Faça Você Mesmo
Life hacks, master classes, dicas úteis, receitas.
lar » Jardim » 16 eventos a planear para a segunda metade do outono

O final da temporada de verão é um evento significativo. Antes de desativar sua dacha durante o inverno, proprietários experientes de terrenos rurais devem realizar uma série de atividades importantes no jardim. O que precisa ser feito em outubro-novembro para facilitar significativamente o seu trabalho na primavera?

Lista de obras na dacha na segunda metade do outono:

1. Colheita tardia e resistente ao frio. No final da temporada, colhe-se endro, salsa, rúcula e outros vegetais folhosos, desenterram-se cenouras, raízes de aipo e beterraba, cortam-se abóboras e repolho, colhem-se maçãs e peras de maturação tardia.

2. Limpeza e descarte de resíduos vegetais. Após o término da queda das folhas, é necessário limpar todas as partes do local de carniça, folhas caídas e brotos podados de plantas perenes. Os resíduos vegetais podem ser queimados e as cinzas resultantes podem ser usadas para fertilizar o solo em canteiros, campos de frutas silvestres e jardins, como um fertilizante eficaz de potássio-fósforo com microelementos.

Folhas e galhos picados podem ser colocados em uma composteira, mas deve-se entender que esse tipo de matéria orgânica leva cerca de 2 anos para se decompor. Recomenda-se retirar a carniça do local ou enterrá-la a uma profundidade de cerca de 0,5 m.

3. Semear alho e outros vegetais antes do inverno. A semeadura antes do inverno é praticada por muitos residentes de verão. Normalmente, as seguintes culturas são plantadas no final da temporada: alho, cebola, beterraba, cenoura, salsa, endro. Estas hortaliças produzem as colheitas mais precoces possíveis, ao contrário daquelas plantadas na primavera.

4. Sideração. Semear adubo verde em áreas abertas e em estufas é uma forma eficaz de aumentar a fertilidade do solo e limpar a microflora patogênica da terra. Na segunda metade do outono, as culturas resistentes ao frio são semeadas com mais frequência: mostarda, rabanete, aveia de inverno, trigo, centeio.

5. Cultivo de solo em canteiros. Nos casos em que a parcela não é plantada com adubo verde, após a colheita, muitos jardineiros preparam imediatamente a parcela para a semeadura na primavera. Simultaneamente à escavação, o solo é enriquecido com superfosfato em combinação com sulfato de potássio ou fertilizantes complexos com predominância de fósforo e potássio (cinzas, Ecoplant, Monofosfato de Potássio, Outono Universal para Frutas e Vegetais).

6. Alcalinização do solo. Nos casos em que o solo da sua região é altamente ácido, utiliza-se cal fofa, farinha de dolomita ou giz para escavar. Estes materiais são utilizados exclusivamente no outono. Deve-se entender que o processo de normalização do equilíbrio ácido do solo leva cerca de seis meses.

7. Plantar morangos de jardim e morangos antes do inverno. Mudas e camadas (rebentos) de morangos criam raízes bem se forem plantadas 2 a 3 semanas antes do início de geadas estáveis ​​​​no solo.

8.Plantio de mudas de árvores frutíferas e ornamentais e arbustos. Segundo os jardineiros, as plantas plantadas no outono enraízam-se muito melhor, naturalmente, se forem seguidas as práticas agrícolas (preenchimento da cova de plantio com fertilizantes de fósforo e potássio e composto, rega para reposição de água, poda de mudas, cobertura e cobertura morta).

9. Poda de arbustos e árvores, tratamento contra pragas. No outono é obrigatória a poda higiênica, desbaste, modeladora e rejuvenescedora das plantações. Algumas plantas são podadas em tocos, por exemplo, framboesas remanescentes, peônias, hortênsias e clematis. Neste momento, o uso de inseticidas e fungicidas tóxicos é mais justificado, especialmente nos casos em que as plantas perenes sofreram surtos de infecção ou infestação de pragas na temporada atual.

10. Bloqueio de feridas em árvores. Recomenda-se cobrir áreas cortadas e fissuras recentes na casca das árvores com verniz de jardim ou tinta acrílica, caso contrário existe a possibilidade de penetração de microrganismos patogênicos. As cavidades nos troncos das árvores velhas são tratadas com solução de sulfato de ferro (10%).

11. Proteção de troncos de árvores contra roedores. Se no inverno aparecerem lebres, ratos e outros animais em seu sítio, alimentando-se de cascas jovens de árvores, é recomendável embrulhar a parte inferior de seus troncos com os materiais disponíveis, por exemplo, serapilheira, malha, papelão, etc.

12. Conservação do gramado. Após a retirada de folhas, nozes e outros frutos do gramado, é feito um corte final. O corte está planejado o mais tardar 4 semanas antes da geada prevista. Durante esse período, a grama atinge uma altura de cerca de 12 cm e dessa forma vai para o inverno.

13. Bem conservação. Nas casas de veraneio, antes das geadas, devem escoar a água e fechar o poço.Se deixar água nos canos, não será possível evitar o rompimento quando a água congela e se expande.

14. Aquecimento de arbustos e árvores jovens. Rosas, framboesas, clematis, groselhas e outras plantas perenes, especialmente as jovens, são geralmente isoladas para o inverno com folhas caídas, galhos, uma espessa camada de cobertura morta de tyrsa, composto, turfa, musgo ou húmus. Isto é necessário em regiões onde a temperatura do ar no inverno é inferior a –15°C.

15. Desinfecção e conservação de estufas. Após a retirada das últimas plantas e seus restos das estruturas fechadas, o solo e os elementos internos são desinfetados com soluções fungicidas. O solo é derramado com soluções contendo feno de Bacillus ou Trichoderma verde, e as partes internas das estufas são tratadas com solução forte de permanganato de potássio ou sulfato de cobre (2%). Muitos residentes de verão semeiam culturas de adubo verde que possuem propriedades desinfetantes, por exemplo, mostarda branca ou tremoço, em canteiros de estufa antes do inverno.

16. Aquisição de sementes. No final da safra, você pode coletar sementes de endro, calêndula, salsa, rúcula e alface, caso haja plantas no local que já tenham completado o período de cultivo.

Como podem constatar, mesmo no final da época, os veranistas têm um determinado âmbito de trabalho, que é aconselhável realizar em tempo útil para evitar inúmeros problemas no próximo verão. Trabalho fácil para você!

Uma maneira curiosa de enraizar mudas de galhos na água - https://diy.washerhouse.com/pt/7615-ljubopytnyj-sposob-ukorenenija-sazhencev-s-vetok-v-vode.html

voltar
Comente
  • gravata borboletasorrisorindocorarrisonhorelaxado relaxadosorriso pretensioso
    olhos do coraçãobeijando_coraçãobeijando de olhos fechadoscoradoaliviadosatisfeitosorriso
    piscarpreso_para fora_língua_piscando_olholíngua para fora olhos fechadossorrindose beijandolíngua presa_para foradormindo
    preocupadocarrancudoangustiadoboca abertafazendo caretaconfusocalado
    inexpressivosem graçasuor_sorrisosuordecepcionado_aliviadocansadopassiva
    decepcionadoconfusocom medosuor frioperseverarchorarsoluço
    alegriaatônitogritarcara_cansadanervosoraivatriunfo
    com sonohummmmascararoculos de solrosto_tontocriança levadasorrindo_imp
    rosto_neutrosem_bocainocente
5+dois=
Comentários (0)

Almofada de alfinetes faça você mesmo

Arcos kanzashi de natal | Faça Você Mesmo

Como unir peças de madeira sem cola usando espiga e cunhas espaçadoras com as próprias mãos

Envelopes de dinheiro masculino | Faça Você Mesmo

«Faça você mesmo - com suas próprias mãos» - um site de produtos caseiros interessantes feitos com sucata e itens de casa. Master classes passo a passo com fotos e descrições, tecnologias, hacks de vida - tudo o que um verdadeiro mestre ou apenas um artesão precisa para bordar. Artesanato de qualquer complexidade, uma grande variedade de orientações e ideias para criatividade.

Recomendamos a leitura

Códigos de erro da máquina de lavar