Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.

Já se passaram sete anos desde que Jani Ponkko, apelidado de Japala, fez seu primeiro trabalho com acrílico gravado e iluminado. Naquela época, era apenas um simples mouse pad. Muitas coisas novas foram descobertas em modding ao longo dos anos. A tecnologia tornou-se mais avançada e os modders ganharam muita experiência. Mas, como então, hoje em dia, na maioria das vezes, uma única folha de acrílico é usada para gravação. Mas você pode trabalhar com vários. Isto pode abrir novas possibilidades: iluminação multicolorida, representação credível de modelos 3D ou até mesmo a criação de animação. Jani Ponkko mostra o que você pode fazer com algumas camadas de acrílico, uma Dremel e LEDs.


Como o nome sugere, a tecnologia de design em camadas consiste em duas ou mais camadas de acrílico. Cada camada pode ter seu próprio padrão e cor. O resultado será impressionante.

Japala falou pela primeira vez sobre imagens multicamadas gravadas em acrílico em 2002. Então ele fez um projeto de teste - uma silhueta estilo anime de uma garota com uma bola vermelha piscando. A própria menina estava gravada em uma camada e a bola em outra.


Primeiro você precisa entender o próprio princípio da iluminação da gravação em acrílico.A gravura é uma série de recortes finos em acrílico. Para torná-los mais visíveis, eles são destacados. Para isso, alta intensidade LEDs. Ao mesmo tempo, a área gravada espalha a luz e ela chega ao observador. Com animação multicamadas, primeiro uma camada é destacada, depois a segunda, a terceira e assim por diante. O resultado é semelhante a letreiros de néon animados.


Japala grava o verso da chapa acrílica. Isso melhora a dispersão da luz e torna a imagem mais brilhante. Basta lembrar que a imagem deve ser feita em espelho. O próprio modder admite que às vezes esquece essa verdade simples. Isso não é tão importante com uma imagem arbitrária, mas as folhas com texto podem ser jogadas fora.

Para a imagem animada, Jani escolheu o logotipo da Intel. Há razões para isso. Este é o primeiro design de três elementos que lhe veio à mente. Além disso, as imagens em camadas diferentes não se sobrepõem, o que facilita a tarefa pela primeira vez.


Após uma breve sessão com a Dremel, todas as três camadas estavam prontas. As folhas de acrílico aparecem um pouco turvas nas fotos. Não precisa se preocupar, só que a película protetora ainda não foi removida.


Usado LEDs tem uma espessura de 5 mm. Além disso, a espessura das chapas acrílicas é de apenas 3 mm. Então eu tive que trabalhar um pouco neles. Eles agora são mais curtos e compactos, tornando-os um pouco mais fáceis de instalar. Mas se 3mm estiver disponível na loja LEDs, então é melhor comprá-los imediatamente.

Aí o Japala fez os pares Diodo emissor de luz + resistor. A cola epóxi pode danificar o acrílico, por isso foi usada cola comum.


Para a planilha com a palavra “Intel” foi utilizado um Diodo emissor de luz, como para a camada “Interior”.Mas para iluminar a imagem oval, são feitos dois LEDs, localizados em lados opostos.


As bordas das placas de acrílico opostas aos LEDs foram envoltas em fita de alumínio. Tem efeito de espelho, portanto o feixe de luz será refletido até sair pela linha de gravação. Além disso, isso criará um leve isolamento entre as camadas.


Japala usou o chip ATtiny4 da Atmel. Acende vários LEDs por vez. Mas o modder usou essa coisa apenas para testes. Decidiu-se criar nosso próprio esquema.


Anteriormente, para organizar o acendimento alternado dos LEDs, o entusiasta utilizava o circuito mostrado à esquerda. A velocidade de comutação dos LEDs é regulada pelo chip 555. Além disso, se você substituir o resistor de 47 kOhm por um potenciômetro, poderá alterar manualmente a frequência de comutação.

Mas para as necessidades atuais é mais conveniente usar o esquema correto. Basicamente é quase o mesmo, mas as saídas são conectadas adicionalmente a um transistor bipolar NPN. Isso permite controlar um grande número de LEDs. Observe que o fio azul vai da saída 7 à 15. O conector 15 neste circuito é um conector de reset, quando um sinal é recebido ele fornece energia para o primeiro LED. Neste caso, você pode variar o número
camadas destacadas. Se você mover o fio azul para a saída número 10 e conectar outro LED à 7, obterá 4 camadas.


Este circuito foi originalmente desenvolvido para outros fins - regulação da retroiluminação de três cores. Mas uma mudança de software na modulação por largura de pulso tornou possível preparar rapidamente o dispositivo para as tarefas atuais. O chip contém um ressonador de 8 MHz e três canais separados. O regulador controla a velocidade de comutação.

Foi possível utilizar um esquema para ativar cada camada uma por uma. Mas Jani não escolheu o caminho mais fácil. Ele fez com que no final todas as três camadas acendessem por um momento e apagassem ao mesmo tempo.


As três camadas conectadas atingiram uma espessura de 9 mm.


Uma nova Dremel 400 foi usada para criar a moldura de madeira. Normalmente o modder não gasta tanto tempo em versões de teste, mas decidiu terminar isso até o fim.


Todas as camadas são coletadas. "Intel" vem primeiro, depois "Inside". A folha com o oval vem por último. Ligar a luz de fundo segue o mesmo procedimento. No desenho utilizado, a consistência não desempenha um papel importante, pois não há linhas de gravação sobrepostas.


Para avaliar o efeito da animação, você precisa assistir ao vídeo, que fica no final do artigo. Há uma diferença notável entre trabalhar com e sem uma camada de papelão preto no verso.

Neste caso, o autor não utilizou dispositivos para dispersão de luz. Você pode pegar um pedaço de papel branco ou acrílico fosco. Isso permitirá que a luz se espalhe um pouco melhor. Mas se você passar uma lixa sobre a superfície de um LED e uma folha de acrílico, esse método não dará resultado. A cola acabará por suavizar ambas as superfícies.

Poderia ter terminado aí, mas Japala foi ainda mais longe


O padrão do dragão foi criado durante o teste de uma nova ferramenta - Dremel 290-05.


Neste trabalho já foram utilizadas 4 camadas de acrílico. O primeiro retrata o próprio dragão. Está destacado em branco. Depois, há três camadas de chama: da menor para a maior. Todos eles são vermelhos e acendem um por um.




Acabou sendo um excelente dragão cuspidor de fogo. Aconselhamos que aproveite o vídeo demonstrando o seu funcionamento.


Jani Ponkko admite que ele próprio está surpreso com o efeito do dragão cuspidor de fogo.Apenas três camadas de chama, animação e iluminação adequada podem criar um verdadeiro milagre.

O modder fez um excelente trabalho em todas as etapas da produção da gravura multicamadas com iluminação animada. Ele prestou atenção especial à limpeza. Mesmo a menor partícula de poeira entre as camadas de acrílico ou impressões digitais pode prejudicar significativamente a impressão geral da pintura. Mas não se deve usar produtos que contenham álcool na limpeza do acrílico, pois podem danificá-lo. Além disso, é necessário preservar a película protetora pelo maior tempo possível.

No final, é importante notar que a tecnologia de iluminação animada multicamadas transformou um desenho bastante simples em uma imagem impressionante. Escusado será dizer que existem novos espaços para a imaginação no campo de aplicação deste dispositivo.


Autor do projeto: Jani Ponkko
voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
4 menos um =
Comentários (1)
  1. Danbaz
    #1 Danbaz Convidados 27 de setembro de 2011 13h35
    0
    Agora, se a boca do dragão estivesse aberta, ficaria melhor. Não está claro de onde vêm as chamas – ele não está com o nariz escorrendo? Bem, eu acrescentaria mais um ou dois LEDs à camada distante: a luz é bastante fraca.

Tartaruga fofa | Faça Você Mesmo

Ajuste de lanterna traseira faça você mesmo

Como determinar a velocidade de um motor elétrico desconhecido

Buquê de doces | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar