Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Jardim » Como aumentar a fertilidade do solo plantando mostarda e outros adubos verdes

Uma diminuição na fertilidade do solo afeta negativamente o rendimento de todas as culturas hortícolas e frutíferas. E as plantas ornamentais, anuais e perenes, que crescem em solo esgotado, desenvolvem-se fracas e pouco atraentes. Segundo especialistas, nesta situação é impossível prescindir do uso sistemático de fertilizantes orgânicos e organominerais no terreno pessoal.

Fertilizante verde para fãs da agricultura orgânica

Uma das formas mais baratas e ao mesmo tempo eficazes de enriquecer o solo com húmus, minerais, microelementos e outras substâncias úteis para o plantio é a adubação verde. A semeadura de adubo verde em áreas livres de culturas principais ou em pousio interrompe completamente os processos de destruição da terra e restaura a fertilidade em pouco tempo.

A mostarda pertence às culturas de adubo verde de maturação precoce. Em apenas 50-60 dias, a massa vegetativa ganha o volume necessário. A poda da mostarda é realizada antes do início da floração ou após o aparecimento das primeiras flores desabrochando nas plantações.Em qualquer caso, a mostarda, como outros adubos verdes, deve ser colhida antes do plantio das mudas.

Depois que as sementes são espalhadas, elas são embutidas na camada superior com um ancinho. Como resultado, as sementes de mostarda ficam localizadas a uma profundidade de 1 a 2 cm, germinando rapidamente. Em solo úmido e em temperaturas acima de +14°C, as mudas aparecem dentro de 3-6 dias. Em condições de frio e seca, quando não é possível organizar a rega da plantação, por exemplo, no outono seco, as mudas aparecem no dia 10-12.

Os benefícios da mostarda no jardim

Como antecessora, a mostarda branca, a mostarda preta (francesa), a mostarda amarela são utilizadas para o plantio de todas as plantas, exceto as pertencentes à família das crucíferas (todos os tipos de repolho, nabos, rabanetes, etc.). Antes dos vegetais de repolho, você pode semear cereais ou leguminosas, culturas de adubo verde, bem como trigo sarraceno ou facélia.

Depois de arar a mostarda, mesmo que fique semidecomposta durante o inverno, o solo é enriquecido com vermicomposto, complexo NPK completo e microelementos. O uso único de fertilizante verde substitui parcialmente a aplicação de esterco e húmus.

E se você fizer adubação verde várias vezes por temporada, semeando sequencialmente um novo lote de sementes após a roçada e plantando a adubação verde anterior (a cada 60 dias), poderá prescindir do uso de esterco, turfa ou composto. Neste caso, o maior efeito é alcançado pelos jardineiros que plantam culturas pertencentes a diferentes famílias, por exemplo, mostarda branca, lentilha e phacelia ou mostarda francesa, tremoço e trigo sarraceno.

A mostarda de crescimento denso e com um sistema radicular de rápido desenvolvimento não oferece chance para o desenvolvimento de todos os tipos de ervas daninhas, seja beldroegas, urtigas, cardo, trepadeira, pastinaga bovina ou porca.

As plantas também contêm compostos voláteis poderosos, incluindo óleo de mostarda e fitoncidas, que limpam o solo dos canteiros de fitopatógenos e criam condições desfavoráveis ​​​​para a atividade de pragas do solo (nematóides, besouros, vermes, etc.).

Uma espessa camada de vegetação no solo evita a lixiviação de nutrientes para as camadas mais profundas e protege a camada superior do solo da destruição devido ao intemperismo. Em invernos com pouca neve, é especialmente importante ter uma camada de cobertura morta no local, que evita que o solo congele a grande profundidade e evapore a umidade.

Os longos brotos das raízes da mostarda penetram facilmente profundamente no solo, trazendo à superfície compostos de fósforo e outros minerais de difícil acesso em busca de nutrição. Após o corte, as raízes restantes e a vegetação incorporada decompõem-se em 3 semanas, enriquecendo os canteiros com formas biodisponíveis de fosfatos, e o solo penetrado pelas raízes torna-se estruturado (solto, húmido e respirável).

Plantando mostarda no outono

Após a colheita e retirada das copas e resíduos vegetais, o solo dos canteiros é escavado e nivelado com ancinho. A aração pode ser evitada em solos cultivados e estruturados, que só podem ser soltos com ancinho.

Sementes de mostarda ou qualquer outro adubo verde selecionado são espalhadas uniformemente sobre a superfície nivelada da área, manualmente ou com semeadora. A taxa de consumo de material de plantio é de 0,2 - 0,3 kg por cem metros quadrados.

Se ervas daninhas maliciosas, por exemplo, erva-de-bico (chickweed), beldroegas, grama de trigo, celidônia, dente-de-leão, etc., se espalharem excessivamente em seu local, a taxa de consumo de sementes será duplicada. Um espesso tapete de adubo verde não permite a passagem nem mesmo das ervas daninhas mais fortes, pois o sistema radicular da mostarda, que penetra facilmente nos horizontes inferiores do solo, suprime as raízes das plantas indesejadas.

É também necessário aumentar o consumo de sementes de mostarda nos casos em que as plantas cultivadas tenham sido gravemente danificadas por doenças e pragas na época actual. Os fitoncidas e óleos essenciais secretados pelas raízes da mostarda inibem a atividade vital da microflora patogênica e das pragas do solo, reduzindo significativamente o número de micróbios, fungos e bactérias perigosos, bem como de larvas de insetos.

Nenhum cuidado com a mostarda é exigido do jardineiro, exceto regar as plantas em épocas de seca - uma vez a cada 5-6 dias. A massa vegetativa, cultivada até geadas estáveis, permanecerá na superfície do solo, retendo a cobertura de neve e protegendo o solo da erosão.

Você precisará cavar canteiros com solo pesado na primavera, depois que a neve derreter. Solos leves precisarão ser completamente soltos na primavera.

Experimente plantar mostarda nos canteiros vagos e você apreciará o efeito da adubação verde na próxima safra!

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
4 menos um =
Comentários (1)
  1. Convidado Yuri
    #1 Convidado Yuri Convidados 20 de outubro de 2021 14h54
    0
    Obrigado pelo artigo! Recolho, analiso e sistematizo a informação disponível sobre questões de adubação verde, porque... O tema é muito interessante para mim!

Como fazer um cabo de faca brilhante de epóxi e madeira

Fazendo um cooler para um disco rígido. | Faça Você Mesmo

Receita de panquecas fofinhas com kefir | Faça Você Mesmo

Chocalhos feitos de ovos de plástico da Kinder Surprise | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar