Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Construção e reparação » Construção » Instalamos uma cerca a partir de um perfil metálico
Instalamos uma cerca de perfil metálico


Após a aquisição da casa de campo, foi elaborado um plano para a sua reconstrução, cujo primeiro ponto foi a instalação de uma nova cerca. A velha cerca com postigo e portão era de madeira e muito frágil - decidiu-se demoli-la. Para não sair da área sem cerca, a cerca antiga foi deixada até a conclusão da obra. A nova cerca foi colocada meio metro à frente da antiga - havia espaço suficiente para isso.

Instalação de cerca em perfis metálicos
Na escolha do material para a vedação foram consideradas várias opções: tijolo, pedra natural e painéis de betão prontos (a chamada Eurofence). As duas primeiras tecnologias foram imediatamente abandonadas devido ao seu alto custo e trabalho intensivo de instalação, e surgiram dúvidas nos painéis de concreto quanto à sua resistência. Como resultado, a escolha recaiu sobre uma cerca em chapa de aço perfilada montada sobre uma estrutura de suporte.

Para reduzir o custo da reconstrução, a maior parte das obras que não exigiam competências específicas foram planeadas para serem realizadas por conta própria.Devido à falta de máquina de solda na época, as partes da estrutura eram conectadas por meio de pinos com porcas e arruelas. Isso complica e atrasa um pouco o processo, mas no final economizou um valor igual à metade do custo dos materiais.

Atividades de projeto e cálculo
Antes de iniciar as obras, foi feita a medição do local, feito um anteprojeto e calculada a necessidade de materiais. O comprimento total da cerca perfilada metálica foi de 23,6 metros, a altura mínima foi de 1700 mm. Os planos incluíam a instalação de um portão de entrada com 0,8 - 0,9 m de largura e um portão de entrada com 3,0 m de largura.Os elementos móveis da cerca são articulados e abertos para fora.

Após os cálculos, foi compilada uma lista de materiais necessários para a construção da cerca, que inclui os seguintes itens:
- Chapa de aço perfilada C-8x1150, vermelho escuro, 1,7 m de comprimento - 4 peças e 1,5 m - 16 peças.
- Tijolo de silicato branco – 500 peças.
- Cimento Portland 500 – 5 sacos de 50 kg cada.
- Areia de pedreira lavada e peneirada – 5 toneladas.
- Pedra britada de frações mistas – 5 toneladas.
- Tubo de aço perfilado com seção transversal de 40x40 mm – 60 metros lineares (l.m.), com seção transversal de 20x20x1,2 mm – 24 l.m.
- Cantoneira de aço 25x25x3,5 mm – 30 metros lineares.
- Chapa de aço com 2 mm de espessura – 1 peça.
- Canal M12 – 4 peças de 2,5 m cada.
- Coberturas - 5 peças.
- Fixadores: pinos de 8 mm, porcas M8, arruelas, parafusos auto-roscantes, rebites de alumínio e parafusos M8 com cabeça grande para chave de fenda.

Para realizar os trabalhos de instalação da cerca, foram necessárias as seguintes ferramentas:
- Pás de baioneta e pá, baldes para materiais a granel e água.
- Calha para mistura de concreto.
- Rebarbadora com rodas de corte e afiação.
- Furadeira elétrica com conjunto de furadeiras metálicas.
- Chave de fenda elétrica.
- Dispositivo para instalação de rebites.
- Ferramentas de serralheiro: chaves inglesas, alicates, alicates, chaves de fenda e puxadores de pregos.
- Fita métrica, nível hidráulico, fio de prumo, ângulo, cordão e estacas.
- Cabo de extensão elétrica com 50 m de comprimento.

Instalamos uma cerca de perfil metálico

Instalamos uma cerca de perfil metálico


Os materiais foram adquiridos de uma empresa, o que nos permitiu reduzir o tempo e receber um pequeno bônus na forma de entrega por conta do vendedor. O armazenamento foi realizado no pátio sob uma cobertura para evitar molhar em caso de precipitação.

Preparação e marcação do local
A área em frente à cerca antiga foi limpa de vegetação e detritos. Nos pontos extremos foram instalados pinos, conectados entre si por um cordão. Utilizando um nível hidráulico, foram feitas marcações zero, a partir das quais foi medida a altura da cerca que estava sendo construída. Estacas adicionais são instaladas nos locais onde estão instalados os portões e postigos. Os espaços entre eles foram divididos em partes iguais e também marcados para instalação de pilares.

O próximo item do plano de trabalho incluía a preparação de uma vala para um leito de areia e cascalho e covas. A profundidade da vala deve ser de no mínimo 20 cm, e a profundidade dos furos para os postes deve ser de cerca de 80 a 90 cm.O solo escavado foi distribuído uniformemente na área em frente ao pátio e nivelado. A almofada foi preenchida em duas camadas de igual espessura: primeiro cascalho e depois areia rente à superfície da terra.

Nos dois poços externos foram instalados pilares de sustentação com 2,5 m de comprimento, de forma que sua altura fosse de pelo menos 1750 mm. Após a finalização da concretagem das covas, foi verificada a posição vertical dos pilares por meio de um fio de prumo.Pedra britada foi adicionada à argamassa de cimento-areia para aumentar a resistência. Todos os postes foram previamente revestidos com primer para proteção contra corrosão.

Entre os postes instalados foram esticados cordões a uma altura de 25 cm do solo, indicando a altura dos apoios e da alvenaria. Neste ponto, as atividades preparatórias foram concluídas e foi possível proceder diretamente à instalação da cerca.

Instalação de postes e alvenaria
Nesta fase, era necessário um auxiliar cujas tarefas incluíam a mistura da solução e o fornecimento de materiais. Primeiramente foram instalados e concretados os pilares. O trabalho foi simplificado por cordas esticadas. Marcaram o plano da cerca, sendo necessário controlar a verticalidade da instalação apenas em uma direção. Nos locais onde foram instaladas as comportas, foram instalados canais e concretados.

Nos espaços entre os postes a alvenaria foi feita no nível indicado pelo cordão inferior. A base para isso foi a almofada de areia vazada e compactada na etapa anterior. Durante o processo de alvenaria foram utilizados uma espátula e um martelo especial de pedreiro. Os espaços para instalação de portões e postigos ficaram vazios.

Instalação da estrutura de suporte da cerca e cobertura com chapas onduladas
Um canto foi fixado no topo dos postes de suporte com restos de tubos com diâmetro de 10 mm e comprimento de 15 mm, além de parafusos e porcas M8. Foi instalado um tubo de aço perfilado a uma altura de 50 cm da alvenaria. A instalação destes elementos com pinos e porcas foi realizada após perfuração preliminar.

Instalamos uma cerca de perfil metálico


A chapa corrugada foi fixada na moldura instalada na etapa anterior por meio de rebites e parafusos auto-roscantes. Esta operação foi realizada da seguinte forma: a folha foi enrolada na esquina e levantada totalmente.Nesta posição, foi fixada com auxílio de cunhas de madeira, que foram instaladas espaçadas entre a alvenaria e a chapa ondulada. Furos foram feitos nos lugares certos e a chapa foi rebitada no canto e no perfil.

Fabricação e instalação de postigos e portões
Esta operação foi realizada em duas etapas: as esquadrias do postigo e do portão foram montadas em uma rampa improvisada, e depois penduradas e revestidas com chapas onduladas. As estruturas de suporte são constituídas por dois perfis verticais e dois horizontais com secção de 40x40 mm, ligados entre si por meio de taludes aéreos de formato triangular. Os cantos foram instalados abaixo com parafusos e tubos.

Instalamos uma cerca de perfil metálico

Instalamos uma cerca de perfil metálico


Os postigos e portões foram pendurados em toldos separados já prontos, uma parte dos quais foi pré-montada nos postes. As molduras foram instaladas e fixadas com cunhas. A borda da folha foi enrolada no canto inferior, após o que foi pressionada contra o canto superior então removido e rebitada neles. Depois disso, o portão foi equipado com uma fechadura e o portão foi equipado com uma fechadura de encaixe convencional.

Instalamos uma cerca de perfil metálico

Instalamos uma cerca de perfil metálico


Posteriormente, foram instalados um interfone e uma caixa de correio na entrada. Durante a obra, a cerca antiga foi desmontada em partes, o que possibilitou não expor o pátio até a instalação da nova cerca. Como resultado de quase dez dias de esforço, foi obtida uma estrutura protetora de aparência agradável e, o mais importante, muito funcional. Uma cerca de perfil metálico é um dos tipos de cerca mais acessíveis e confiáveis.
voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
3+três=
Comentários (1)
  1. Rinat
    #1 Rinat Convidados 8 de agosto de 2017 10h22
    1
    É bom que sua cerca esteja nivelada e sem rachaduras. No meu site também fiz as laterais com perfis metálicos. E na parte da frente, entre as telhas, colocou pilares de tijolos.

Recuperação eletrônica de bateria - dessulfatação

Como fazer um termostato confiável para necessidades domésticas com suas próprias mãos

Como fazer aquecimento elétrico para um pequeno apartamento com as próprias mãos

Como fazer uma fechadura magnética secreta sem chave em móveis com suas próprias mãos

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar