Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Jardim » 4 maneiras de germinar mudas. Qual é o melhor?

Os jardineiros cortam as raízes das mudas de maneiras diferentes. No entanto, é impossível dizer claramente qual é o melhor sem uma comparação exata. O experimento proposto permite avaliar o enraizamento de estacas plantadas com diferentes tecnologias para entender qual método é melhor.

Todas as estacas do experimento são preparadas antes da germinação. Um novo corte é feito abaixo deles. Abaixo do primeiro nó, a casca é arrancada em alguns lugares até o câmbio verde.

É através destes danos que novas raízes começarão a surgir. As estacas preparadas abaixo do primeiro nó são untadas com um pincel embebido em uma preparação com hormônio do crescimento. A parte superior é mergulhada em parafina para não secar.

1. Enraizamento em vasos pequenos

Usando este método, as mudas são plantadas em um vaso. Isso permite posteriormente, após o enraizamento, retirá-los junto com o solo e plantá-los em um novo local, com danos mínimos às raízes. Quando transplantados, ficarão, por assim dizer, em um casulo de substrato aderido, portanto não haverá muito estresse para eles.

A desvantagem deste método é que você não consegue ver se as raízes estão se desenvolvendo no vaso ou não. Um broto pode aparecer na estaca, mas não haverá raízes.Outra dificuldade é que é difícil controlar a umidade do solo. É importante não manter o solo constantemente úmido para que a planta não apodreça.

As estacas em vasos são cobertas com filme ou saco transparente. Desta forma, a parte saliente não secará com o ar seco. Além disso, mantém uma temperatura interna mais ou menos constante.

2. Enraizamento em solo com areia em vasos grandes

O segundo método envolve a preparação de uma mistura leve de solo.

Para tanto, utiliza-se solo nutriente adquirido com adição de areia. A diferença do primeiro método está justamente no solo. Este não é um solo pesado e denso, no qual se forma um pântano quando se adiciona água, mas um substrato leve que se torna moderadamente úmido quando regado. O excesso de água escapa facilmente dele. As plantas que utilizam este método são plantadas em vasos maiores para comparação. Também são cobertos com um saco ou garrafa plástica sem fundo.

Como parte do experimento, as mudas plantadas em vasos com solo leve foram colocadas ao ar livre, à sombra. Como resultado, depois de um mês nas noites frias, eles ainda não desenvolveram raízes. Os cortes feitos na parte inferior das estacas cicatrizaram. As raízes só começaram a aparecer depois de um mês e meio.

3. Pré-enraizamento em recipientes com fibra de coco

Este método envolve o plantio das mudas reclinadas em recipientes cheios de fibra de coco úmida. Mostra claramente quando o substrato precisa ser umedecido, pois à medida que seca fica mais claro. Como parte do experimento, os recipientes são colocados em uma sala onde a temperatura é estável, sem temperaturas frias à noite.

Como os recipientes têm tampa, eles ficam aquecidos o suficiente e a umidade constante é mantida. Por isso, após 1,5-2 meses, as mudas plantadas com esse método apresentavam as raízes maiores.

4. Enraizamento em terreno aberto

Esta é a forma menos dispendiosa. As mudas são simplesmente cravadas no solo, reclinadas em fileira, sombreadas e regadas. É preciso regá-los com mais frequência, pois a água tem para onde ir. Mas este método pode plantar um grande número de mudas. Outra vantagem do método é que não há necessidade de endurecimento das mudas. Eles crescem sem cúpula que mantém a umidade estável e reduz mudanças bruscas de temperatura. As plantas acostumam-se imediatamente à rua.

Qual método acabou sendo o mais eficaz e eficiente?

De acordo com os resultados do experimento, a fibra de coco apresenta o melhor resultado de enraizamento, desde que os recipientes estejam dentro de casa. Nele, as raízes das mudas desenvolvem-se mais rapidamente e tornam-se fortes. Então, não surpreendentemente, de acordo com a porcentagem de mudas sobreviventes em relação às secas, existe um método de plantio em terreno aberto. O enraizamento em vasos é menos eficaz. Muitas plantas morrem devido à acidificação do solo, bem como após uma mudança nas condições com a retirada da cúpula do filme ou garrafa.

Assista o vídeo

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
3+três=
Comentários (0)

Smesharik | Faça Você Mesmo

Resfriamento do disco rígido | Faça Você Mesmo

Aquecimento barato para uma estufa na primavera

Bolas e flores de cotonetes | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar