Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Técnicas de artesanato » Decoração » Itens interiores » Restauração e decupagem de abajur
Hoje em dia está na moda decorar a casa com peças caseiras. Coisas únicas, peças de interior feitas em estilo vintage ou decoradas com fotografias, restos do baú da vovó vão ajudar a tornar o ambiente inusitado. O artigo é dedicado à decoração de um antigo abajur de plástico para abajur de mesa usando o “decupagem».
Muitas vezes, antes de decorar algo, é necessário restaurar a superfície. Explicaremos como fortalecer e nivelar um abajur de plástico para posterior acabamento decorativo.

Restauração de abajur para decupagem


Depois de já ter feito a restauração e decupagem do abajur, me deparei com um produto com bem menos defeitos do que agora. Além disso, a cor escura do motivo escolhido escondia todos os desníveis da luz. Mas um abajur é um objeto que transmite luz, por definição.
Recentemente me deparei com um abajur. Seu abajur tinha desenhos claros e padrões florais. Os donos cansaram do desenho e ainda por cima tinha defeitos: traços de caneta esferográfica, desenhados por uma criança.Após uma inspeção mais detalhada, percebeu-se que o plástico havia estourado em alguns lugares.
Restauração e decupagem de abajur

Para decupar este abajur, decidi usar motivos leves. A escolha recaiu sobre delicadas tulipas contra o fundo de um enfeite de madeira, o verde e a ternura das flores me cativaram.
cfkatnrf

Combinando com os tons de cinza do guardanapo, olhei trança de algodão (renda) para finalizar a parte inferior do abajur.
Gostaria de contar mais sobre a restauração deste móvel.

Removendo revestimento antigo


A perna da luminária é branca, para que a tinta não caia, vamos cobrir com jornal.
enrolar

Antes de iniciar qualquer decoração, era preciso entender que tipo de objeto era e de que era feito. Vi que o abajur em si era de plástico, quase transparente, e por cima era forrado com tecido, que foi recortado conforme um padrão e bem colado na superfície.
A tentativa de clarear o tecido com água oxigenada não deu em nada, apenas poeira e sujeira permaneceram no algodão.
Restauração e decupagem de abajur

Restauração e decupagem de abajur

Descobriu-se que os desenhos estavam impressos no tecido; o plástico em si não tinha desenho.
Além disso, ao aplicar guardanapos e pedaços de papel de parede antigo, percebi que as flores ficam visíveis de qualquer maneira.
Restauração e decupagem de abajur

Restauração e decupagem de abajur

Ficou claro que o tecido precisava ser removido. Quer fosse apenas branco ou creme, você pode tentar decupar bem em cima.
Então, vamos nos livrar do tecido velho. Encontrei a costura e comecei a separar cuidadosamente o tecido da superfície onde estava colado. Com o tempo, a cola perdeu suas propriedades adesivas e o tecido saiu facilmente, mas não em todos os lugares.
Restauração e decupagem de abajur

Isso deve ser feito com muito cuidado: em vários locais onde havia rachaduras, o abajur conseguiu estourar.
Restauração e decupagem de abajur

Eu estava pronto para terminar o trabalho e levar aquilo para o seu devido lugar, ou seja, para o lixo, mas meu interesse pela criatividade me dominou. Então, as fissuras tiveram que ser restauradas.

Restauração, trabalho com fissuras


Como da vez anterior, iniciei a restauração por trás (colagem de pequenos remendos) e pela frente (colagem de guardanapos brancos).
Restauração e decupagem de abajur

Restauração e decupagem de abajur

Da última vez usei tinta branca em vez de primer: o abajur foi coberto com papel liso da mesma cor. Comecei a pintar plástico agora.
Restauração e decupagem de abajur

E foi isso que obtive quando liguei a lâmpada:
Restauração e decupagem de abajur

Todas as irregularidades, rachaduras e manchas eram claramente visíveis à luz. Ficou claro que um guardanapo não os esconderia. Algo tinha que ser feito. Vários dias de reflexão levaram-me à conclusão de que a tinta precisava de ser lavada (ainda bem que não era à prova de água).
Em água morna corrente, limpei com muito cuidado toda a tinta com uma esponja, sem excluir as rachaduras. As manchas também foram todas lavadas. E o trabalho recomeçou.
Restauração e decupagem de abajur

Há algum tempo eu estava escolhendo uma massa (primer). Escolhi a massa acrilato resistente à umidade da empresa Collection: o fabricante promete que é ideal para revestimentos decorativos, e o que é um motivo de guardanapo senão um revestimento decorativo?
Restauração e decupagem de abajur

Continuei os experimentos de restauração, todos realizados com a lâmpada acesa, para avaliar o grau de transparência. As fissuras na parte posterior e frontal (se não côncavas) foram seladas com várias camadas de fita adesiva (cortadas em quadradinhos e coladas, tentando evitar bolhas).
Restauração e decupagem de abajur

A segunda etapa foi a primeira camada de primer na lâmpada. Primeiro selei as grandes fissuras, depois comecei a aplicar a composição em toda a superfície.
Restauração e decupagem de abajur

E aqui está o problema: só em alguns lugares ficava uniforme, em alguns ficava mais espesso, em outros deixava entrar luz. Não me desesperei, apliquei a pasta e deixei secar algumas horas.Após esse tempo, tentei lixar a superfície com uma lixa de grão 60 e descobri que todas as arestas eram muito fáceis de alisar.
Restauração e decupagem de abajur

Após a secagem da primeira camada, comecei (com a lâmpada acesa!) a aplicar o primer mais grosso e ousado, em pinceladas largas, tentando garantir que a luz fosse transmitida de maneira uniforme. Após a secagem da superfície, ela pode ser lixada e estará pronta para trabalhos posteriores.
Após a secagem da parte principal, você pode adicionar pastas nos locais onde pontos, rachaduras ou outros defeitos são visíveis. É conveniente fazer isso com papelão, usando-o como espátula. Deixe secar novamente ou pode secar com secador de cabelo.
seco

Esta é a aparência do abajur depois de aplicar massa e lixar a superfície:
Restauração e decupagem de abajur

Agora está claro que o motivo do guardanapo ficará claramente visível quando a lâmpada estiver acesa e apagada.

Coloração


Após a aplicação do primer, simplesmente pinto o abajur com tinta cinza. Tem outro segredinho: eu pinto (acrescento cor) a tinta com aquarelas normais. Claro que não diluo com água, mas coloco um pedaço de aquarela na tinta e misturo bastante até a cor ficar uniforme.
Restauração e decupagem de abajur

Restauração e decupagem de abajur

Você deveria experimentar a cor do canto: não está escuro? Se estiver escuro, adicione tinta branca e misture novamente.
Restauração e decupagem de abajur

Agora é muito simples: pinto com pincel largo, nivelando a camada de tinta, se aqui e ali tem uma textura em forma de pequenos arranhões, então não é assustador e até interessante. Ainda é aconselhável pintar em uma direção escolhida (de cima para baixo ou em círculo).
Restauração e decupagem de abajur

Só isso, agora o abajur está pronto para ser decorado de qualquer forma! Você pode fazer decupagem, ou pode usar fitas, ou pintar com tintas acrílicas, aplicando o padrão selecionado.

Lírios delicados: decupagem de abajur


As donas de casa que amam e sabem fazer lindas coisinhas e peças de interior com as próprias mãos terão interesse em conhecer esse método de decoração como a decupagem. Este é o desenho de qualquer superfície usando motivos coloridos de guardanapos de três camadas. Na verdade, às vezes há designs lindos e brilhantes em guardanapos que você só deseja transferir, por exemplo, para um abajur. Este candeeiro de mesa ficará bem tanto no quarto como na sala de estar, e os motivos para decupagem podem ser escolhidos de acordo com o interior geral da divisão.
Na parte anterior do artigo já examinamos detalhadamente as etapas de preparação da superfície para decoração. Vamos resumir.
A tinta não é adequada como primer e a restauração com guardanapos brancos não é adequada, pois fica visível através do plástico. Selamos as fissuras por dentro com fita transparente e depois aplicamos massa (primer) na superfície, que foi lixada longamente com lixa nº 60.
Restauração e decupagem de abajur

O próximo passo será tratar cuidadosamente pequenas fissuras e irregularidades com esta pasta.
Após o lixamento aplicaremos duas camadas de tinta, e após a secagem nosso abajur estará pronto para decoração.

Preparando guardanapos e decoupage


Depois que a superfície secar e estiver pronta para decoração, é necessário selecionar e preparar guardanapos. A qualidade da imagem influencia muito a aparência final do item que está sendo desenhado.
Recomendações para a escolha de guardanapos:
guardanapos de três camadas são melhores que os de duas camadas;
escolha os motivos levando em consideração que precisarão ser recortados, ou seja, sem pequenos detalhes;
Quanto mais vivas as cores, melhor; não compre guardanapos muito claros ou muito escuros.
Antes de começar a decorar o abajur, separe a camada colorida do guardanapo e passe o ferro nas dobras por dentro. Depois disso, recorte os motivos.

Atenção! Você pode primeiro recortar os motivos, depois separar as camadas e só depois passá-las. Escolha a opção que for mais conveniente para você.

Como adesivo, dilua a pasta de papel de parede um pouco mais fina do que para colar paredes.
Pense na composição: prenda guardanapos no abajur, imagine o produto acabado. Se uma solução foi encontrada e uma ideia apareceu, você pode começar a decupagem.
Aplique cola com pincel largo no local onde ficará o motivo. Em seguida, aplique o motivo com o lado colorido voltado para cima, certificando-se de que grude no meio, e depois alise as bordas. Se tudo for feito corretamente, o guardanapo ficará plano sozinho, bastando auxiliá-lo um pouco. Este papel é muito fino e deve ser manuseado com delicadeza. Podemos dizer que não há margem para erros aqui.
Restauração e decupagem de abajur

Restauração e decupagem de abajur

Cubra gradualmente toda a superfície ou parte dela com motivos, de acordo com a sua ideia. Dependendo do motivo, o desenho deve ser combinado total ou parcialmente. Alguns padrões não exigem correspondência.
Restauração e decupagem de abajur

Restauração e decupagem de abajur

Neste exemplo comecei a preencher a superfície de cima para baixo: primeiro - um fundo cinza com motivos amadeirados, abaixo - flores e ainda mais baixo - também motivos florais. Acontece algo como um canteiro de flores de lírios.
O desenho resultante só pode ser verdadeiramente visto após a secagem. Neste caso, pode e até precisa secar com secador de cabelo, pois isso também pode eliminar pequenos desníveis e outros defeitos. Acenda a lâmpada e veja o que acontece.
Restauração e decupagem de abajur

Restauração e decupagem de abajur

Últimos retoques


Decore (cole) o topo da luminária.
Restauração e decupagem de abajur

Veja o desenho resultante: talvez exija a finalização de algum elemento. Neste caso, usei um lápis simples para marcar as flores que estavam sobre um fundo claro.
O verniz será uma camada de cola transparente para papel de parede. Seca em algumas horas.
Para finalizar a parte inferior da luminária usei trança cinza que combinou com o estilo.Eu conserto com algumas gotas de cola de uma pistola de cola.
Restauração e decupagem de abajur

Restauração e decupagem de abajur

Restauração e decupagem de abajur

Como acorde final, coloco flores têxteis na junção.
Então agora você pode remover a camada protetora da perna da lâmpada, limpar com flanela e tirar a foto final.
Restauração e decupagem de abajur

Restauração e decupagem de abajur

Restauração e decupagem de abajur

Restauração e decupagem de abajur

Restauração e decupagem de abajur

Aplicativo


Lista de materiais necessários para este trabalho:
1. Abajur.
2. Primer ou massa com indicação: “para revestimento decorativo”.
3. Lixa.
4. Pincéis.
5. Tintas aquarela.
6. Tinta branca à prova d'água.
7. Guardanapos com motivos a condizer.
8. Trança.
9. Tesoura.
10. Pistola de cola.
11. Fita adesiva.
voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (2)
  1. Mira
    #1 Mira Convidados 10 de agosto de 2017 12h58
    0
    Artigo muito útil, restaurei tudo o que era possível e agora está tudo muito limpo e arrumado.
  2. Vasilina
    #2 Vasilina Convidados 10 de dezembro de 2018 09:49
    0
    Bela restauração. Mas é uma pena que o abajur tenha ficado opaco ((

Árvore de natal feita de enfeites e joias | Faça Você Mesmo

Cabra e cabra | Faça Você Mesmo

Artesanato - Faça você mesmo, master classes passo a passo | Página 7

Chapéus de animais para crianças | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar