Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Eletrônicos » Fonte de alimentação faça você mesmo » Fonte de alimentação poderosa com proteção contra corrente

Cada pessoa que monta circuitos eletrônicos precisa de uma fonte de alimentação universal que permita variar a tensão de saída em uma ampla faixa, controlar a corrente e, se necessário, desligar o dispositivo alimentado. Nas lojas, essas fontes de alimentação de laboratório são muito caras, mas você mesmo pode montar uma com componentes de rádio comuns.

A fonte de alimentação apresentada inclui:

  • Ajuste de tensão até 24 volts;
  • A corrente máxima fornecida à carga é de até 5 amperes;
  • Proteção de corrente com escolha de vários valores fixos;
  • Resfriamento ativo para operação em altas correntes;
  • Disque indicadores de corrente e tensão;

Circuito regulador de tensão

A opção mais simples e acessível para um regulador de tensão é um circuito em um microcircuito especial chamado estabilizador de tensão. A opção mais adequada é o LM338, pois fornece corrente máxima de 5 A e ondulação mínima de saída. LM350 e LM317 também são adequados aqui, mas a corrente máxima neste caso será de 3 A e 1,5 A, respectivamente.Um resistor variável é utilizado para regular a tensão; seu valor depende da tensão máxima necessária para ser obtida na saída. Se a saída máxima necessária for 24 volts, será necessário um resistor variável com resistência de 4,3 kOhm. Neste caso, você precisa pegar um potenciômetro padrão de 4,7 kOhm e conectar uma constante de 47 kOhm em paralelo a ele, a resistência total será de aproximadamente 4,3 kOhm. Para alimentar todo o circuito, é necessária uma fonte DC com tensão de 24-35 volts, no meu caso é um transformador normal com retificador embutido. Você também pode usar carregadores de laptop ou outras fontes de pulso adequadas para corrente.

Este regulador de tensão é linear, o que significa que toda a diferença entre a tensão de entrada e saída cai em um chip e é dissipada nele na forma de calor. Em altas correntes isso é muito crítico, então o microcircuito deve ser instalado em um radiador grande; um radiador de um processador de computador, emparelhado com uma ventoinha, é o mais adequado para isso. Para garantir que a ventoinha não gire o tempo todo em vão, mas só ligue quando o radiador esquenta, é necessário montar um pequeno sensor de temperatura.

Circuito de controle do ventilador

É baseado em um termistor NTC, cuja resistência varia em função da temperatura - à medida que a temperatura aumenta, a resistência diminui significativamente e vice-versa. O amplificador operacional atua como comparador, registrando alterações na resistência do termistor. Quando o limite operacional é atingido, a tensão aparece na saída do amplificador operacional, o transistor é desbloqueado e aciona o ventilador, junto com o qual o ventilador acende. Diodo emissor de luz. O resistor de corte é utilizado para ajustar o limite de resposta; seu valor deve ser selecionado com base na resistência do termistor à temperatura ambiente. Digamos que o termistor tenha uma resistência de 100 kOhm, o resistor de corte neste caso deve ter um valor nominal de aproximadamente 150-200 kOhm. A principal vantagem deste esquema é a presença de histerese, ou seja, diferenças entre os limites para ligar e desligar o ventilador. Graças à histerese, o ventilador não liga e desliga frequentemente em temperaturas próximas do limite. O termistor é conectado diretamente ao radiador e instalado em qualquer local conveniente.

Circuito de proteção atual

Talvez a parte mais importante de toda a fonte de alimentação seja a proteção atual. Funciona da seguinte forma: a queda de tensão no shunt (resistor de 0,1 Ohm) é amplificada para um nível de 7 a 9 volts e comparada com a referência usando um comparador. A tensão de referência para comparação é definida por quatro resistores de corte na faixa de zero a 12 volts, a entrada do amplificador operacional é conectada aos resistores através de uma chave flip de 4 posições. Assim, alterando a posição da chave do biscoito, podemos escolher entre 4 opções predefinidas de correntes de proteção. Por exemplo, você pode definir os seguintes valores: 100 mA, 500 mA, 1,5 A, 3 A. Se a corrente definida pela chave deslizante for excedida, a proteção funcionará, a tensão irá parar de fluir para a saída e o Diodo emissor de luz. Para reiniciar a proteção, basta pressionar brevemente o botão, a tensão de saída aparecerá novamente.O quinto resistor de corte é necessário para definir o ganho (sensibilidade); ele deve ser ajustado de forma que, com uma corrente através do shunt de 1 Ampere, a tensão na saída do amplificador operacional seja de aproximadamente 1-2 volts. O resistor de ajuste de histerese da proteção é responsável pela “limpeza” do travamento do circuito; ele precisa ser ajustado caso a tensão de saída não desapareça completamente. Este circuito é bom porque possui uma alta velocidade de resposta, ligando instantaneamente a proteção quando a corrente é excedida.

Unidade de exibição de corrente e tensão

A maioria das fontes de alimentação de laboratório são equipadas com voltímetros e amperímetros digitais que exibem valores como números em um display. Esta opção é compacta e oferece boa precisão de leitura, mas é totalmente inconveniente de ler. Por isso optou-se por utilizar pontas de seta para indicação, cujas leituras são fáceis e agradáveis ​​​​de perceber. No caso de um voltímetro, tudo é simples - ele é conectado aos terminais de saída da fonte de alimentação por meio de um resistor de corte com resistência de aproximadamente 1-2 MOhm. Para o correto funcionamento do amperímetro, é necessário um amplificador shunt, cujo circuito é mostrado abaixo.

É necessário um resistor trim para ajustar o ganho, na maioria dos casos basta deixá-lo na posição intermediária (aproximadamente 20-25 kOhm). A cabeça do ponteiro é conectada por meio de um interruptor de biscoito, com o qual você pode selecionar um dos três resistores de corte, com a ajuda dos quais é definido o desvio máximo de corrente do amperímetro. Assim, o amperímetro pode operar em três faixas - até 50 mA, até 500 mA, até 5A, o que garante a máxima precisão das leituras em qualquer corrente de carga.

Montagem da placa de alimentação

Placa de circuito impresso:

Agora que todos os aspectos teóricos foram levados em consideração, podemos começar a montar a parte eletrônica da estrutura. Todos os elementos da fonte de alimentação - regulador de tensão, sensor de temperatura do radiador, unidade de proteção, amplificador shunt para amperímetro - são montados em uma placa, cujas dimensões são 100x70 mm. A placa é feita pelo método LUT, abaixo estão diversas fotos do processo de fabricação.

É aconselhável estanhar os caminhos de energia ao longo dos quais a corrente de carga flui com uma espessa camada de solda para reduzir a resistência. Primeiro, pequenas peças são instaladas na placa.

Depois disso, todos os outros componentes. O chip 78L12, que alimenta o sensor de temperatura e o cooler, deve ser instalado em um pequeno radiador, cujo local é fornecido na placa de circuito impresso. Por fim, os fios são soldados na placa, na qual estão localizados o ventilador, o termistor, o botão de reset da proteção, os interruptores de biscoito, LEDs, chip LM338, entrada e saída de tensão. É mais conveniente conectar a entrada de tensão através de um conector DC, mas deve-se levar em consideração que ele deve fornecer uma grande corrente. Todos os fios de alimentação devem ser utilizados com seção adequada à corrente, preferencialmente de cobre. A saída positiva da placa de circuito impresso vai para os terminais de saída não diretamente, mas através de uma chave seletora com dois grupos de contatos. O segundo grupo liga e desliga Diodo emissor de luz, indicando se a tensão é fornecida aos terminais.

Montagem de habitação

A caixa pode ser encontrada pronta ou montada por você mesmo. Você pode fazer, por exemplo, de compensado e fibra, como eu fiz. Em primeiro lugar, é recortado um painel frontal retangular, no qual serão instalados todos os controles.

Em seguida, são feitas as paredes e o fundo da caixa, e a estrutura é fixada com parafusos auto-roscantes. Quando o quadro estiver pronto, você poderá instalar todos os componentes eletrônicos em seu interior.

Controles, ponteiros, LEDs são instalados em seus lugares no painel frontal, a placa é colocada dentro do gabinete, o radiador e a ventoinha são montados no painel traseiro. Suportes especiais são usados ​​para montar LEDs. É aconselhável duplicar os terminais de saída, especialmente porque o espaço permite. As dimensões do case acabaram sendo 290x200x120 mm, ainda há muito espaço livre dentro do case, e aí cabe, por exemplo, um transformador para alimentar todo o aparelho.

Configurações

Apesar dos muitos resistores trimmer, configurar a fonte de alimentação é bastante simples. Primeiramente calibramos o voltímetro conectando um externo aos terminais de saída. Ao girar o resistor de corte conectado em série com a cabeça do ponteiro do voltímetro, alcançamos igualdade de leituras. Em seguida, conectamos alguma carga com um amperímetro à saída e calibramos o amplificador shunt. Ao girar cada um dos três resistores subscritos, conseguimos coincidência nas leituras em cada uma das três faixas de medição do amperímetro - no meu caso é 50 mA, 500 mA e 5A. A seguir, definimos as correntes de proteção necessárias usando quatro resistores de ajuste. Isso não é difícil de fazer, visto que o amperímetro padrão já está calibrado e mostra a corrente exata. Aumentamos gradativamente a tensão (ao mesmo tempo que a corrente também aumenta) e vemos em que corrente a proteção é acionada. Em seguida, giramos cada um dos resistores, definindo as quatro correntes de proteção necessárias, entre as quais você pode alternar usando uma chave articulada. Agora só falta definir o limite de resposta desejado do sensor de temperatura do radiador - a configuração está concluída.

Assista o vídeo

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
4 menos um =
Comentários (16)
  1. Sergei Zuev
    #1 Sergei Zuev Convidados 4 de fevereiro de 2019 09:10
    13
    Claro, o trabalho foi feito, o esquema foi inventado e executado, muito bem!
    entretanto, agora não há necessidade de cercar esse jardim. No Aliexpress por 200 rublos você pode comprar uma fonte de alimentação chaveada com tensão ajustável de 1,2-35 V e corrente de 0 - 5A. E imediatamente com um display digital.
    1. Algo me diz que você está mentindo.
      #2 Algo me diz que você está mentindo. Convidados 13 de março de 2019 13h59
      2
      Algo me diz que você está mentindo.
  2. Convidado Sergei
    #3 Convidado Sergei Convidados 4 de fevereiro de 2019 09:13
    5
    a caixa é simplesmente elegante
  3. Convidado Sergei
    #4 Convidado Sergei Convidados 4 de fevereiro de 2019 14h02
    2
    Não vejo nenhuma provisão para ventilação do gabinete? Mas em vão.
  4. Valery Valerievich
    #5 Valery Valerievich Convidados 4 de fevereiro de 2019 19:58
    1
    que absurdo!!! Você ainda pode torná-lo mais compacto para ocupar menos espaço na sua área de trabalho. devido ao excesso de peso excessivo devido ao corpo. Bem, se você é louco por retrô, pelo menos existe um display digital com característica corrente-tensão, caso contrário, o que é retrô se for moderno? LEDs se destacar? então insira ts270 trans e lâmpadas como indicadores. e se houver um bloco real com o qual trabalhar, torne-o realmente mais simples, mais compacto e mais leve. Bem, estou chocado, pessoal. era moderna. Bem, que diabos, um amperímetro analógico porque as luzes digitais estão acesas e o analógico é volumoso. mas não é o mesmo!!! Tenho vergonha de quem não tira experiência do passado e não desenvolve o futuro. deixe-o ir fazer caixões, pequenas mudanças aí
    1. Malik Nizamutdinov
      #6 Malik Nizamutdinov Convidados 1º de março de 2019 07:41
      5
      E você mesmo faz um bom e publica.
      Esta é uma ótima fonte de alimentação para iniciantes, com suas desvantagens. Mas é claro e compreensível. O objetivo do autor não é se gabar de quão bacana é, mas sim mostrar que é possível montar algo funcionando a partir dos componentes disponíveis. Você precisa perceber esse trabalho como “Trabalho de laboratório” para iniciantes.
  5. Sergei Ripenko
    #7 Sergei Ripenko Convidados 5 de fevereiro de 2019 06:26
    2
    Que biscoitos? Para que servem? Por que não um resistor variável?
    Por que os dispositivos têm tamanhos diferentes? Corpo - arranque suas mãos! Vergonha! eu ficaria envergonhado
    mostre esta “obra-prima” para alguém
  6. Convidado Alexandre
    #8 Convidado Alexandre Convidados 7 de fevereiro de 2019 01:36
    5
    Desculpe, mas como você liga isso em 220? Acontece que você ainda precisa de um transformador abaixador com retificador ou de uma fonte de alimentação chaveada?
  7. ZXL
    #9 ZXL Convidados 14 de fevereiro de 2019 00:32
    1
    Feito à mão... oiii...
  8. Alexandre Grigorievich
    #10 Alexandre Grigorievich Convidados 1º de março de 2019 10h15
    2
    O corpo miserável mata......
  9. Convidado Andrei
    #11 Convidado Andrei Convidados 1º de março de 2019 14h15
    0
    Olá.
    Diga-me como o circuito de indicação está conectado ao circuito principal. Peço desculpas pela pergunta estúpida, estou apenas dando os primeiros passos e não entendo tudo muito bem.
  10. Alexandre Viktorovich
    #12 Alexandre Viktorovich Convidados 13 de março de 2019 17h50
    5
    Potente caixa de aglomerado com isolamento térmico e cooler com radiador.Como um aquecedor na geladeira - quem vencerá? Legal.

Como fazer gavetas de uma vasilha com as próprias mãos

Aula magistral de decupagem | Faça Você Mesmo

Instruções de reparo, análises interessantes de equipamentos, desmontagem de dispositivos | Página 4

Convite original para uma despedida de solteira | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar