalagem apropriada em uma semeadora especial. Transfira as sementes para papel higiênico úmido com um espeto de madeira, cuja ponta é umedecida com água. Escolhemos sementes mais leves e maiores.

Recuamos 5-7 mm da borda superior do papel e mantemos cerca de 1 cm entre as sementes da linha.Depois de 15 sementes de uma variedade, colocamos outro separador no nº 17, e depois no nº 18, e semeamos exatamente da mesma forma que a variedade anterior, cujos restos são colocados no saco apropriado.

Depois de semear três variedades, cobrimos as sementes com o mesmo pedaço de papel de cinco quadrados, dobrado ao meio com a curva para cima, e junto com elas fixamos os separadores de variedades para que nem as sementes nem os separadores se movam para lugar nenhum, não se movam e permanecem em seus lugares.

Derramamos novamente o papel de cima com água e pressionamos levemente na base com os dedos. Em seguida, enrolamos a tira, começando do final para o início, para que todos os números fiquem em ordem. No topo do rolo escrevemos o nome da cultura semeada e colocamos em um recipiente plástico com o restante dos rolos.

Despeje água fervente no recipiente em um volume tal que depois que os rolos de papel a absorverem um pouco, ainda restem 1-2 cm de água fervente no fundo do recipiente. Feche rapidamente a tampa do recipiente para que as sementes fiquem exposto ao vapor quente e não o remova até que a água esfrie completamente. Depois disso, as sementes de pimenta e berinjela precisam receber uma temperatura favorável de 25 a 28 graus Celsius.

No inverno, é melhor colocar as sementes ao lado de um radiador de aquecimento, mas não acima dele, caso contrário as sementes fumegarão com a alta temperatura e não germinarão.

Coloque uma caixa de papelão vazia entre a bateria e o recipiente e pressione-os com um anel de borracha passado pelos orifícios da bateria. Mantemos a tampa do recipiente fechada, mas durante o dia ventilamos 1 a 2 vezes por 15 a 20 minutos.

Durante a germinação das sementes, medimos regularmente a temperatura do recipiente, que deve estar entre 25 e 28 graus Celsius. Aproximadamente 7 dias após a semeadura das sementes de pimenta e berinjela, começam a aparecer os primeiros brotos.

Isso significa que é hora de transferir o recipiente do radiador de aquecimento para o parapeito da janela e instalar uma lâmpada bicolor para iluminar as plantas pelo menos 12 horas por dia. Também substituímos a água por água doce e, para evitar a estagnação, adicionamos 2 comprimidos de carvão ativado para suprimir o desenvolvimento de diversas microfloras patogênicas e proteger as raízes das mudas do apodrecimento.

Não colocamos apenas o recipiente no parapeito da janela, mas colocamos espuma de plástico embaixo dele, coberto com uma película protetora para isolamento e reflexão da luz. Depois que a maior parte das sementes brotar, elas precisam ser plantadas em copos com terra.

Assista o vídeo

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (0)

Não é uma má ideia usar uma bateria velha

Pulseiras artesanais para meninas | Faça Você Mesmo

Pulseira macramê | Faça Você Mesmo

Senti móvel | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar