Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Como verificar a condição da bateria usando um multímetro

Contamos e mostramos como, usando o digital comum multímetro Você pode medir a tensão de uma bateria de carro em diferentes modos de operação e, assim, avaliar seu desempenho. Testaremos uma nova bateria com capacidade de 95 A/h. As medições de tensão são realizadas usando um testador digital barato e barato.

Verificando a bateria com um multímetro

A primeira medição é realizada sem conectar a bateria à carga. No nosso caso, esta é a rede de bordo do veículo. Trocar multímetro configurado para medir tensão contínua com limite de 20 V. Conecte as pontas de prova do dispositivo aos terminais da bateria. O dispositivo mostra uma tensão de 12,83 V. Essas leituras correspondem a uma fonte de alimentação totalmente carregada e em funcionamento. Para uma bateria funcional, uma pequena variação deste parâmetro é permitida na faixa de 12,4 - 12,9 Volts. Se a tensão da bateria for 0,1 V menor que o limite inferior, a carga da bateria será 10% menor que a carga nominal. Se for 0,2 V, a subcarga será de 20%. Etc.

Vamos passar para a próxima dimensão. Agora os terminais da bateria estão conectados à rede de bordo do veículo. Mesmo quando a ignição não está ligada, existem cargas ativas na rede do veículo.Isto é, por exemplo, um rádio, alarme, unidade de controle do motor. Devido à carga conectada, a tensão nos terminais diminuiu. Nesse caso, a bateria produz uma tensão de 12,58 V, que é o que vemos no display do aparelho.

Faremos a próxima medição com o carro ligado. Ao dar partida no motor pela partida, a tensão não deve cair abaixo de 9 V. Então começará a subir quando o gerador entrar em ação. E, finalmente, aumentará para 13 volts ou mais, dependendo do desempenho do gerador e do regulador de tensão.

Fixamos as sondas do aparelho na bateria, registramos as leituras novamente multímetro. O display indica 12,48 V. Dê partida no motor. Quando a ignição é ligada, a tensão cai para 11,75 V.

E quando a partida começa a funcionar, cai para 10,2 V. Consumo de corrente muito alto no momento da rotação da partida. Mas agora o motor dá partida e a velocidade se estabiliza, a tensão aumenta - o gerador do carro entra em ação. Com um gerador e regulador de tensão em funcionamento, as leituras multímetro deve estar entre 13,8 e 14,2 V.

Nossas medições mostram que a nova bateria adquirida corresponde aos parâmetros elétricos declarados. Verificação concluída.

Assista o vídeo

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (0)

Clip “Sorvete” feito com fitas de cetim | Faça Você Mesmo

Ícone de Jesus Cristo | Faça Você Mesmo

Life hack: como guardar os sapatos adequadamente para que fiquem como novos

Fita patriótica para o Dia da Vitória | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar